Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

1. INTRODUÇÃO
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu durante a Comissão Brundtland na década de 1980, quando o primeiro-ministro norueguês Gro Harlem Brundtland propôs a seguinte definição para o conceito: "Esta é a maneira como as gerações atendem às suas necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades” (Brundtland apud Scharf, 2004, p. 19). Para Elkington (2001), mesmo como originalmente formulada, a ideia de desenvolvimento sustentável é entendida como uma harmonia entre preocupações financeiras e ambientais. 	
O uso humano de plantas é extenso e tem crescido em complexidade à medida que o conhecimento das plantas se desenvolveu, em grande parte devido à capacidade do homem de assimilar o conhecimento. Desta forma, a botânica tem uma forte componente cultural e educativa. Diante desta realidade, este relatório teve como principal objetivo produzir e utilizar o espaço informal de ensino Jardim Sensorial como uma ferramenta de ensino através da qual podem ser abordados, relacionados à botânica, percepção sensorial e educação ambiental. É realizada a exposição Jardim Sensorial, onde o público se envolve com as plantas por meio de seus sentidos. 
Foi também uma oportunidade para aprender mais sobre a diversidade de plantas, e a importância de preservar o planeta. O vínculo criado pela interação entre visitantes e plantas estimula o interesse do público, aumentando a curiosidade das pessoas e levando-as a se envolver e interagir com os exemplares e guias expostos. Essa interação pode ser explorada de várias maneiras para abordar as questões formais acima. O Jardim Sensorial, portanto, incentiva seus visitantes a serem atores ativos no processo de aprendizagem.
REFERÊNCIAS
TAYRA, Flávio. O conceito do desenvolvimento sustentável. Campina Grande–PB, Revista de economia e desenvolvimento sustentável, 2007.
ESTENDER, Antonio Carlos; PITTA, Tercia de Tasso Moreira. O conceito do desenvolvimento sustentável. Revista Terceiro Setor & Gestão de Anais-UNG-Ser, v. 2, n. 1, p. 22-28, 2008.
OSÓRIO, Maria Gabriela Waiszczyk et al. O Jardim Sensorial como instrumento para Educação Ambiental, Inclusão e Formação Humana. 2018.

Mais conteúdos dessa disciplina