Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Pós-graduação em MBA Gestão Empresarial
Aluna :Taiane Garcia Cerqueira Nogueira
Matricula : 20180700341
Estudo dirigido da disciplina: Processos e Governança
Processo de governança da natura
 Quando falamos em governança coorporativa ,não tem como não falar da Natura . A empresa que vem crescendo e se desenvolvendo, com o passar dos anos. Passou por muitas transformações em relação a sua governança, mudanças necessárias para alcançar grandes resultados e passou a ser destaque no assunto. Tudo foi válido, pois ela liderou o ranking de reputação em responsabilidade e governança coorporativa ,a pesquisa feita por especialista, público em geral e executivos. 
 Desde antes ser capital aberto em 1998 a natura já possuía um conselho de administração. Em 2004, a Natura ingressou na bolsa de valores passando a ser companhia de capital aberto. Ao dar esse salto ,ela assinou um contrato junto com a Bovespa com objetivo de cumprir os requisitos da listagem ,passando voluntariamente a submete-se a determinadas práticas de governança coorporativa e divulgação de informações adicionais aquelas já exigidas pela legislação brasileira como por exemplo de detalhar e incluir informações adicionais nas informações trimestrais entre outras .A CVM listou algumas vantagens para empresa ao ingressar na bolsa, uma delas que merece destaque é a imagem institucional, uma companhia aberta tende a melhorar sua imagem perante o mercado ,com isso obtém um diferencial competitivo. Além de ficar mais exposta a mídia perante consumidor e aos investidores isso gera valor a empresa.
 A natura sempre procurou respeitar a estrutura de governança e as suas práticas. Na estrutura da sua governança cooperativa a natura ela conta com um conselho de administração, que é composto por 4 membros independentes ou seja 50% do total de 8 membros, levando em conta que o novo mercado exige no mínimo 20% dos membros , ela está acima do que a lei exige. Atualmente além do com conselho de administração ela conta quatro comitês auxiliares são eles :Estratégico; de Governança Corporativa; de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional; e de Auditoria, Gestão de Riscos e Finanças ,eles têm a missão de apoiar o Conselho de Administração na avaliação de temas estratégicos para os negócios da empresa.
 A empresa sempre se preocupou em adquirir características de uma boa governança. Mostrando as seguintes práticas e características: transparência, responsabilidade coorporativa, preocupação com a prestação de contas, com o cumprimento das leis e ter equidade neutralidade nas tomadas de decisões. A natura na busca por elevados padrões de governança, adotou voluntariamente controles internos com base nos critérios estabelecidos no documento “Controle Interno – Modelo Integrado”, publicado pelo COSO – Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, entidade privada norteamericana que tem por finalidade a divulgação de princípios e guias ligados a estruturas de controles internos para companhias. A Diretoria de Controles Internos e Gestão de Riscos da Companhia tem a responsabilidade de manter a matriz de controles internos, para o Brasil e operações internacionais, sempre atualizada. 
 Não foi a toa que a natura lidou o ranking ,isso mostra o quando ela é uma empresa preocupada com seus stakeholders.Mesmo antes de entrar para mercado de capitais ,ela sempre se preocupou com a transparência apresentado relatórios anuais seguindo os parâmetros Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) ,isso fez com que ela ganhasse respeito dos futuros investidores .Em vários momentos seja até mesmo de crise ou restruturação ela conseguiu manter a confiança de seus investidores ,se destacando de outras companhias listadas na bolsa de valores. A natura deixou claro como as práticas de governança cooperativa são sempre bem vista aos olhos dos investidores , como os princípios e prática agregam valor a organização ,como fazem a diferença na hora de investimento e como a transparência faz ganhar a confiança deles.
 A governança coorporativa fez a total diferença pra natura. Podemos tirar muitas lições e proveitos de como a natura souber usar a governança em diversos campos ,uma delas como estratégia para atrai investidores ,além de nos mostrar como as práticas trazem valor e reputação para a empresa e também trazem longevidade para empresa.
Website:www.natura.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina