Buscar

PROVA BIOQUIMICA II (D)

Prévia do material em texto

D1.Repetida
D2. R
D3. A lactose é um dissacarídeo. Como se dá a utilização dos seus monossacarídeos componentes?
R:Glicose: Tem função energética, sendo o carboidrato normalmente mais usado pelas células como fonte energética. Como por exemplo é um dos produtos mais freqüentes na atividade fotossintetizante das plantas.
Galactose: tem função energética e é um dos monossacarídeos componentes do açúcar do leite (lactose)
D4. R
D5. R
D6. O NH4+ é tóxico. Como ele é transportado para o fígado e por que?
R: O NH4+ é tóxico para os tecidos animais, especialmente para o cérebro, no seu transporte ele é incorporado em compostos não tóxicos e que atravessam membranas como facilidade: glutamina na maioria dos tecidos extra hepáticos e, alanina no músculo. A conversão da maior parte do NH4+ em uréia é fundamental para manter baixas as concentrações deste íon nos tecidos. Quando a uma restrição na formação de uréia por disfunção hepática grave (hepatite ou cirose), a concentração de NH4+ se eleva afetando principalmente o cérebro e podendo ocasionar coma. Postula-se que altos níveis de NH4+ poderiam levar a grande consumo de alfa cetoglutarato para a síntese de glutamato, na reação catalisada pela glutamato desidrogenase; haveria uma depleção nos ciclo de Krebs com redução da velocidade de oxidação da glicose, a principal fonte de ATP para o cérebro.
D7. Explique como posso fazer o fracionamento de proteínas plasmáticas.
R: o fracionamento de proteínas plasmáticas é realizado quando a concentração de sal atinge valores muito elevados, a solubilidade das proteínas diminui até a sua precipitação. Este efeito, chamado de salting out, ocorre com sais di ou trivalentes, que compete com proteína por moléculas de água para solvatação. Em altas concentrações desses sais, a tantos íons solvatados, que quantidade de água disponível torna-se insuficiente para dissolver todos os solutos: as interações proteína- proteína tornam-se mais fortes que as interações proteínas – solvente, a proteína sofre agregação e precipita. Como cada proteína precipita em uma concentração salinica característica, o salting out pode ser empregado para separar proteínas. O sal mais utilizado é o sulfato de amônio.
D8. Qual o fundamento da análise de aminoácidos por cromatografia em papel?
R: o fundamento da análise dos aminoácidos por cromatografia em papel consiste em um experimento em que um solvente condito num recipiente de vidro o qual é encaixado em outro recipiente de vidro que possui uma folha onde na qual é traçada uma linha a 2cm de sua base onde serão colocados os aminoácidos polares e apolares. O solvente faz com que os aminoácidos apolares subam mais no papel do que os aminoácidos polares. 
D9. R
D10. O que é fenilcetonúria. Explique.
R: é causada pelo acumulo de fenilalanina e ou produção excessiva de fenilpiruvato devido a ausência de fenilalanina hidroxilase. Um dos efeitos do acumulo do fenilpiruvato é competir com o piruvato pela piruvato translocase – que promove a entrada de piruvato na mitocôndria – restringindo a produção de ATP a partir de glicose, o único substrato oxidável para o cérebro. Como resultado indivíduos portadores da fenilcetonúria pode levar a retardamento mental, além de pigmentação deficiente de pele e cabelo, devido a síntese inadequada de melanina.

Continue navegando