Buscar

Fitoplancton e Zooplancton + exercícios de revisão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Fitoplâncton é um dos tipos de plâncton, formado por organismos vegetais, em sua grande maioria microscópica, que flutuam com pouca capacidade de locomoção nos oceanos e mares, na superfície de águas salobras, doces ou lagos
Microalgas, ou seja, algas unicelulares são os principais organismos que compõem o fitoplâncton.  Dentre os diversos grupos de algas presentes no fitoplâncton, as diatomáceas e os dinoflagelados são os grupos de algas mais abundantes.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
O zooplâncton pode ser classificado em dois grupos (Yoneda, 1999):
Holoplâncton – organismos que passam todo o ciclo de vida no plâncton, como os copépodes (mais diversificada classe de crustáceos, e maior grupo que compõem o zooplâncton), entre outros crustáceos (como  Krill);urocordados filtradores (como a apendiculárias e salpas); quetognatos e hidromedusas.
Meroplâncton – organismos que passam apenas uma fase da vida no plâncton, como os ovos, as larvas e animais em fase juvenil, como as larvas de crustáceos, moluscos e equinodermas. As larvas e os ovos de peixes fazem parte do meroplâncton, e são denominadas ictioplâncton.
*
*
*
*
A fotossíntese consiste em um processo metabólico pelo qual a energia da luz solar é utilizada na conversão de dióxido de carbono e de água em carboidratos e oxigênio.
Com relação a esse processo, considere as seguintes afirmações.
I. A produção de carboidratos ocorre na etapa fotoquímica.
II. A água é a fonte do oxigênio produzido pela fotossíntese.
III. A etapa química ocorre no estroma dos cloroplastos.
Quais estão corretas? 
a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas I e III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III. 
*
*
 A figura abaixo mostra dois peixes identificados pelos números 1 e 2 que apresentam adaptações fisiológicas para sobreviver em diferentes ambientes. As setas indicam o fluxo de sais e de água em cada peixe.
Considere as seguintes afirmações, sobre características desses peixes.
I. O peixe 1 é hipertônico em relação ao ambiente. 
II. O peixe 1 capta sais por transporte ativo.
III. O peixe 2 perde água para o meio por osmose.
Quais estão corretas? 
a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. 
e) I, II e III. 
*
*
Durante o período das grandes navegações, vários exploradores viajaram por novas terras, entrando em contato com novos tipos de fauna, ainda desconhecidos pela ciência. O naturalista Charles Darwin foi um deles. A partir de então, houve grande avanço quanto ao conhecimento sistemático e zoológico da biota sobre o planeta.
Considerando essas observações, analise as afirmativas a seguir.
I. Os únicos mamíferos ovíparos atualmente são os Monotremados; já os gambás fazem parte dos Marsupiais, que são mamíferos que apresentam marsúpio.
II. O grupo mais bem-sucedido de répteis foi o grupo dos dinossauros, já extinto há cerca de 65 milhões de anos, após um período denominado de "Idade dos Répteis".
III. As aves atuais são classificadas em dois grupos, o das Paleognathae ou Ratitas (aves que não voam), que incluem a ema e o avestruz, e o das Neognathae, que incluem as aves mais modernas, como os Passeriformes.
Está(ão) correta(s) 
a) apenas I. 
b) apenas II. 
c) apenas I e III. 
d) apenas II e III. 
e) I, II e III. 
 
*
*
]. Em comemoração aos cinco séculos do descobrimento do País, em 21 de setembro de 2000 foi inaugurado no Horto Florestal da cidade de São Paulo o Arboreto 500 anos. No local foram plantadas 500 mudas de 24 espécies de árvores nativas do Brasil.
Em 2008, aos 8 anos, a área possuía exemplares com altura de até 26 metros, como o mutambo e o ingá. Nesse ano, os organizadores do Arboreto 500 anos resolveram calcular o sequestro de CO2 pelas árvores plantadas. Para isso, calcularam o volume dos troncos, ramos, raízes e densidade da madeira das árvores do local.
Estimaram que, em oito anos, o Arboreto absorveu 60 toneladas de CO2.
Contudo, os pesquisadores acreditam que este número esteja subestimado, pois, ao longo dos oito anos de crescimento das árvores, o total de carbono sequestrado teria sido maior que aquele presente quando do cálculo do volume dos troncos, ramos e raízes. Outro importante fator deveria ter sido considerado.
Que processo fisiológico permitiu às árvores o acúmulo de 60 toneladas de carbono e que fator deveria ter sido considerado no cômputo do total de carbono sequestrado pelas árvores do Arboreto ao longo dos oito anos? Justifique suas respostas. 
*
*
Quanto à termorregulação, os animais são classificados em endotérmicos, ou seja, dependentes da produção metabólica de calor, e ectotérmicos, que utilizam fontes ambientais de calor para manter seu metabolismo.
a) Um habitat com baixo suprimento de alimentos favorece o estabelecimento de animais endotérmicos ou ectotérmicos? Justifique sua resposta.
b) Considerando as características do primeiro grupo de vertebrados a conquistar definitivamente o ambiente terrestre, seus representantes viviam em um clima mais próximo ao tropical ou ao temperado? Justifique sua resposta. 
*
*
Os fungos são organismos que: 
a) realizam a reserva de carboidratos na forma de amido. 
b) sempre apresentam o corpo constituído por uma célula (unicelulares), geralmente filamentosa, exceto as estruturas reprodutivas. 
c) são procariontes que geralmente formam colônias. 
d) desempenham um papel muito importante na nutrição vegetal, através das associações simbióticas com as raízes das plantas, sendo chamados micorrizas. 
e) são autotróficos ou heterotróficos 
*
*
Gustavo foi contratado para trabalhar como jardineiro em uma residência na cidade de São Paulo. Os proprietários do imóvel exigiram que Gustavo mantivesse a grama sempre irrigada e aparada a uma altura específica, o que, dependendo da época do ano, exigiu podas mais ou menos frequentes.
Considerando que o balanço entre taxa de fotossíntese e taxa de respiração varia ao longo do ano em razão das diferenças de temperatura, intensidade luminosa e períodos de claro e escuro ao longo das 24 horas do dia, pode-se afirmar corretamente que as podas foram 
a) mais frequentes entre outubro e dezembro, período no qual a luminosidade intensa determinou o aumento da taxa de fotossíntese, mantendo o gramado no seu ponto de compensação fótica. 
b) mais frequentes entre dezembro e fevereiro, período no qual o aumento da intensidade luminosa determinou um aumento na taxa de respiração. 
c) menos frequentes entre abril e junho, período no qual as baixas temperaturas determinaram o aumento da taxa de respiração e colocaram o gramado acima de seu ponto de compensação fótica. 
d) menos frequentes entre junho e agosto, período no qual a diferença entre a taxa de fotossíntese e a taxa de respiração tornou-se menor. 
e) menos frequentes entre agosto e outubro, período no qual os dias mais curtos em relação às noites levaram a uma taxa de fotossíntese abaixo da taxa de respiração. 
*
*
 A figura a seguir representa uma árvore filogenética, referente à classificação dos seres vivos em cinco reinos, bem como alguns seres vivos pertencentes a cada um desses reinos.
Pensando nas características de alguns seres representados na árvore filogenética, é correto afirmar que o reino 
a) Animalia agrupa os seres vivos unicelulares e pluricelulares, organizados em vertebrados e invertebrados. 
b) Fungi é formado por seres vivos autótrofos, como os cogumelos e os bolores. 
c) Protoctista reúne as algas e os protozoários exclusivamente pluricelulares. 
d) Monera inclui as bactérias que não têm núcleo e nem material genético. 
e) Plantae agrupa seres vivos pluricelulares, clorofilados e eucariontes. 
 
*
*
 Ao longo da evolução dos vertebrados, a 
a) digestão tornou-se cada vez mais complexa. A tomada do alimento pela boca e sua passagem pelo estômago e intestino são características apenas do grupo mais recente. 
b) circulação apresentou poucas mudanças. O número de câmaras cardíacas aumentou, o que não influenciou a circulação pulmonar e a sistêmica, que
são completamente separadas em todos os grupos. 
c) respiração, no nível celular, manteve-se semelhante em todos os grupos. Houve mudança, porém, nos órgãos responsáveis pelas trocas gasosas, que diferem entre grupos. 
d) excreção sofreu muitas alterações, devido a mudanças no sistema excretor. Porém, independentemente do ambiente em que vivem, os animais excretam ureia, amônia e ácido úrico. 
e) reprodução sofreu algumas mudanças relacionadas com a conquista do ambiente terrestre. Assim, todos os vertebrados, com exceção dos peixes, independem da água para se reproduzir. 
 
*
*
Um animal que apresenta sistema excretor, ausência de sistema cardiovascular e é triblástico pertence aos grupos dos 
a) cnidários e anelídeos. 
b) moluscos e equinodermos. 
c) platelmintos e nematelmintos. 
d) platelmintos, nematelmintos e anelídeos. 
e) anelídeos, moluscos e equinodermos. 
 
*
*
 Considere os filos de animais viventes e as seguintes características relacionadas à conquista do ambiente terrestre:
I. Transporte de gases feito exclusivamente pelo sistema respiratório, independente do sistema circulatório.
II. Respiração cutânea e pulmonar no mesmo indivíduo.
III. Ovos com casca calcárea resistente e porosa.
A sequência que reproduz corretamente a ordem evolutiva de surgimento de tais características é: 
a) I, II e III. 
b) II, I e III. 
c) II, III e I. 
d) III, I e II. 
e) III, II e I. 
*
*
Mamíferos aquáticos, como os cetáceos, possuem um espesso revestimento de tecido adiposo com importante função para 
a) facilitar a flutuação. 
b) proteção contra predadores. 
c) evitar perda de calor. 
d) evitar perda de água. 
e) moldar o corpo, tornando-o mais hidrodinâmico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais