Logo Passei Direto
Buscar

2 EXERCÍCIO DE REVISÃO GENÉTICA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo. É formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos. Avaliando esse cenário: uma fita de DNA apresenta a seguinte sequência: TCAAGT.
Marque a alternativa que indica corretamente a sequência encontrada na fita complementar:
a) AGTTCA
b) AGUUCA
c) ATAAUA
d) AGUUGA
e) AGUUGA

O RNA e o DNA são ácidos nucleicos e, portanto, são constituídos por subunidades denominadas nucleotídeos. Esses dois ácidos nucleicos, no entanto, apresentam algumas diferenças, como é o caso de suas bases nitrogenadas. Analise as alternativas e marque a que apresenta a única base nitrogenada ausente no DNA.
a) Citosina
b) Guanina
c) Uracila
d) Timina
e) Adenina

A divisão celular se trata da capacidade de uma célula se dividir dando origem a outras células. Essa capacidade é de suma importância para todos os organismos vivos. Por exemplo, os organismos pluricelulares, como os humanos, contêm dezenas de milhões de células. Cada célula tem a sua função específica e apresenta um diferente ritmo de divisão celular, algumas delas por não se dividirem por um longo período de tempo permanecem na fase que podemos chamar de:
a) G1
b) G0
c) G2
d) S
e) M

É sabido que os genes presentes nas moléculas de DNA regulam o funcionamento da célula. O RNA, por sua vez, participa da síntese de proteínas. Nesse processo são formadas novas moléculas.
Nesse sentido, afirma-se que os processos de formação de novas moléculas de DNA, RNA e proteínas são denominados respectivamente:
a) transcrição, duplicação e tradução.
b) tradução, transcrição e duplicação.
c) duplicação, transcrição e tradução.
d) transcrição, tradução e duplicação.
e) tradução, duplicação e transcrição.

A meiose é um tipo de divisão celular que ocorre na reprodução sexuada. Nela ocorrem duas divisões celulares seguidas de uma única duplicação do material genético. Contudo, a meiose aumenta a variabilidade dos gametas por conta de dois mecanismos principais.
Marque a alternativa que apresenta esses mecanismos.
a) Splicing e segregação do núcleo
b) Transcrição e mutação
c) Replicação e crossing-over
d) Segregação aleatória dos homólogos e crossing-over
e) Interfase e telófase

A genética é a parte da ciência que estuda a hereditariedade, a estrutura e função dos genes e a variação dos seres vivos. É através da genética que buscamos compreender os mecanismos e leis de transmissão das características através das gerações.
Sobre os conceitos básicos de genética, ordene a coluna da direita com a da esquerda e assinale a ordem correta.
1. Gene recessivo ( ) Unidade de transmissão hereditária.
2. Fenótipo ( ) Patrimônio genético de um indivíduo
3. Gene ( ) Genes que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos.
4. Gene alelos ( ) Aspectos externos (morfológicos ou funcionais) de um indivíduo.
5. Genótipo ( ) Só manifesta o caráter quando estiver em dose dupla.
a) 3, 5, 4, 2, 1.
b) 5, 3, 2, 4, 1.
c) 3, 2, 4, 5, 1.
d) 3, 2, 1, 5, 4.
e) 3, 5, 1, 2, 4.

Em 6 de abril de 2000, o geneticista americano Craig Venter anunciou que 99% do genoma humano havia sido decodificado. A notícia foi uma sensação, embora somente meses depois, em 15 de fevereiro de 2001, o Projeto Genoma Humano (PGH), que competia com o grupo de Venter, tenha publicado resultados cientificamente revisados, nas revistas científicas Science e Nature. O genoma é o material genético de uma espécie, a informação hereditária codificada no DNA. Ele contém todas as informações hereditárias da vida. O plano arquitetônico da natureza é bastante simples: todas as informações importantes são armazenadas numa única cadeia longa. No entanto, a fita do DNA é tão longa que não é tecnicamente possível lê-la como uma única. E esse foi o grande desafio para os cientistas.
Sobre o genoma humano, marque a alternativa correta.
a) Está distribuído em 46 moléculas de DNA, 23 pares cromossômicos, no núcleo de cada célula diplóide.
b) Está distribuído em 23 moléculas de DNA, 23 pares cromossômicos, no núcleo de cada célula diplóide.
c) Está distribuído em 46 moléculas de DNA, 46 pares cromossômicos, no núcleo de cada célula haplóide.
d) Está distribuído em 46 moléculas de DNA, 23 pares cromossômicos, no citoplasma de cada célula haplóide.
e) Está distribuído em 23 moléculas de DNA, 46 pares cromossômicos, no núcleo de cada célula diplóide.

A habilidade dos organismos vivos de reproduzir a própria espécie é uma das características que melhor distinguem os seres vivos da matéria não viva. Assim, a continuidade da vida depende da reprodução de células pré-existentes, ou seja, depende da divisão celular O ciclo celular é constituído de uma fase mitótica mais curta, em que ocorre propriamente a divisão celular, e uma fase mais longa, denominada interfase, na qual a célula cresce e se prepara para uma nova divisão.
Avalie as assertivas abaixo:
I - G1, S e G2 são subfases da interfase.
II - a duplicação dos cromossomos ocorre na fase mitótica.
III - a fase mitótica pode ser dividida em subfases ou estágios: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase, telófase e citocinese.
IV - o ciclo celular é controlado por cinases e ciclinas que são proteínas que atuam em pontos específicos de controle da interfase.
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) I, III e IV
e) II, III e IV

A divisão celular é o processo pelo qual uma célula produz outras células e pode ocorrer por dois tipos nos seres eucariontes: mitose e meiose. Os seres humanos apresentam células somáticas, que constituem o corpo, e células sexuais, também chamadas de gametas, responsáveis pela reprodução.
Qual o tipo de divisão celular que células somáticas e gametas sofrem?
a) células somáticas sofrem meiose e gametas sofrem mitose
b) células somáticas sofrem mitose e gametas sofrem meiose
c) células somáticas e gametas sofrem apenas mitose
d) células somáticas e gametas sofrem apenas meiose
e) células somáticas e gametas podem ambos sofrer os dois tipos de divisão

O ciclo celular é um processo elaborado que consiste em várias etapas sequenciais que resultam na divisão da célula em duas células-filhas na mitose. Durante a Fase S do ciclo, todos os cromossomos são duplicados para que cada célula-filha tenha sua cópia do genoma.
Qual o nome do processo em que uma molécula de DNA é copiada e qual a enzima que faz a adição dos novos nucleotídeos?
a) Replicação e RNA polimerase
b) Replicação e DNA polimerase
c) Transcrição e DNA polimerase
d) Transcrição e RNA polimerase
e) Transcrição reversa e transcriptase reversa

Os ___________ são sequências da molécula de DNA que armazenam informações hereditárias. As suas variações, que circulam dentro de uma população são chamadas de ____________. O conjunto de toda informação genética de uma espécie é chamada de ____________ e quando organizamos todo esse conteúdo em cromossomos alinhados temos um ___________, que na espécie humana tem 46 cromossomos.
Marque a alternativa que preenche respectivamente as lacunas.
a) Genes, Alelos, Ploidia e Genoma
b) Alelos, Genes, Ploidia e Cariótipo
c) Lócus, Éxons, Genes e Genoma
d) Genes, Alelos, Genoma e Cariótipo
e) Íntros, Éxons, Cariótipo e Genoma

A divisão das células eucarióticas é um processo mais elaborado que a divisão das células procarióticas. Em regra, é preciso que muitos cromossomos sejam duplicados e distribuídos igual e exatamente entre as células­filhas. As organelas – mitocôndrias, cloroplastos, retículo endoplasmático, complexo de Golgi e assim por diante – também precisam ser distribuídas entre as células­filhas.
Nessas células, a divisão segue sequencialmente as fases:
a) G1 > S > G2 > M
b) G0 > S > G1 > M
c) G1 > M > G2 > S
d) G > M > G > M
e) G1 > R > G2 > D

O mRNA eucariótico é transcrito é sintetizado na sua forma imatura e para que deixe o núcleo precisa passar por 3 processos diferentes, adição do CAP na porção 5’, cauda poli A e o splicing.
Marque a alternativa que melhor explica o splicing.
a) Retirada dos íntros pelo spliciossomo
b) Retirada dos éxons pelo spliciossomo
c) Retirada dos íntrons pelo ribossomo
d) Retirada dos éxons pelo ribossomo
e) Recombinação somática

A teoria da evolução proposta por Charles Darwin no livro “A Origem das Espécies” apresenta o mecanismo pelo qual as populações acumulam diferenças até chegar ao ponto de formar novas espécies.
Nesse contexto, a _____________ atua favorecendo às variantes que são mais ______________ pois apresentam características que favorecem a sua reprodução, essas características são ______________.
a) Seleção natural, fortes e dominantes
b) Seleção natural, adaptadas e dominantes
c) Seleção natural, fortes e vantagens seletivas
d) Seleção artificial, adaptadas e vantagens seletivas
e) Seleção natural, adaptadas e vantagens seletivas

Muitas células eucarióticas têm duas cópias de cada cromossomo. Essa condição, denominada estado ___________, é característica das células do corpo do eucarionte, isto é, as células ____________. Já as células sexuais, ou ___________, geralmente têm só uma cópia de cada cromossomo, condição denominada estado ____________.
Marque a alternativa que preenche respectivamente as lacunas.
a) Haploide, somáticas, gametas e diploide
b) Diploide, somáticas, gametas e haploide
c) Diploide, somáticas, zigoto e haploide
d) Haploide, procarióticas, zigoto e diploide
e) Somático, maduras, gametas e germinativo

A redescoberta do artigo de Mendel deflagrou uma grande quantidade de estudos sobre a herança em vegetais, animais e microrganismos. A grande pergunta que todos se faziam era “O que é um gene?” Em meados do século 20, essa pergunta foi finalmente respondida. Demonstrou-se que os genes eram constituídos de moléculas complexas denominadas ácidos nucleicos, que por sua vez eram formadas por nucleotídeos.
A estrutura do nucleotídeo compreende:
a) Uma pentose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato
b) Uma pentose, uma base nitrogenada e um aminoácido
c) Uma pentose, um lipídeo e um grupo fosfato
d) Uma glicose, uma base nitrogenada e um aminoácido
e) Uma hexose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato

As doenças genéticas monogênicas são aquelas onde um único par de alelos é afetado. Existem diferentes padrões de herança para doenças monogênicas que variam de acordo com o cromossomo afetado e o padrão de dominância. Doenças como a fibrose cística afetam igualmente homens e mulheres, apresentam salto de geração e geralmente indivíduos afetados tem pais heterozigotos, qual é o padrão de herança apresentado?
a) Autossômica dominante
b) Autossômica recessiva
c) Ligada ao X dominante
d) Ligada ao X recessiva
e) Ligada ao Y

O câncer é resultado de um crescimento desordenado de células que perdem o controle do ciclo celular. Alguns genes têm grande impacto nesse processo, uns de forma dominante e outros de forma recessiva. Além claro, dos fatores ambientais que podem provocar mutações no DNA.
No contexto da genética do câncer, marque a alternativa que apresenta características da célula maligna:
a) Divisão acelerada, evasão da apoptose e acúmulo de mutações
b) Divisão lenta, evasão da apoptose e acúmulo de mutações
c) Divisão lenta, evasão da apoptose e raras mutações
d) Divisão acelerada, reconhecimento pelo sistema imune e incapacidade de invasão
e) Capacidade de invasão, crescimento acelerado e apoptose

Os cromossomos eucarióticos são observados com mais clareza durante a divisão celular quando cada cromossomo se condensa em um volume menor. Nesse momento, a maior densidade dos cromossomos torna possível discernir algumas características estruturais.
Marque a alternativa que indica o momento do ciclo em que o estado de condensação é maior:
a) Metáfase
b) Prófase
c) Interfase
d) Anáfase
e) Telófase

A maioria dos pacientes com Leucemia Mieloide Crônica apresenta uma alteração cromossômica específica que é o resultado da fusão de dois genes de cromossomos diferentes. Essa alteração dá origem ao cromossomo Filadélfia e é classificada como:
a) Duplicação
b) Deleção
c) Translocação
d) Inversão
e) Inserção

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo. É formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos. Avaliando esse cenário: uma fita de DNA apresenta a seguinte sequência: TCAAGT.
Marque a alternativa que indica corretamente a sequência encontrada na fita complementar:
a) AGTTCA
b) AGUUCA
c) ATAAUA
d) AGUUGA
e) AGUUGA

O RNA e o DNA são ácidos nucleicos e, portanto, são constituídos por subunidades denominadas nucleotídeos. Esses dois ácidos nucleicos, no entanto, apresentam algumas diferenças, como é o caso de suas bases nitrogenadas. Analise as alternativas e marque a que apresenta a única base nitrogenada ausente no DNA.
a) Citosina
b) Guanina
c) Uracila
d) Timina
e) Adenina

A divisão celular se trata da capacidade de uma célula se dividir dando origem a outras células. Essa capacidade é de suma importância para todos os organismos vivos. Por exemplo, os organismos pluricelulares, como os humanos, contêm dezenas de milhões de células. Cada célula tem a sua função específica e apresenta um diferente ritmo de divisão celular, algumas delas por não se dividirem por um longo período de tempo permanecem na fase que podemos chamar de:
a) G1
b) G0
c) G2
d) S
e) M

É sabido que os genes presentes nas moléculas de DNA regulam o funcionamento da célula. O RNA, por sua vez, participa da síntese de proteínas. Nesse processo são formadas novas moléculas.
Nesse sentido, afirma-se que os processos de formação de novas moléculas de DNA, RNA e proteínas são denominados respectivamente:
a) transcrição, duplicação e tradução.
b) tradução, transcrição e duplicação.
c) duplicação, transcrição e tradução.
d) transcrição, tradução e duplicação.
e) tradução, duplicação e transcrição.

A meiose é um tipo de divisão celular que ocorre na reprodução sexuada. Nela ocorrem duas divisões celulares seguidas de uma única duplicação do material genético. Contudo, a meiose aumenta a variabilidade dos gametas por conta de dois mecanismos principais.
Marque a alternativa que apresenta esses mecanismos.
a) Splicing e segregação do núcleo
b) Transcrição e mutação
c) Replicação e crossing-over
d) Segregação aleatória dos homólogos e crossing-over
e) Interfase e telófase

A genética é a parte da ciência que estuda a hereditariedade, a estrutura e função dos genes e a variação dos seres vivos. É através da genética que buscamos compreender os mecanismos e leis de transmissão das características através das gerações.
Sobre os conceitos básicos de genética, ordene a coluna da direita com a da esquerda e assinale a ordem correta.
1. Gene recessivo ( ) Unidade de transmissão hereditária.
2. Fenótipo ( ) Patrimônio genético de um indivíduo
3. Gene ( ) Genes que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos.
4. Gene alelos ( ) Aspectos externos (morfológicos ou funcionais) de um indivíduo.
5. Genótipo ( ) Só manifesta o caráter quando estiver em dose dupla.
a) 3, 5, 4, 2, 1.
b) 5, 3, 2, 4, 1.
c) 3, 2, 4, 5, 1.
d) 3, 2, 1, 5, 4.
e) 3, 5, 1, 2, 4.

Em 6 de abril de 2000, o geneticista americano Craig Venter anunciou que 99% do genoma humano havia sido decodificado. A notícia foi uma sensação, embora somente meses depois, em 15 de fevereiro de 2001, o Projeto Genoma Humano (PGH), que competia com o grupo de Venter, tenha publicado resultados cientificamente revisados, nas revistas científicas Science e Nature. O genoma é o material genético de uma espécie, a informação hereditária codificada no DNA. Ele contém todas as informações hereditárias da vida. O plano arquitetônico da natureza é bastante simples: todas as informações importantes são armazenadas numa única cadeia longa. No entanto, a fita do DNA é tão longa que não é tecnicamente possível lê-la como uma única. E esse foi o grande desafio para os cientistas.
Sobre o genoma humano, marque a alternativa correta.
a) Está distribuído em 46 moléculas de DNA, 23 pares cromossômicos, no núcleo de cada célula diplóide.
b) Está distribuído em 23 moléculas de DNA, 23 pares cromossômicos, no núcleo de cada célula diplóide.
c) Está distribuído em 46 moléculas de DNA, 46 pares cromossômicos, no núcleo de cada célula haplóide.
d) Está distribuído em 46 moléculas de DNA, 23 pares cromossômicos, no citoplasma de cada célula haplóide.
e) Está distribuído em 23 moléculas de DNA, 46 pares cromossômicos, no núcleo de cada célula diplóide.

A habilidade dos organismos vivos de reproduzir a própria espécie é uma das características que melhor distinguem os seres vivos da matéria não viva. Assim, a continuidade da vida depende da reprodução de células pré-existentes, ou seja, depende da divisão celular O ciclo celular é constituído de uma fase mitótica mais curta, em que ocorre propriamente a divisão celular, e uma fase mais longa, denominada interfase, na qual a célula cresce e se prepara para uma nova divisão.
Avalie as assertivas abaixo:
I - G1, S e G2 são subfases da interfase.
II - a duplicação dos cromossomos ocorre na fase mitótica.
III - a fase mitótica pode ser dividida em subfases ou estágios: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase, telófase e citocinese.
IV - o ciclo celular é controlado por cinases e ciclinas que são proteínas que atuam em pontos específicos de controle da interfase.
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) I, III e IV
e) II, III e IV

A divisão celular é o processo pelo qual uma célula produz outras células e pode ocorrer por dois tipos nos seres eucariontes: mitose e meiose. Os seres humanos apresentam células somáticas, que constituem o corpo, e células sexuais, também chamadas de gametas, responsáveis pela reprodução.
Qual o tipo de divisão celular que células somáticas e gametas sofrem?
a) células somáticas sofrem meiose e gametas sofrem mitose
b) células somáticas sofrem mitose e gametas sofrem meiose
c) células somáticas e gametas sofrem apenas mitose
d) células somáticas e gametas sofrem apenas meiose
e) células somáticas e gametas podem ambos sofrer os dois tipos de divisão

O ciclo celular é um processo elaborado que consiste em várias etapas sequenciais que resultam na divisão da célula em duas células-filhas na mitose. Durante a Fase S do ciclo, todos os cromossomos são duplicados para que cada célula-filha tenha sua cópia do genoma.
Qual o nome do processo em que uma molécula de DNA é copiada e qual a enzima que faz a adição dos novos nucleotídeos?
a) Replicação e RNA polimerase
b) Replicação e DNA polimerase
c) Transcrição e DNA polimerase
d) Transcrição e RNA polimerase
e) Transcrição reversa e transcriptase reversa

Os ___________ são sequências da molécula de DNA que armazenam informações hereditárias. As suas variações, que circulam dentro de uma população são chamadas de ____________. O conjunto de toda informação genética de uma espécie é chamada de ____________ e quando organizamos todo esse conteúdo em cromossomos alinhados temos um ___________, que na espécie humana tem 46 cromossomos.
Marque a alternativa que preenche respectivamente as lacunas.
a) Genes, Alelos, Ploidia e Genoma
b) Alelos, Genes, Ploidia e Cariótipo
c) Lócus, Éxons, Genes e Genoma
d) Genes, Alelos, Genoma e Cariótipo
e) Íntros, Éxons, Cariótipo e Genoma

A divisão das células eucarióticas é um processo mais elaborado que a divisão das células procarióticas. Em regra, é preciso que muitos cromossomos sejam duplicados e distribuídos igual e exatamente entre as células­filhas. As organelas – mitocôndrias, cloroplastos, retículo endoplasmático, complexo de Golgi e assim por diante – também precisam ser distribuídas entre as células­filhas.
Nessas células, a divisão segue sequencialmente as fases:
a) G1 > S > G2 > M
b) G0 > S > G1 > M
c) G1 > M > G2 > S
d) G > M > G > M
e) G1 > R > G2 > D

O mRNA eucariótico é transcrito é sintetizado na sua forma imatura e para que deixe o núcleo precisa passar por 3 processos diferentes, adição do CAP na porção 5’, cauda poli A e o splicing.
Marque a alternativa que melhor explica o splicing.
a) Retirada dos íntros pelo spliciossomo
b) Retirada dos éxons pelo spliciossomo
c) Retirada dos íntrons pelo ribossomo
d) Retirada dos éxons pelo ribossomo
e) Recombinação somática

A teoria da evolução proposta por Charles Darwin no livro “A Origem das Espécies” apresenta o mecanismo pelo qual as populações acumulam diferenças até chegar ao ponto de formar novas espécies.
Nesse contexto, a _____________ atua favorecendo às variantes que são mais ______________ pois apresentam características que favorecem a sua reprodução, essas características são ______________.
a) Seleção natural, fortes e dominantes
b) Seleção natural, adaptadas e dominantes
c) Seleção natural, fortes e vantagens seletivas
d) Seleção artificial, adaptadas e vantagens seletivas
e) Seleção natural, adaptadas e vantagens seletivas

Muitas células eucarióticas têm duas cópias de cada cromossomo. Essa condição, denominada estado ___________, é característica das células do corpo do eucarionte, isto é, as células ____________. Já as células sexuais, ou ___________, geralmente têm só uma cópia de cada cromossomo, condição denominada estado ____________.
Marque a alternativa que preenche respectivamente as lacunas.
a) Haploide, somáticas, gametas e diploide
b) Diploide, somáticas, gametas e haploide
c) Diploide, somáticas, zigoto e haploide
d) Haploide, procarióticas, zigoto e diploide
e) Somático, maduras, gametas e germinativo

A redescoberta do artigo de Mendel deflagrou uma grande quantidade de estudos sobre a herança em vegetais, animais e microrganismos. A grande pergunta que todos se faziam era “O que é um gene?” Em meados do século 20, essa pergunta foi finalmente respondida. Demonstrou-se que os genes eram constituídos de moléculas complexas denominadas ácidos nucleicos, que por sua vez eram formadas por nucleotídeos.
A estrutura do nucleotídeo compreende:
a) Uma pentose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato
b) Uma pentose, uma base nitrogenada e um aminoácido
c) Uma pentose, um lipídeo e um grupo fosfato
d) Uma glicose, uma base nitrogenada e um aminoácido
e) Uma hexose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato

As doenças genéticas monogênicas são aquelas onde um único par de alelos é afetado. Existem diferentes padrões de herança para doenças monogênicas que variam de acordo com o cromossomo afetado e o padrão de dominância. Doenças como a fibrose cística afetam igualmente homens e mulheres, apresentam salto de geração e geralmente indivíduos afetados tem pais heterozigotos, qual é o padrão de herança apresentado?
a) Autossômica dominante
b) Autossômica recessiva
c) Ligada ao X dominante
d) Ligada ao X recessiva
e) Ligada ao Y

O câncer é resultado de um crescimento desordenado de células que perdem o controle do ciclo celular. Alguns genes têm grande impacto nesse processo, uns de forma dominante e outros de forma recessiva. Além claro, dos fatores ambientais que podem provocar mutações no DNA.
No contexto da genética do câncer, marque a alternativa que apresenta características da célula maligna:
a) Divisão acelerada, evasão da apoptose e acúmulo de mutações
b) Divisão lenta, evasão da apoptose e acúmulo de mutações
c) Divisão lenta, evasão da apoptose e raras mutações
d) Divisão acelerada, reconhecimento pelo sistema imune e incapacidade de invasão
e) Capacidade de invasão, crescimento acelerado e apoptose

Os cromossomos eucarióticos são observados com mais clareza durante a divisão celular quando cada cromossomo se condensa em um volume menor. Nesse momento, a maior densidade dos cromossomos torna possível discernir algumas características estruturais.
Marque a alternativa que indica o momento do ciclo em que o estado de condensação é maior:
a) Metáfase
b) Prófase
c) Interfase
d) Anáfase
e) Telófase

A maioria dos pacientes com Leucemia Mieloide Crônica apresenta uma alteração cromossômica específica que é o resultado da fusão de dois genes de cromossomos diferentes. Essa alteração dá origem ao cromossomo Filadélfia e é classificada como:
a) Duplicação
b) Deleção
c) Translocação
d) Inversão
e) Inserção

Prévia do material em texto

<p>EXERCÍCIO DE REVISÃO – GENÉTICA</p><p>1. O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos</p><p>e que carrega toda a informação genética de um organismo. É formado por uma fita dupla em forma de espiral</p><p>(dupla hélice), composta por nucleotídeos. Avaliando esse cenário: uma fita de DNA apresenta a seguinte</p><p>sequência: TCAAGT. Marque a alternativa que indica corretamente a sequência encontrada na fita complementar:</p><p>a) AGTTCA</p><p>b) AGUUCA</p><p>c) ATAAUA</p><p>d) AGUUGA</p><p>e) AGUUGA</p><p>2. O RNA e o DNA são ácidos nucleicos e, portanto, são constituídos por subunidades denominadas</p><p>nucleotídeos. Esses dois ácidos nucleicos, no entanto, apresentam algumas diferenças, como é o caso de suas</p><p>bases nitrogenadas. Analise as alternativas e marque a que apresenta a única base nitrogenada ausente no DNA.</p><p>a) Citosina</p><p>b) Guanina</p><p>c) Uracila</p><p>d) Timina</p><p>e) Adenina</p><p>3. A divisão celular se trata da capacidade de uma célula se dividir dando origem a outras células. Essa</p><p>capacidade é de suma importância para todos os organismos vivos. Por exemplo, os organismos pluricelulares,</p><p>como os humanos, contêm dezenas de milhões de células. Cada célula tem a sua função específica e apresenta</p><p>um diferente ritmo de divisão celular, algumas delas por não se dividirem por um longo período de tempo</p><p>permanecem na fase que podemos chamar de:</p><p>a) G1</p><p>b) G0</p><p>c) G2</p><p>d) S</p><p>e) M</p><p>4. É sabido que os genes presentes nas moléculas de DNA regulam o funcionamento da célula. O RNA, por</p><p>sua vez, participa da síntese de proteínas. Nesse processo são formadas novas moléculas. Nesse sentido, afirma-</p><p>se que os processos de formação de novas moléculas de DNA, RNA e proteínas são denominados respectivamente:</p><p>a) transcrição, duplicação e tradução.</p><p>b) tradução, transcrição e duplicação.</p><p>c) duplicação, transcrição e tradução.</p><p>d) transcrição, tradução e duplicação.</p><p>e) tradução, duplicação e transcrição.</p><p>5. A meiose é um tipo de divisão celular que ocorre na reprodução sexuada. Nela ocorrem duas divisões</p><p>celulares seguidas de uma única duplicação do material genético. Contudo, a meiose aumenta a variabilidade dos</p><p>gametas por conta de dois mecanismos principais. Marque a alternativa que apresenta esses mecanismos.</p><p>a) Splicing e segregação do núcleo</p><p>b) Transcrição e mutação</p><p>c) Replicação e crossing-over</p><p>d) Segregação aleatória dos homólogos e crossing-over</p><p>e) Interfase e telófase</p><p>6. A genética é a parte da ciência que estuda a hereditariedade, a estrutura e função dos genes e a variação dos</p><p>seres vivos. É através da genética que buscamos compreender os mecanismos e leis de transmissão das</p><p>características através das gerações. Sobre os conceitos básicos de genética, ordene a coluna da direita com a da</p><p>esquerda e assinale a ordem correta.</p><p>1. Gene recessivo ( ) Unidade de transmissão hereditária.</p><p>2. Fenótipo ( ) Patrimônio genético de um indivíduo</p><p>3. Gene ( ) Genes que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos.</p><p>4. Gene alelos ( ) Aspectos externos (morfológicos ou funcionais) de um indivíduo.</p><p>5. Genótipo ( ) Só manifesta o caráter quando estiver em dose dupla.</p><p>a) 3, 5, 4, 2, 1.</p><p>b) 5, 3, 2, 4, 1.</p><p>c) 3, 2, 4, 5, 1.</p><p>d) 3, 2, 1, 5, 4.</p><p>e) 3, 5, 1, 2, 4.</p><p>7. Em 6 de abril de 2000, o geneticista americano Craig Venter anunciou que 99% do genoma humano havia sido</p><p>decodificado. A notícia foi uma sensação, embora somente meses depois, em 15 de fevereiro de 2001, o Projeto</p><p>Genoma Humano (PGH), que competia com o grupo de Venter, tenha publicado resultados cientificamente</p><p>revisados, nas revistas científicas Science e Nature. O genoma é o material genético de uma espécie, a informação</p><p>hereditária codificada no DNA. Ele contém todas as informações hereditárias da vida. O plano arquitetônico da</p><p>natureza é bastante simples: todas as informações importantes são armazenadas numa única cadeia longa. No</p><p>entanto, a fita do DNA é tão longa que não é tecnicamente possível lê-la como uma única. E esse foi o grande</p><p>desafio para os cientistas. Sobre o genoma humano, marque a alternativa correta.</p><p>a) Está distribuído em 46 moléculas de DNA, 23 pares cromossômicos, no núcleo de cada célula diplóide.</p><p>b) Está distribuído em 23 moléculas de DNA, 23 pares cromossômicos, no núcleo de cada célula diplóide.</p><p>c) Está distribuído em 46 moléculas de DNA, 46 pares cromossômicos, no núcleo de cada célula haplóide.</p><p>d) Está distribuído em 46 moléculas de DNA, 23 pares cromossômicos, no citoplasma de cada célula haplóide.</p><p>e) Está distribuído em 23 moléculas de DNA, 46 pares cromossômicos, no núcleo de cada célula diplóide.</p><p>8. A habilidade dos organismos vivos de reproduzir a própria espécie é uma das características que melhor</p><p>distinguem os seres vivos da matéria não viva. Assim, a continuidade da vida depende da reprodução de células</p><p>pré-existentes, ou seja, depende da divisão celular O ciclo celular é constituído de uma fase mitótica mais curta, em</p><p>que ocorre propriamente a divisão celular, e uma fase mais longa, denominada interfase, na qual a célula cresce e</p><p>se prepara para uma nova divisão.</p><p>Avalie as assertivas abaixo:</p><p>I - G1, S e G2 são subfases da interfase.</p><p>II - a duplicação dos cromossomos ocorre na fase mitótica.</p><p>III - a fase mitótica pode ser dividida em subfases ou estágios: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase, telófase e</p><p>citocinese.</p><p>IV - o ciclo celular é controlado por cinases e ciclinas que são proteínas que atuam em pontos específicos de controle</p><p>da interfase.</p><p>São verdadeiras:</p><p>a) I e II</p><p>b) I e III</p><p>c) II e IV</p><p>d) I, III e IV</p><p>e) II, III e IV</p><p>9. A divisão celular é o processo pelo qual uma célula produz outras células e pode ocorrer por dois tipos nos seres</p><p>eucariontes: mitose e meiose. Os seres humanos apresentam células somáticas, que constituem o corpo, e células</p><p>sexuais, também chamadas de gametas, responsáveis pela reprodução. Qual o tipo de divisão celular que células</p><p>somáticas e gametas sofrem?</p><p>a) células somáticas sofrem meiose e gametas sofrem mitose</p><p>b) células somáticas sofrem mitose e gametas sofrem meiose</p><p>c) células somáticas e gametas sofrem apenas mitose</p><p>d) células somáticas e gametas sofrem apenas meiose</p><p>e) células somáticas e gametas podem ambos sofrer os dois tipos de divisão</p><p>10. O ciclo celular é um processo elaborado que consiste em várias etapas sequenciais que resultam na divisão da</p><p>célula em duas células-filhas na mitose. Durante a Fase S do ciclo, todos os cromossomos são duplicados para que</p><p>cada célula-filha tenha sua cópia do genoma. Qual o nome do processo em que uma molécula de DNA é copiada e</p><p>qual a enzima que faz a adição dos novos nucleotídeos?</p><p>a) Replicação e RNA polimerase</p><p>b) Replicação e DNA polimerase</p><p>c) Transcrição e DNA polimerase</p><p>d) Transcrição e RNA polimerase</p><p>e) Transcrição reversa e transcriptase reversa</p><p>11. Os ___________ são sequências da molécula de DNA que armazenam informações hereditárias. As suas</p><p>variações, que circulam dentro de uma população são chamadas de ____________. O conjunto de toda informação</p><p>genética de uma espécie é chamada de ____________ e quando organizamos todo esse conteúdo em</p><p>cromossomos alinhados temos um ___________, que na espécie humana tem 46 cromossomos. Marque a</p><p>alternativa que preenche respectivamente as lacunas.</p><p>a) Genes, Alelos, Ploidia e Genoma</p><p>b) Alelos, Genes, Ploidia e Cariótipo</p><p>c) Lócus, Éxons, Genes e Genoma</p><p>d) Genes, Alelos, Genoma e Cariótipo</p><p>e) Íntros, Éxons, Cariótipo e Genoma</p><p>12. A divisão das células eucarióticas é um processo mais elaborado que a divisão das células procarióticas. Em</p><p>regra, é preciso que muitos cromossomos sejam duplicados e distribuídos igual e exatamente entre as células­filhas.</p><p>As organelas – mitocôndrias, cloroplastos,</p><p>retículo endoplasmático, complexo de Golgi e assim por diante – também</p><p>precisam ser distribuídas entre as células­filhas. Nessas células, a divisão segue sequencialmente as fases:</p><p>a) G1 > S > G2 > M</p><p>b) G0 > S > G1 > M</p><p>c) G1 > M > G2 > S</p><p>d) G > M > G > M</p><p>e) G1 > R > G2 > D</p><p>13. O mRNA eucariótico é transcrito é sintetizado na sua forma imatura e para que deixe o núcleo precisa passar</p><p>por 3 processos diferentes, adição do CAP na porção 5’, cauda poli A e o splicing. Marque a alternativa que melhor</p><p>explica o splicing.</p><p>a) Retirada dos íntros pelo spliciossomo</p><p>b) Retirada dos éxons pelo spliciossomo</p><p>c) Retirada dos íntrons pelo ribossomo</p><p>d) Retirada dos éxons pelo ribossomo</p><p>e) Recombinação somática</p><p>14. A teoria da evolução proposta por Charles Darwin no livro “A Origem das Espécies” apresenta o mecanismo</p><p>pelo qual as populações acumulam diferenças até chegar ao ponto de formar novas espécies. Nesse contexto, a</p><p>_____________ atua favorecendo às variantes que são mais ______________ pois apresentam características que</p><p>favorecem a sua reprodução, essas características são ______________. Marque a alternativa que respectivamente</p><p>preenche as lacunas.</p><p>a) Seleção natural, fortes e dominantes</p><p>b) Seleção natural, adaptadas e dominantes</p><p>c) Seleção natural, fortes e vantagens seletivas</p><p>d) Seleção artificial, adaptadas e vantagens seletivas</p><p>e) Seleção natural, adaptadas e vantagens seletivas</p><p>15. Muitas células eucarióticas têm duas cópias de cada cromossomo. Essa condição, denominada estado</p><p>___________, é característica das células do corpo do eucarionte, isto é, as células ____________. Já as células</p><p>sexuais, ou ___________, geralmente têm só uma cópia de cada cromossomo, condição denominada estado</p><p>___________. Marque a alternativa que preenche respectivamente as lacunas.</p><p>a) Haploide, somáticas, gametas e diploide</p><p>b) Diploide, somáticas, gametas e haploide</p><p>c) Diploide, somáticas, zigoto e haploide</p><p>d) Haploide, procarióticas, zigoto e diploide</p><p>e) Somático, maduras, gametas e germinativo</p><p>16. A redescoberta do artigo de Mendel deflagrou uma grande quantidade de estudos sobre a herança em vegetais,</p><p>animais e microrganismos. A grande pergunta que todos se faziam era “O que é um gene?” Em meados do século</p><p>20, essa pergunta foi finalmente respondida. Demonstrou-se que os genes eram constituídos de moléculas</p><p>complexas denominadas ácidos nucleicos, que por sua vez eram formadas por nucleotídeos. A estrutura do</p><p>nucleotídeo compreende:</p><p>a) Uma pentose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato</p><p>b) Uma pentose, uma base nitrogenada e um aminoácido</p><p>c) Uma pentose, um lipídeo e um grupo fosfato</p><p>d) Uma glicose, uma base nitrogenada e um aminoácido</p><p>e) Uma hexose, uma base nitrogenada e um grupo fosfato</p><p>17. As doenças genéticas monogênicas são aquelas onde um único par de alelos é afetado. Existem diferentes</p><p>padrões de herança para doenças monogênicas que variam de acordo com o cromossomo afetado e o padrão de</p><p>dominância. Doenças como a fibrose cística afetam igualmente homens e mulheres, apresentam salto de geração</p><p>e geralmente indivíduos afetados tem pais heterozigotos, qual é o padrão de herança apresentado?</p><p>a) Autossômica dominante</p><p>b) Autossômica recessiva</p><p>c) Ligada ao X dominante</p><p>d) Ligada ao X recessiva</p><p>e) Ligada ao Y</p><p>18. O câncer é resultado de um crescimento desordenado de células que perdem o controle do ciclo celular. Alguns</p><p>genes têm grande impacto nesse processo, uns de forma dominante e outros de forma recessiva. Além claro, dos</p><p>fatores ambientais que podem provocar mutações no DNA. No contexto da genética do câncer, marque a alternativa</p><p>que apresenta características da célula maligna:</p><p>a) Divisão acelerada, evasão da apoptose e acúmulo de mutações</p><p>b) Divisão lenta, evasão da apoptose e acúmulo de mutações</p><p>c) Divisão lenta, evasão da apoptose e raras mutações</p><p>d) Divisão acelerada, reconhecimento pelo sistema imune e incapacidade de invasão</p><p>e) Capacidade de invasão, crescimento acelerado e apoptose</p><p>19. Os cromossomos eucarióticos são observados com mais clareza durante a divisão celular quando cada</p><p>cromossomo se condensa em um volume menor. Nesse momento, a maior densidade dos cromossomos torna</p><p>possível discernir algumas características estruturais. Marque a alternativa que indica o momento do ciclo em que</p><p>o estado de condensação é maior:</p><p>a) Metáfase</p><p>b) Prófase</p><p>c) Interfase</p><p>d) Anáfase</p><p>e) Telófase</p><p>20. A maioria dos pacientes com Leucemia Mieloide Crônica apresenta uma alteração cromossômica específica que</p><p>é o resultado da fusão de dois genes de cromossomos diferentes. Essa alteração dá origem ao cromossomo</p><p>Filadélfia e é classificada como:</p><p>a) Duplicação</p><p>b) Deleção</p><p>c) Translocação</p><p>d) Inversão</p><p>e) Inserção</p>

Mais conteúdos dessa disciplina