Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Segurança doméstica do idoso
Introdução
A terceira-idade é marcada por uma série de mudanças no corpo e cérebro do indivíduo. "Mesmo o idoso normal e ativo terá alguma diminuição dos reflexos, da visão, do equilíbrio ou da audição, ficando mais propenso a quedas", diz a geriatra Sonia Martins Fontes. Podemos somar a isso o enfraquecimento dos ossos, que é comum na faixa etária, o que aumenta as chances de fratura.
É possível prevenir acidentes evitando a exposição do idoso a riscos, principalmente dentro de casa. Retirar móveis ou incluir itens de segurança são medidas capazes de evitar acidentes, fraturas e até mesmo salvar vidas. "Profissionais especializados podem fazer uma avaliação médica do indivíduo, a fim de definir quais adaptações devem ser priorizadas", ressalta Sonia. Confira as principais mudanças do ambiente doméstico que auxiliam a prevenção de quedas na terceira-idade
· Lei de proteção à pessoa idosa
 O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) tem o objetivo de garantir os direitos à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. A pessoa idosa tem todos os direitos e a lei protege e facilita a preservação de sua saúde física, mental, moral, intelectual, espiritual e social, objetivando amparar as necessidades comuns a essa fase da vida.
· Quem deve proteger pessoa idosa?
Todas as pessoas devem proteger a dignidade da pessoa idosa e nenhuma pessoa idosa pode sofrer qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, sendo que qualquer descumprimento aos direitos da pessoa idosa será punido por lei. O art. 3º do Estatuto do Idoso afirma que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar”. (...) § 2º Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos. Redação dada pela Lei 13.466/17. A Lei 13.466/17 alterou os artigos 3º, 15 e 71 da Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências, a fim de estabelecer a prioridade especial das pessoas maiores de oitenta anos
Residência Segura
· Dormitório
Cama: O colchão deve ser adequado para o peso e para a altura do idoso, podendo ser de molas ou de espuma. O importante é que tenha uma altura entre 55 e 65 centímetros, que facilite sentar-se e levantar-se com segurança. 
Armário: O local deve ser bem iluminado para ajudar na localização dos objetos. Além disso, as portas devem ser fáceis de abrir e o móvel deve ser acessível, ou seja, não deve ter que obrigar o idoso a subir em escadas ou cadeiras para alcançar roupas e outros utensílios. 
É de extrema importância que a altura da cama esteja de acordo com a altura do idoso. Se não for acessível para a família comprar, faz-se necessário realizar adaptações, como diminuir ou aumentar os pés da cama. Caso o móvel esteja muito alta ou baixo demais, haverá dificuldade para o idoso se deitar e levantar, facilitando quedas. "Densidades muito baixas de colchões, além de não ajudarem na postura, dificultam a mobilidade tanto no momento em que idoso estiver dormindo, ao se virar na cama, quanto ao levantar-se", completa a geriatra. Dessa forma, tão importante quanto a altura apropriada da cama é um colchão de densidade adequada ao peso e tamanho do idoso.
· Cozinha
Considerada também um dos lugares mais perigosos, deve ser especialmente projetada para garantir a segurança do idoso. A regra do tapete é a mesma, se colocar, opte pelos antiderrapantes. A bancada da pia e o fogão deve ter uma altura aproximada de 80 a 90 centímetros, para proporcionar mais conforto ao idoso. Já em relação ao gás de cozinha, é importante colocar um adesivo na parede ou um aviso para desligar o gás na válvula sempre que não estiver utilizando. Os armários devem ser baixos para evitar o uso de cadeiras ou escadas pelos idosos, o que representa um verdadeiro perigo e provoca muitos acidentes. 
· Sala
 A regra básica dos tapetes: retire-os ou coloque aqueles antiderrapantes. Outra dica é: quanto menos móveis e objetos, melhor. Os sofás devem ser confortáveis, com uma altura de 55 a 65 centímetros. Estantes devem estar muito bem presas às paredes, para não correr o risco de caírem sobre os idosos. 
 O controle remoto evita o ato de levantar e sentar e com isso diminui a chance de queda. Fios nunca devem ficar soltos. Na sala de jantar, a mesa deve ter o tamanho de acordo com a altura do idoso e pontas arredondadas. Evite mesas que tenham a tampa solta ou de vidro.  Prefira as cadeiras sem braço, que facilitam a acessibilidade. 
Poltronas e cadeiras 
Da mesma maneira que a cama deve estar na altura certa, as poltronas e cadeiras devem seguir um padrão para prevenir a queda do idoso. "É interessante que as poltronas e cadeiras tenham braços, principalmente se utilizadas com frequência, aumentando o conforto e facilitando sua utilização. Ter um apoio para se levantar ou sentar evita o desequilíbrio, e o idoso se locomove com mais segurança. É importante optar por cadeiras que tenham boa fixação no chão. Móveis muito leves que tem pernas de plástico ou rodinhas na base, por exemplo, podem favorecer acidentes.
· Escadas
 Se a casa possuir escadas, é importante instalar corrimão dos dois lados da parede, prover uma boa iluminação, além de colocar fita adesiva colorida e antiderrapante nos degraus ou, principalmente, no primeiro e nos últimos degraus. 
· Corredor
 É vital deixar os corredores sempre bem iluminados, livre de objetos, tapetes, fios, etc.Mesas de centro, cômodas e estantes são móveis que comumente estão fora do campo visual - e por isso uma pessoa pode facilmente esbarrar ou tropeçar neles. 
 Esse fator é mais acentuado em pessoas com idade avançada. "A atenção e consciência corporal do idoso são prejudicadas, por isso é interessante evitar móveis, vasos, adornos em geral em ambientes de alta circulação". Quanto mais desimpedido estiver o caminho, menores são as chances de quedas.
A maior parte das quedas dos idosos ocorre dentro de casa, em especial no banheiro e na cozinha. "Por isso há a necessidade de barras para suporte e pontos de apoio, principalmente nestes cômodos", diz. O idoso de maneira geral tende a apresentar alterações no equilíbrio, e as barras ajudam a melhorar sua autonomia nos afazeres cotidianos. "Nas escadas também é imprescindível a colocação de corrimão dos dois lados."
Retire os tapetes
Além das alterações de equilíbrio, o comprometimento da marcha também é comum na terceira-idade. Isso quer dizer que o idoso sente mais dificuldade na caminhada, que fica lenta e arrastada, facilitando tropeços e escorregões. Nesse contexto, a presença de tapetes soltos no piso se transforma em uma armadilha. "O ideal é evitar o uso de tapetes, mesmo o grandes, uma vez que o desnível do solo pode atrapalhar e causar quedas". Os tapetes mais finos, geralmente usados na cozinha e banheiro, podem causar escorregões e também devem ser evitados.
· Banheiro
O banheiro é um dos cômodos mais perigosos quando o assunto é queda de idosos dentro de casa. O ideal é colocar um piso antiderrapante, tanto no boxe quanto na área externa. Outro ponto fundamental é a instalação de corrimões ou barras de apoio no chuveiro e no vaso sanitário, para facilitar os movimentos de sentar, levantar e sair do banho. Se optar pela colocação de tapetes, sempre devem ser os do tipo antiderrapante. Em alguns casos, é recomendável colocar uma cadeira de plástico com pés de borracha antiderrapante dentro do chuveiro para que o idoso tome banho sentado. O vaso sanitário deve estar bem preso ao chão, com um assento confortável. Lembre-se: o box de vidro pode representar um perigo em uma queda durante o banho. O ideal é colocar um de plástico ou de outro materialque evite cortes ou outros traumas em caso de acidente. 
O banheiro é conhecido como palco de acidentes e quedas, principalmente envolvendo idosos. A espuma e o vapor do banho, bem como o trilho do box e o tapete de banheiro se transformam em verdadeiros vilões quando o assunto é segurança na terceira-idade, levando em conta as dificuldades de equilíbrio e locomoção. As especialistas elencam uma série de mudanças que podem ser adotadas para tornar o banheiro mais seguro. "Substituir a porta do box por uma cortina ou mesmo deixar sem nada é uma solução para eliminar o degrau do trilho" a medida pode ser adotada para idosos que necessitam da ajuda de cuidadores, de forma a ampliar o espaço do banheiro. Barras no chuveiro e vaso sanitário também são indicadas, assim como a instalação de antiderrapantes.
A cadeira de banho pode ser adotada para alguns grupos, principalmente quando o equilíbrio está muito comprometido. Móveis e louças devem ter cores que contrastam com o azulejo e piso, para que o idoso consiga visualizar o espaço claramente. Portanto, banheiros com paredes e chão brancos devem ter o vaso sanitário e a pia de outra cor, como verde ou azul. Para indivíduos em geral com baixa visão, esse recurso é bastante eficaz.
Cuidado com os animais domésticos
Os animais trazem benefícios à vida do idoso, porém podem ser um risco à segurança. Ao tê-los, faz-se necessário redobrar os cuidados: "Sentar-se para brincar com o animal e evitar deixar brinquedos pelo caminho são medidas essenciais". Escolher mobílias e piso que se diferenciem da cor dos animais também é importante para evitar que o idoso tropece. Lembrando que qualquer coisa que possa atrapalhá-los na locomoção, interferindo em sua autonomia, deve ser evitada.
· Organize a rotina
Idosos com grave alteração de equilíbrio e marcha pode abrigar um inimigo em casa: as escadas. Pessoas que moram em sobrados, por exemplo, sofrem mais para realizar suas atividades, principalmente se durante o dia ela precisa subir e descer as escadas com frequência. "Se não for possível a instalação de um elevador, faz-se necessário centralizar tudo o que faz parte de seu cotidiano em apenas um andar - refeições, banheiro e lazer. Em alguns casos, pode ser feita a transferência do dormitório do idoso para o térreo, de forma que não seja mais preciso utilizar as escadas.
No entanto, o projeto de adaptação da casa deve ser individualizado. "O ideal é avaliar o paciente quanto a sua funcionalidade e risco de queda, com uma avaliação geriátrica ampla”. Desta forma, serão projetadas as adaptações condizentes com as necessidades específicas daquela pessoa.Evitar as escadas é sempre bom, mas as grandes mudanças, como trazer o quarto para o andar de baixo, podem deixar o idoso contrariado e incomodado com a situação, completa. Antes disso, o ideal é que cada caso seja analisado.
· Interruptores de fácil acesso
Quem nunca acordou no meio da noite para usar o banheiro? Andar no escuro até encontrar o interruptor pode ser o suficiente para causar uma queda, principalmente na terceira-idade.O comprometimento da visão se intensifica durante a noite, e qualquer descuido pode resultar em acidentes. É possível diminuir esse risco instalando mais de um interruptor no mesmo cômodo - um perto da porta e outro ao lado da cama, por exemplo. Dessa maneira, o idoso não precisa se locomover na escuridão. Abajures também funcionam, mas com menor eficiência, uma vez que iluminam uma área menor.
· Outras dicas:
· Se o acesso da garagem fica fora das vistas do porteiro preste muita atenção no momento de entrar e sair não permitindo a aproximação de estranhos ou acesso furtivo para o interior do condomínio;
· Ainda que haja uma boa segurança no seu condomínio, nunca confie totalmente nela e sempre verifique quem bate à sua porta antes de abri-la, principalmente quando não houve aviso da portaria de que alguém iria até seu apartamento;
· Deixe à disposição do síndico telefones de contato de pessoas a quem se deva comunicar problemas ou pedir ajuda, para casos em que não possa fazê-lo em momentos de necessidade.
Conheça as 5 principais causas de acidentes de pessoas da terceira idade
1 - Queda da pressão arterial ao levantar da cama – 22%
2 - Esbarrões ou escorregões em objetos que não são visualizados – 19%
3 - Enfraquecimento de ossos e músculos – 18%
4 - Uso de calçados inapropriados - 14%
5 - Obstrução dos caminhos dentro de casa como móveis, escadas, tapetes – 11%
Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia 
Uma vez que os acidentes com idosos acontecem, na maioria dos casos, dentro de casa, confira as ações que podem ser tomadas para tornar o lar um local seguro para pessoas com mais de 65 anos.
Procedimentos imediatos em caso de queda
• Se a pessoa cair, nunca deve levantar-se imediatamente. Deve manter a calma, verificar se há algum sangramento ou lesão. Em caso positivo, tem de ir imediatamente a um pronto socorro. Caso ninguém possa levá-la, deve chamar uma ambulância pelos telefones 193, 199 ou 192. Este serviço a transportará até o hospital por meio de pessoas especializadas. 
• O acompanhante, cuidador ou familiar do idoso não deve apressá-lo para levantar-se e nem apavorá-lo com a queda. Deve demonstrar calma e esperar o tempo que for necessário para ajudar o idoso a levantar-se. Deve certificar-se de que o idoso esteja bem e chamar a ambulância para levá-lo ao hospital. É importante fazer uma avaliação médica para verificar se não houve lesão ou algum outro dano. 
• Se estiver com dor, aguardar o alívio para somente depois levantar.
• O idoso não deve tentar levantar-se sozinho. Deve pedir auxílio a alguém. Se estiver sozinho, esperar alguns minutos até sentir-se bem e disposto para levantar.
 • Sempre relatar a queda aos profissionais de saúde, pois os mesmos podem ajudá-lo a identificar lesões, como fraturas ou contusões, e prevenir novas quedas. 
• Não usar medicamentos sem prescrição do médico.
 • Nunca usar compressas quentes para contusões, escoriações ou pancadas, pois aumentam o sangramento e a inflamação.
 • O acompanhante ou familiar não deve restringir o idoso em decorrência da queda. Impedir que o idoso saia de casa ou deixe de fazer suas atividades do dia-a-dia aumentará ainda mais o risco de cair. Portanto, após uma queda e a constatação do adequado estado de saúde do idoso, o familiar deve deixá-lo retornar às suas atividades normais.
Segurança Geral
- Em casa, certifique-se de deixar portões e portas trancados. Se a janela é muito perto da porta, nunca deixe a chave na fechadura, isso facilita que uma pessoa consiga alcançá-la e entre na casa;
- Nunca abra a porta para pessoas que você não conheça ou para prestadores de serviço que você não tenha chamado. Se for o caso, chame a polícia;
- Evite guardar grandes quantias de dinheiro em casa. Prefira deixar no banco ou encontre um lugar seguro. Entretanto, mantenha segredo disso para não chamar a atenção de pessoas mal-intencionadas;
- Tente manter contato regular com vizinhos em quem confia se você precisar de ajuda;
- Fique atento na hora de sair ou entrar em casa, note se há pessoas estranhas por perto;
- Ao sair de casa, não use joias ou objetos de valor, isso chama a atenção dos criminosos, que veem os idosos como um alvo mais fácil;
- No caso do homem, nunca coloque a carteira no bolso de trás da calça;
- Reduza o número de documentos quando for sair, ou seja, não leve talões de cheque, cartões de crédito, título de eleitor, etc. Carregue apenas o necessário; 
- Procure estar acompanhado de um familiar ou de um cuidador quando for ao banco retirar a aposentadoria ou fazer alguma compra de valor;
- Nunca aceite ajuda de estranhos na rua para carregar seus pertences ou para ajuda-lo a fazer operações bancárias;
- Fique atento aos golpes frequentes aplicados nos idosos como falso sequestro de filhos ou parentes, bilhete de loteria premiado, golpes envolvendo a aposentadoria, como empréstimos ou prêmios; 
- Por fim, grave no celular os números de emergência como a polícia, 190, oSAMU, 192 e os bombeiros, 193, além dos telefones dos parentes mais próximos. Se possível, anote em um papel também para reforçar a memória.
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina