Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE SOBRE PROGRAMAS E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO IDOSO
Você, como assistente social, utilizando o conhecimento adquirido sobre políticas públicas de proteção para idosos, o que faria diante dessa situação?
	Instruiria a idosa a buscar então, auxílio junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e equipe, para cuidado e atenção com a questão social, afim de tentar solucionar o problema enfrentado. Informaria a idosa sobre os seus direitos apresentando-lhe as políticas públicas que sustentam a seguridade social e bem estar da população idosa, além de instrui-la sobre o dever da família de prestar toda a assistência necessária a ela. 
Também, com a finalidade de envolver a família no cuidado com a idosa em questão, promoveria uma reunião com todos os idosos atendidos neste núcleo familiar e solicitaria a presença de pelo menos um familiar responsável pelos idosos que ali estão. Nessa reunião seriam abordados assuntos voltados as políticas públicas de proteção e assistência ao idoso, com o propósito de conscientização do papel da família no cuidado com essa população.
 Além disso, se possível, junto a equipe, realizaria uma visita ao domicílio do idoso para averiguar as condições de vida e saúde deste. 
	E por fim, com a ajuda de entidades como o Serviço Social do Comércio (SESC) direcionaria os idosos a atividade que promovessem ações de integração, como atividades voltadas ao lazer, à cultura e à educação, para que a idosa também se envolvesse em questão social e não permanece parte do tempo sozinha no domicílio, responsabilizando a família de trazê-la sempre para a atividade. 
RESPOSTA ESPERADA
Como assistente social, fortaleceria o vínculo com essa idosa e tentaria realizar uma visita domiciliar para conhecer a família. Organizaria uma reunião com a unidade básica de saúde, que já tem um vínculo estabelecido com a idosa e suspeitou sobre a situação de abuso anteriormente, para discutir o caso. Buscaria inserir a idosa em várias atividades do serviço de convivência, com o objetivo de estabelecer uma relação de confiança com a equipe do serviço. Com relação à medicação de uso contínuo, orientaria a idosa sobre o direito garantido aos idosos de acesso a esse tipo de medicação de forma gratuita na unidade de saúde que ela tem vínculo, de modo a evitar o gasto desnecessário.
 Se comprovada a situação de violência, com os relatos da idosa e após conhecer a família, denunciaria o casal às autoridades competentes e tentaria buscar a família extensa da idosa, procurando por irmãos, outros filhos ou parentes que ela poderia ter, de modo a evitar a institucionalização. Se não houvesse mais ninguém como referência, buscaria uma vaga para a idosa em uma Instituição de longa permanência, para que a ela possa ter auxílio nas atividades de vida diária, mantendo a sua dignidade preservada.

Mais conteúdos dessa disciplina