Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ETEC CUBATÃO
Yasmin da Silva Pontes 
1º LOGÍSTICA
O GARGALO LOGÍSTICO DO PORTO DE SANTOS
CUBATÃO, SP
2024
O Complexo Portuário de Santos é o principal porto brasileiro em valores de carga movimentadas, sendo responsável pelo escoamento dos bens e mercadorias produzidas na sua área de influência, abrangendo os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Ele também é o maior porto exportador de açúcar, suco de laranja e café em grãos do mundo. Consequentemente, este porto é de extrema importância para o Brasil, no entanto, essa alta demanda portuária pode acarretar gargalos logísticos, ou seja, empecilhos que impedem o funcionamento eficiente do porto.
Diversos foram os gargalos que surgiram em virtude do crescimento das operações e do comércio exterior, que leva a uma procura intensa por espaços de armazenagem, transporte e atendimento. O maior gargalo logístico pode ser considerado a falta de estrutura das vias de acesso ao Porto e aos terminais de retro área, o que resulta em constantes congestionamentos, atrasos nas entregas e recebimento de cargas e contêineres. Essa falta de planejamento das próprias empresas usuárias do porto gerou muitos prejuízos, como o acúmulo de veículos direcionados aos terminais portuários, causando diversos transtornos aos entornos e nos recintos alfandegários. 
A insciência dos órgãos reguladores e a falta de investimentos nas rodovias e modais de transporte prejudicaram muitos exportadores e importadores, o que fez com que muitos abandonassem o comércio marítimo. Já para os transportadores, as objeções eram sobre a demora no atendimento, onde uma descarga de veículo demorava dias para ser efetuada.
No entanto, algumas ações podem ser feitas para solucionar os gargalos do Porto, como uma melhora na infraestrutura do local, aumento no número de agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego, bem como um incremento na porcentagem de policiais na região.
FONTES:
FIRMINO, Anderson. Gargalos no acesso ao Porto de Santos. A Tribuna, 2023. Disponível em: https://www.atribuna.com.br/. Acesso em: 10 mar. 2024. 
CARREIRA, David Do Santos. Gargalos logísticos no retro área do porto de Santos. UNAERP, 2023. Disponível em: https://www.unaerp.br/. Acesso em: 10 mar. 2024. 
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina