Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Cinesiologia
Unidade 1- questionários das aulas 
Introdução a Cinesiologia
1- O aprendizado da Cinesiologia permite:
Prescrever exercícios direcionados para um grupo muscular específico.
A cinesiologia permite propor exercícios direcionados a um grupo muscular específico.
2- O movimento de flexão do joelho ocorre:
D. No plano sagital e eixo laterolateral.
No plano sagital e no eixo laterolateral, ocorrem os movimentos de flexão e extensão.
3- Qual das associações entre planos e eixos é verdadeira para os movimentos corporais?
Plano horizontal e eixo vertical.
4- Que movimentos do ombro ocorrem no eixo vertical:
d- rotações 
5- Ao afastar a coxa da linha média do corpo:
A. O quadril é a referência do eixo anteroposterior, e a coxa se move no plano frontal.
O movimento articular descrito acima é de abdução do quadril, portanto, o quadril é a referência do eixo anteroposterior, e a coxa se move no plano frontal.
conceitos básicos
1. O princípio de mobilização articular é baseado em três tipos principais de forças, que geram um vetor de deslocamento, a saber: tração, compressão e cisalhamento. Nesse sentido, qual força aproxima as extremidades dos ossos, e qual força faz com que as extremidades movam-se em paralelo e em direções opostas, respectivamente?
C. Compressão e cisalhamento
2. Quando utilizamos termos da engenharia, temos que uma cadeia cinética é uma série de elos rígidos conectados que permitem o movimento. Nesse sentido, os conceitos de movimento em cadeias cinéticas aberta e fechada propiciam bases para o delineamento dos exercícios físicos. Considerando essas informações, qual dessas atividades compreende um movimento realizado em cadeia cinética aberta?
A. Extensão de joelho com a utilização do aparelho extensor de joelho.
3.Uma definição simplista para força é a de que se trata de um “empurrão ou um puxão”, exercido por corpos sobre outros corpos. Nesse sentido, ao empurrar, a força produz uma compreensão e ao puxar uma tensão. Sendo assim, a força que ocorre na brincadeira de “cabo de guerra” e a força proporcionada em três pontos de uma órtese torácica, são denominadas respectivamente:
C. Forças lineares e forças paralelas.
4. Em sua Clínica de Fisioterapia, você recebe um jogador de futebol que sofreu uma ligamentoplastia do ligamento cruzado anterior do joelho direito faz 7 meses. Após realizar a sua avaliação cinético-funcional, você constatou que ele apresenta déficit sensório-motor deste membro afeto (membro inferior direito), e para realizar o gesto esportivo (chutar a bola) também refere às vezes dores no joelho. Diante disso, você opta por iniciar o tratamento deste atleta com exercícios que estimulem um maior número de mecanorreceptores, que apresentem uma maior compressão articular e que sejam realizados em uma velocidade mais lenta. Através destas características, o seu programa de exercícios em cadeia cinemática para este paciente teria qual sequência?​​​​​​​
A. CCF; CCF; CCF.
5. Os fisioterapeutas e suas intervenções fisioterapêuticas devem prever, em algum momento da reabilitação física, condutas que tenham foco na prática de movimentos funcionais e dos gestos funcionais. Os movimentos em CCA e CCF são indicados para esse tipo de conduta. Supondo que você, fisioterapeuta, tenha que elaborar um programa fisioterapêutico com o objetivo de reabilitar os movimentos de escovar os dentes, pentear o cabelo, e incrementar a marcha, por quais tipos de movimento em cadeia cinemática você optaria para atingir cada um dos objetivos acima descritos?​​​​​​​
D. CCA; CCA; CCF.
O movimento humano
1. A cinemática linear de movimento leva em consideração algumas características como o deslocamento linear, a velocidade, a rapidez, a distância linear percorrida e a aceleração. Sendo assim, qual desses princípio representa a taxa de variação da distância percorrida e a distância em linha reta do ponto de partida ao de chegada respectivamente​​​​​?
C. Rapidez e deslocamento linear.
2. Os planos cardinais anatômicos são descritos a partir da posição anatômica de referência e servem para nortear e padronizar o uso dos termos de orientação anatômicos. Quais dos planos anatômicos a seguir dividem o corpo humano em hemisférios superior e inferior e hemisférios direito e esquerdo na devida ordem​​​​​​?
B. Transverso e sagital.
3. A cinemática linear se relaciona com a descrição do movimento linear, levando em consideração as características do movimento, analisando-o em uma perspectiva espacial e temporal. Nesse sentido, qual é a definição de velocidade e aceleração respectivamente​​​​​​?
A. É a taxa de variação de deslocamento; é a taxa de variação de velocidade
4. Os estudiosos em anatomia, considerados anatomistas, desenvolveram uma nomenclatura para identificar planos específicos que passam pelo corpo. Cada um desses planos apresenta um eixo correspondente que lhe é perpendicular. Esses planos são uteis para descrever os movimentos referentes às partes do corpo. Nesse sentido, os movimentos articulares de pronação e extensão estão relacionados a que plano respectivamente?
B. Transverso e sagital.
5. O método universal para a descrição do movimento humano baseia-se em um sistema de planos e eixos. O eixo corresponde a uma linha imaginária que cruza o centro da articulação em torno da qual uma parte do corpo roda. Nesse sentido, o eixo anteroposterior e o movimento de inversão correspondem a qual plano respectivamente?​​​​​
E. Frontal; frontal.
Introdução a mecânica óssea 
1. As alavancas são utilizadas diariamente para auxiliar os movimentos executados em diversas atividades e/ou gestos funcionais. Para isso, existem três classes de alavancas, cada uma com um propósito e uma vantagem mecânica específica. Como as alavancas de segunda e terceira classes podem ser denominadas, respectivamente?
B. Inter-resistentes e interpotentes.
2. O sistema ósseo provê as alavancas e os eixos de rotação em que o sistema muscular promove os movimentos corporais. Sendo assim, considere que a alavanca é um mecanismo que amplia a força e/ou a velocidade dos movimentos corporais. Nesse sentido, a realização dos movimentos de plantiflexão e de extensão do cotovelo correspondem a que tipo de alavancas, respectivamente?
E. Segunda e primeira classes.
3. Para realizar a alavancagem, as alavancas apresentam três pontos em sua constituição: o eixo (E), a força (F) e a resistência (R). Sendo assim, a disposição ou a localização dos três pontos em relação um ao outro determinam o tipo de alavanca e aplicação para a qual ela é mais adequada. Sabendo disso, como estão as disposições dos três pontos nas alavancas interfixa e na interpotente, respectivamente?
C. F - E - R e E - F - R.
4- Em um sistema de alavancas, existem os braços de força e resistência cuja relação entre eles proporciona a vantagem mecânica da alavanca. De acordo com a classe da alavanca, os braços de força e resistência se movimentam no mesmo sentido ou em sentidos opostos. A partir dessas informações, qual movimento ocorre entre os braços na alavanca de primeira, segunda e terceira classes, respectivamente?
A. Os braços de resistência e força movimentam-se em direções opostas. Os braços de força e resistência movimentam-se na mesma direção. Os braços de resistência e força movimentam-se na mesma direção
5. Os sistemas muscular e ósseo, em uma alavanca, apresentam uma interação que se inicia pela identificação das estruturas, tanto em nível de componentes da alavanca (haste rígida, ponto fixo ou eixo de rotação – fulcro, força potente, força resistente) quanto em nível dos componentes biológicos, nesse caso, os componentes corporais (ossos, músculos, articulações, segmentos como um todo). Assim, os componentes das alavancas - força potente e força resistente - são representados por quais componentes corporais, respectivamente?
B. Força muscular (representada no local de inserção do músculo) e peso dos segmentos corporais envolvidos no movimento (representado no centro de gravidade dos segmentos).

Mais conteúdos dessa disciplina