Buscar

PELA VISÃO DE MICHEL FOUCAULT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PELA VISÃO DE MICHEL FOUCAULT
1
INSTITUIÇÕES COMPLETAS E AUSTERAS
 Prisão: características importantes
- Poder de punir “igualitário” na medida em que ha privação da liberdade;
- Idéia de que infração lesou a sociedade inteira e não apenas a vitima do delito. 
- Papel de aparelho transformador do individuo, isto é,
" empresa de modificação de individuo." 
Instituições completas e austeras
Três princípios centrais que permeiam a prisão:
- Isolamento: isolamento individual evita associações e conflitos com os demais detentos. 
- Trabalho: máquina que transforma o prisioneiro violento, agitado em dóceis e úteis. 
- “Instrumento de modulação da pena”: valor da pena ajustado à transformação útil do individuo; desconstrói a idéia de igualdade trazida pelo sistema. 
Instituições completas e austeras
Panóptico:
 - Na prisão, o Panóptico penitenciário não esta diretamente relacionado com a estrutura física anteriormente estudada, mas sim com um sistema de documentação individualizante, permanente e uniforme.
Instituições completas e Austeras
Reforma das prisões : esta nasce com a própria instituição da prisão, suas falhas estão sempre sendo revistas, mas a reforma nunca é totalmente implementadas. 
Instituições completas e austeras
“A prisão deve ser um aparelho disciplinar exaustivo. Em vários sentidos: deve tomar a seu cargo todos os aspectos do individuo,seu treinamento físico,sua aptidão para o trabalho,seu comportamento cotidiano,sua atitude moral,suas disposições; a prisão,muito mais que a escola,a oficina ou o exercito,que implicam sempre numa certa especialização,é onidisciplinar” Baltard
Ilegalidade e delinqüência
Princípios que devem tornear a boa condição penitenciária:
- Princípio da Correção – a punição carcerária tem como objetivo a transformação e recuperação do indivíduo para que ele seja reintroduzido na sociedade. 
- Princípio da Classificação – os indivíduos devem ser presos junto a seus semelhantes, de acordo com o sexo, idade, gravidade do delito, grau de perversidade e de acordo com a técnica a ser utilizada para transformá-lo. 
Ilegalidade e delinqüência
 -Princípio da Modulação de Penas – a pena pode mudar no decorrer do processo de acordo com as melhorias ou recaídas dos detentos. Prevê um sistema progressivo: da prisão à semi-liberdade. 
- Princípio do Trabalho como Obrigação e como Direito – o detento deve realizar trabalhos como forma de aprender um ofício para prover recursos para si e sua família e não pode permanecer desocupado. 
 
Ilegalidade e delinqüência
 -Princípio da Educação Penitenciária – o tratamento dado ao detendo deve visar sua educação para melhora como indivíduo. Constitui um interesse do detento e da sociedade.
-Princípio do Controle Técnico da Detenção – o regime da prisão deve ser controlado por pessoas capacitadas, que possam garantir o bem-estar físico e moral do detendo, que também os encorajem ou lhes sejam severos.
Ilegalidade e delinqüência
 -Princípios das Instituições Anexas – o detento também deve contar com instituições além da prisão, para quando sair desta ainda ter possibilidade de ser controlado e assistido até a sua readaptação na sociedade. 
Carcerário
Mettray: onde se realizou, segundo Foucault, a completa formação do sistema carcerário em 22 de janeiro de 1840. Forma disciplinar no estado mais intenso, o modelo em que concentram todas as tecnologias coercitivas do comportamento. Modelo que Foucault ilustra a melhor forma de adestramento da individualidade; "é um saber organizado como instrumento de apreciação perpétua". Lá também eram forjados os chefes dos detentos/colonos, que seriam os futuros administradores e estes eram submetidos aos mesmos aprendizados e às mesmas coerções que os próprios detentos. Em Mettray era ensinada a arte das relações de poder. Primeira escola norma da disciplina pura.
carcerário
Penitenciário: não se trata exatamente de um ciência nem tem uma caução na "humanidade": mas uma técnica que se aprende, se transmite, e que obedece a normas gerais. É uma "normalização" (norma) por uma elaboração técnica e uma reflexão racional. "A técnica disciplinar torna-se uma 'disciplina' que, também, tem sua escola."
Relação analítica do filme x texto
 -DISCIPLINA E RELIGIÃO
-FUNÇÃO DO TRABALHO DE PRISÃO
-PUNIÇÃO
-JUSTA DURAÇÃO DE PENA
Relação analítica do filme x texto
 -AUTONOMIA ADMINISTRATIVA
-SISTEMA FALHO (critica de Focault) 
-GUARDAS MALFEITORES POR PROFISSÃO
-ISOLAMENTO DO PRESO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando