Buscar

POLUIÇÃO DO AR ESTÁCIO-FIR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
POLUIÇÃO DO AR
A ATMOSFERA TERRESTRE É CONSTITUÍDA DE UMA MISTURA GASOSA, COM COMPOSIÇÃO APROXIMADAMENTE CONSTANTE EM TODA SUPERFÍCIE DA TERRA.
Segundo Celso Antonio Pacheco Fiorillo (Apostila da Estácio de Sá Capítulo XII) :
“ Quando ocorre alteração e degradação do ar comprometendo dessa forma os processos fotossintéticos e a vegetação aquática e terrestre, estamos diante da poluição atmosférica ...) 
*
COMPOSIÇÃO NATURAL APROXIMATIVA DO AR:
Nitrogênio..................................78,09% Kriptônio.................................0,0001%
Oxigênio....................................21,94% Nitrogênio..............................0,00005%
Argônio........................................0,93% Hidrogênio.............................0,00005%
Gás Carbônico.............................0,03% Xenônio.................................0,00008%
Neônio.......................................0,018% 
Dióxido de Nitrogênio.........0,000002% Hélio........................................0,0005% 
Ozônio.............0,000001 a 0,000004%.
Metano.....................................0,0001%
*
CONCEITOS:
Ar Puro: Considera-se puro o ar que não contém outras substancias além das que entram em sua composição natural.
Poluição do Ar: Fenômeno caracterizado pela modificação na composição do ar ou na concentração de um gás que o compõe.
OBS  A passagem da condição de ar puro para poluído é relativamente lento e a diferença entre esses dois estados é inicialmente pouco perceptível. Uma diferença significativa se faz perceber quando as substancias poluentes atingem uma concentração nociva ao organismo.
*
Contaminação do Ar: Presença de micro organismos patogênicos, substancias tóxicas ou radioativas.
Infestação do Ar: Presença de partículas organizadas de origem animal ou vegetal.
Vício ou Confinamento: Modificações fisico-químicas ocorridas em locais públicos ou coletivos que não apresentam ventilação ou renovação do Ar
Emissão: Lançamento de substancias para o ar atmosférico
*
Transmissão: Difusão das emissões atmosféricas
Imissão: Ação das emissões atmosféricas sobre o organismo
Concentração Máxima de Emissão (CME): Quantidade máxima de uma substancia tóxica, que pode ser expelida para a atmosfera por uma fonte de emissão.
Concentração Máxima de Imissão (CMI): Concentração de substancias nocivas permitidas no ar, que não provoquem prejuízos ao meio biológico
*
A Concentração Máxima de Imissão (CMI) pode ser classificada em :
CMIL = Comprometimento Longo  exposição contínua a um poluente
 CMIC = Comprometimento Curto  exposição diária  15 minutos
Concentração Máxima no Local de Trabalho (CMT): Quantidade máxima de substancia tóxica existente no ar, que com exposição diária de 8h não afete de forma perceptível a saúde do homem.
*
Poluente Primário: Emitido diretamente pela fonte de poluição, permanecendo na atmosfera na forma que foi emitido (CO2, CO, SO2 etc.)
Poluente Secundário: Formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e constituintes naturais da atmosfera (H2SO4, HNO3 etc.)
*
Principais Poluentes do Ar:
- Compostos de Enxofre (SO2)
- Compostos Nitrogenados (NO2, NO3)
- Compostos Orgânicos (CHON)
- Monóxido de Carbono ( CO )
- Compostos Halogenados (F, Cl, Br, I)
-Material Particulado (Poeira, Fulígem)
Principais Fontes de Poluição:
Estacionárias  Combustão, Processamento Industrial, Queima de Resíduos Sólidos.
Móveis: Veículos a Gasolina, Diesel, Álcool Ex: Aviões Motocicletas, Barcos Locomotivas, etc.
Naturais: Vulcões
*
FULÍGEM
*
*
*
*
*
AUTOPURIFICAÇÃO DO AR
O fenômeno de poluição do ar pode ser considerado como um lançamento contínuo ou intermitente de impurezas, provenientes de massas de gás, oriundas de equipamentos de evacuação Ex: Chaminés, Tubos de escapamento de motores, e outras fontes de aerossol ou gás.
*
Os gases evacuados se difundem na atmosfera causando:
Dispersão 2) Acúmulo
Fatores Intervenientes:
Fatores Físicos: Sedimentação etc...
b) Fatores Químicos: Oxidação etc..
-
c) Fatores Topográficos: Relevos e vales etc...
*
d) Fatores Meteorológicos:
Movimentos do ar: (principal responsável pela dispersão)
Ventos predominantes: direção mais freqüente
Velocidade dos ventos: dispersão aumenta com a velocidade
Ausência de correntes de ar: calmaria estabilidade ou estagnação => acúmulo
*
2) Temperatura do ar: (base do movimento do ar)
 Aquire valores variáveis na superfície do solo, devido às diferentes características térmicas e de armazenamento de calor solar que cada material apresenta. 
*
Convecção Vertical: é o mais importante deles. Consiste na ascensão de uma massa de ar próxima ao solo. Isso ocorre devido a diminuição da densidade, causada pelo aumento de temperatura, decorrente da transmissão do calor do solo para o ar. O calor armazenado no solo é oriundo das radiações solares.
*
Inversão Térmica (SMOG): ocorre quando as camadas de ar superiores, são mais quentes que as inferiores. Nessas condições não ocorre ascensão de impurezas. Tal fato propicia o acúmulo de poluentes nas camadas inferiores, provocando alergias, irritações, etc. As causas da inversão térmica são:
*
*
*
*
Oscilação Diurna de Temperatura: 
	- Durante o ciclo diurno de aquecimento do solo pela radiação solar, pode ocorrer um resfriamento rápido do solo devido à nebulosidade. Neste caso, a radiação solar fica impedida de atingir o solo, que por sua vez não armazena calor. Assim, a temperatura do solo baixa, bem como a das camadas de ar inferiores. Desta forma, não ocorre a convecção vertical. O acúmulo contínuo de gases quentes pode vencer o bloqueio. Mudanças climáticas podem também restaurar a normalidade.
*
2. Deslocamento de Massas de Ar ou Oclusão: 
	- Ocorre quando uma massa de ar quente pode se deslocar e sobrepõe-se a uma camada de ar frio próxima ao solo. Dessa forma, a convecção vertical é interrompida, pois o ar quente da camada superior bloqueia a ascensão da camada de ar frio menos densa. Além disso, o ar próximo ao solo, estando frio, não tenderá a elevar-se.
*
 Efeito Estufa: consiste no aumento generalizado da temperatura na superfície da Terra. devido ao acúmulo principalmente de Gás Carbônico CO2 proveniente da queima de Combustíveis Fósseis, de grandes áreas florestais bem como devido ao Metano CH4, oriundo da decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos como lixo, esgotos, etc
*
Gases Estufa: CO2 e o CH4, entre outros, são conhecidos com gases estufa. Eles permitem a penetração de uma extensa gama de radiações solares, que em parte são refletidas, retornando à atmosfera.
=>Características dos gases estufa: radiações quentes, na faixa do vermelho e infravermelho, por serem de baixa energia, são bloqueadas pelos gases estufa, impedindo a dissipação do calor dessas radiações
*
Consequência do efeito estufa: AQUECIMENTO GLOBAL => aumento paulatino e de forma contínua, da temperatura da Terra. A consequência principal desse fato seria o degelo das calotas polares. O excesso d’água elevaria o nível dos oceanos, causando inundações, além de alterações climáticas.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
DIGESTÃO ANAERÓBIA EM ESTERQUEIRA - METANO
*
Um dos piores gases é o METANO, cerca de 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono é produzido pela FLATULÊNCIA dos BOVINOS e OVINOS E DEGETOS SUÍNOS, sendo que a pecuária representa 16% da poluição mundial. Cientistas procuram a solução para esse problema e estão desenvolvendo um remédio para tentar resolver o caso. Na Nova Zelândia pensou-se em cobrar-se taxas por vaca, para compensar o efeito dos gases soltados.
*
É importante destacar que o efeito estufa, muitas vezes referido pela imprensa como o grande vilão da história, é na verdade benéfico para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas. Porém, o excesso dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa, ao qual desencadeia
um fenômeno conhecido como AQUECIMENTO GLOBAL, que é o grande vilão 
*
Reações Químicas na Atmosfera
Chuvas ácidas: chuvas que apresentam baixos valores de pH < 4,5 decorrentes da absorção de partículas de ácido existentes na atmosfera. 
Esses ácidos são geralmente sulfúrico e nítrico. 
Eles são formados pela reação do oxigênio e da água com SO2 e NO2, provenientes de emissões industriais. 
2SO2 + O2 → 2SO3
SO3 + H2O → H2SO4
NO2 + H2O → HNO3 + H+
Conseqüências: 
	- alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações
*
3) Buraco de Ozônio: O Ozônio O3 é um gás formado pela associação de uma molécula de Oxigênio, O2, com um átomo de Oxigênio, previamente dissociado de uma molécula de O2. 
A reação ocorre em presença de um gás inerte, geralmente o Nitrogênio, e é promovida às expensas de energia solar:
O + O2 + gás inerte + energia solar → O3 + gás inerte
Radiação ultravioleta: Radiação constituinte do espectro solar, apresenta ação carcinogênica na epiderme, possui ação biocida e portanto pode comprometer safras agrícolas, 
 Camada de Ozônio => filtro natural para a radiação ultravioleta. 
Clorofluorcarbono: CFC, constituinte de aerossóis, plásticos, ar condicionados, etc, podem destruir o Ozônio, comprometendo sua camada protetora.	
Cl + O3  ClO + O2
ClO + O  Cl + O2
O + O3 2O2
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando