Buscar

AV2 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - MCB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0565_AV2_201204054126 » TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201204054126 - MARCELO CAMPOS BRASIL
	Professor:
	JULIO CESAR TEIXEIRA DE FREITAS
	Turma: 9008/AH
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0        Nota do Trabalho: 0        Nota de Participação: 2        Data: 21/08/2013 17:55:33
	
	 1a Questão (Cód.: 65693)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Analise a frase a seguir destacando a importância do Treinamento e Desenvolvimento (T&D) para as organizações, destacando suas vantagens e desvantagens: "o investimento em treinamento visando desenvolver profissionais especializados e valorizados ainda é a melhor solução neste processo de transformações" (SHINYASHIKI, 1998).
		
	
Resposta: Sim, pois a empresa que desenvolve o treinamento em seus funcionários ganha na produção e é o objetivo esperado pela empresa e os funcionários por está especializado para desenvolver seus conhecimentos em outras áreas da organização.
	
Gabarito: O aluno deverá argumentar sobre a relação entre a frase de Shinyashiki e a importância do Treinamento e Desenvolvimento (T&D) para uma organização, citando pelo menos uma vantagem e uma desvantagem do T&D. Uma vantagem relevante é o aproveitamento do capital humano da empresa reduzindo os custos com recrutamento de seleção, assim como o desenvolvimento do indivíduo e o aumento da motivação dos profissionais da empresa. Uma desvantagem a ser considerada é a impossibilidade de inserção de pessoas que não estão presas aos paradigmas da empresa.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 92520)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Apresente a diferença entre uma Universidade Corporativa e um departamento de Treinamento de Desenvolvimento que as organizações ainda possuem em suas estruturas organizacionais.
		
	
Resposta: Processos de pessoas no mercado de trabalho por meio de técnicas adequadas de seleção visando potencial do candidato.
	
Gabarito: Em sua resposta o aluno deverá demonstrar que consegue distinguir a UC enquanto um elemento de promoção e desenvolvimentos de competências estratégicas e críticas para o futuro da organização, distinto de um departamento de TD mais focado em necessidades mais táticas e operacionais da organização.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 43019)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma das responsabilidades macro do subsistema de T&D é:
		
	 
	Gerir os processos que envolvam a qualificação, o aperfeiçoamento e a atualização do quadro funcional para o desempenho de suas atividades profissionais, com ações vinculadas à estratégia organizacional e aos objetivos esperados pela empresa.
	
	Administrar a consistência interna e externa da remuneração dos empregados por meio da elaboração de uma estrutura salarial adequada à realidade da organização e consistentemente ajustada ao mercado de trabalho utilizando pesquisa salarial.
	
	Desenvolver os processos ligados à captação de pessoas no mercado de trabalho por meio do uso de técnicas adequadas de recrutamento e seleção de pessoas visando aplicar testes seletivos que possam levantar o potencial dos candidatos.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	Levantar, por meio de instrumentos de específicos, o clima organizacional mapeando as áreas que demonstram maior grau de insatisfação, estabelecendo indicadores concretos que permitam medir sua variação e sugerindo ações que possam influenciar na melhoria das relações entre os empregados.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 42812)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A EAD - Educação a Distância - vem se expandindo por duas razões fundamentais.De acordo com as alternativas de respostas propostas, assinale aquela que indica ¿ adequadamente ¿ estas duas razões.
		
	
	O crescimento dos treinamentos por vídeo-conferência e DVD.
	
	O surgimento das Universidades Corporativas e cursos de informática.
	 
	O uso da internet e das intranets, além da evolução da tecnologia da informação (TI).
	
	O conjunto das alternativas de resposta propostas atende plenamente ao enunciado desta questão.
	
	Nenhuma das anteriores
	
	
	 5a Questão (Cód.: 81459)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após um Programa de Treinamento e Desenvolvimento realizado na Companhia de Melhoramentos Urbanos, houve a conscientização dos gestores para a importância da interdependência das partes que compõem o todo. Isto tornou os gerentes mais preocupados em investir em funcionários multitarefas, no desenvolvimento humano e no conhecimento de todas as áreas da organização, pois o corpo de gestores passou a ter uma visão
		
	
	funcional.
	
	orgânica.
	 
	sistêmica.
	
	contingencial.
	
	especializada.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 42015)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As profundas mudanças socioculturais, políticas, tecnológicas e econômicas, que caracterizam o cenário atual das organizações, requerem cada vez mais qualificação e atualização da mão de obra para operar tecnologias sofisticadas e atuar em ambiente competitivo e em constante mutação. Este cenário, no Brasil, é acentuado:I - Pela abundancia de mão de obra disponível no mercado em função das políticas públicas referentes à educação que permitem a inserção de pessoas nas organizações.II - Pelo excesso de talentos disponíveis no mercado que podem atuar, com habilidade e competência, em todas as condições de mercado de forma eficiente e eficaz.III - Por desregulamentação, globalização e surgimento de mercados emergentes, que exigem novas regras e muita competência das organizações.IV - Pelo desenvolvimento de pessoas e estratégias para obter resultados extraordinários através da massificação de métodos e técnicas de treinamento.A alternativa correta corresponde a letra:
		
	
	III e II
	
	IV e I
	
	II
	 
	III
	
	III e IV
	
	
	 7a Questão (Cód.: 42016)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao se analisar os resultados da produção de uma fábrica se verificou que os funcionários estavam manuseando mal o equipamento e muitas peças, depois de prontas, necessitavam de acertos o que fazia o setor deixar de produzir peças novas. O Setor de TD foi acionado e elaborou um curso de reciclagem com foco nas habilidades dos funcionários.Nesse caso citado, os objetivos do curso de TD são:
		
	
	Aumentar a cadeia de valor.
	
	Melhorar o atendimento ao cliente
	
	Melhorar a relação capita X trabalho
	 
	Eliminação do retrabalho
	
	Garantir conhecimentos novos aos treinados
	
	
	 8a Questão (Cód.: 42020)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao concluir o levantamento de necessidades de um setor, o Analista de TD identifica que os funcionários necessitam de treinamento de informática.Esse treinamento é denominado de:
		
	
	Objetivo
	
	Profissional
	 
	Técnico
	
	Atitudinal
	
	Especializado
	
	
	 9a Questão (Cód.: 29619)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Luz (2008) o subsistema de treinamento serve para:
		
	
	Atualizar, poia a empresa interessa apenas que seus funcionários estejam atentos às mudanças em seus negácios.
	
	Treinar e Atualizar, pois o aperfeiçoamento é uma atividades de outro subsistema.
	
	Aperfeiçoar e Atualizar, pois a qualificação é adquirida na educação formal.
	 
	Qualificar, Aperfeiçoar e Atualizar.
	
	Qualificar e Atualizar, pois cada um deve cuidar do próprio desenvolvimento.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 26671)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando que o processo de integração para novos empregados refere-se a um treinamento intensivo com relação as informações sobre a empresa contratante, visando diminuir a ansiedade e a insegurança do colaborador ao novo ambiente de trabalho, podemos afirmar que os principais itens abordados neste processo de ambientação são:
		
	 
	missão, visão, valores institucionais, aspectos sobre a cultura e a estrutura organizacional e as políticas de recursos humanos porque são as informações que facilitarão a adaptação do empregado.
	
	políticas de Recursos Humanos porque o empregado precisa ter ciência de todos seus descontos em folha de pagamento.
	
	missão, visão e valores institucionais, porque o novo empregado precisa saber apenas sobre a cultura da empresa onde vai trabalhar.somente os aspectos fundamentais da cultura organizacional e informações relevantes ao organograma da empresa porque são informações suficientes para o bom desempenho.
	
	missão, visão, valores, estrutura organizacional, e política de RH porque precisa conhecer a empresa como um todo.

Outros materiais