Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

QUESTÕES PARA ESTUDO: 
Agnathas
1 – Quais evidências são levantadas para as relações de parentesco próximas entre Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata? 
2 – Qual é o tipo de alimento dos urocordados e cefalocordados? Descreva como ele é obtido. (palavras-chave: fendas faríngeas e endóstilo) 
São animais que filtram partículas como bactérias e zooplancton suspensos na água através das fendas branquiais, que caminha para o endóstilo e por fim órgãos excretores. 
3 – Descreva três diferenças, da anatomia e ciclo de vida, entre Myxinoidea e Petromyzontida. (palavras-chave: aberturas branquiais internas, dentes, estágio larval) 
Petromyzontida, diferentemente de Myxinoidea apresentam anatomicamente desenvolvimento indireto, crânio cartilaginoso mais desenvolvido e vertebras.
Myxinoidea passa a maior parte do tempo enterrados no assoalho das plataformas continentais e são carniceiras, se alimentando de animais em decomposição, já petromyzontida são parasitas, e possuem uma boca circular compreendendo uma ventosa muscular e língua recorberta por dentículos o que possibilita a fixação no hospedeiro. 
4 – Qual a importância da descoberta da larva amocete para a compreensão da evolução dos vertebrados? Explique.
Devido à algumas semelhanças como notocorda, fendas faríngeas e tubo nervoso dorsal, a larva amocete dá uma ideia de como seriam os primeiros vertebrados existentes. 
Gnathostomata
1 – Quais evidências são levantadas para a existência do clado Gnathostomata? 
2 – O arco hioide, em especial sua parte dorsal chamada de hiomandibular, é responsável por uma função importante nos peixes cartilaginosos. Explique. (palavra-chave: cartilagem palato-quadrado, ligamentos, suspensão das maxilas) O arco hioide, teve várias modificações ao longo da evolução, uma delas foi na formação da cartilagem palato-quadrada(maxila superior) e a cartilagem de Meckel ( maxila inferior). Essa mudança possibilitou a suspensão da maxila em Gnathostomatas, e a projeção das maxilas para captura de presas. 
3 – Compare os arcos 1º, 2º,3ºe 4º presentes estágio de embrião e adulto de Homo sapiens com os mesmos arcos presentes no tubarão. Como eles estão organizados nestes dois animais? 
O arco 4 se modificou na cartilagem cricoide em humanos. O 3º se modificou em osso hiode em humanos. O 1º e 2º arco se modificaram em ossos do canal auditivo, o bigorna e o estribo. 
4 – Atualmente muitos pesquisadores acreditam que o grupo Placodermi não se extinguiu, mas sim deixou muitos descendentes. Explique por que? 
Tradicionalmente são considerados grupo-irmão dos Gnathostomados atuais. Mas nos últimos anos tem se verificado que os placodermes são intimamente relacionados. Assim como em espécies que possuem uma organização dos ossos da mAndibula muito semelhantes aos encontrados em Osteichthyes. Isso também sugere que Chrondrichthyes sofreram uma perda de ossificação DO ESQUELETO 
5 – Qual tipo de alimento os primeiros animais a apresentarem maxilas deveriam consumir? Justifique.
Os primeiros animais com maxilas, provavelmente eram filtradores de partículas em suspensão na agua
Actinopterigii
1 –Diferencie a anatomia interna da nadadeira peitoral de um actinopterígio em relação a um sarcopterígio. (palavras-chave: raios dérmicos, úmero)
Ao sarcopterigios possuem uma nadadeira carnosa, e uma prolongação do osso umero , formando um eixo osseo de obde se estendem os raios dermicos da nadadeira. 
Ja os actinopterigios com o umero menos prolongado , possuem uma nadeira em forma de leque , com varios raios , que permite sua capacidade de manobras. 
2 –Dentro do Clado Actinopterygii encontramos algumas “tendências evolutivas” na anatomia da nadadeira caudal dos grupos mais basais (ex: Chondrostei) em relação aos grupos mais derivados (ex: Teleostei). Explique. (palavras-chave: heterocerca)
3 -Dentro do CladoActinopterygiiencontramos algumas “tendências evolutivas” na estrutura das escamas dos grupos mais basais em relação aos grupos mais derivados (Teleostei). Explique. 
4 –Porque, comparado com os outros grupos de Actinopterygii, os peixes teleósteos conseguem projetar a boca? (palavras-chave: maxila, premaxila, dentário)
5 –Os teleósteos do grupo Ostariophysisão caracterizados pela capacidade de ouvir. Como eles fazem isso (palavras-chave: bexiga-nanatória)
Raias, tubarões e quimeras: 
1 – A partir da entrevista sobre ataque de tubarões presente aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sjnfYQn7ylo e reportagem aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dlg9-3zwdUk explique porque aumentou o numero de acidentes em Pernambuco. (resposta de no máximo 7 linhas) 
2 - Explique como os tubarões usam seus diferentes sentidos na procura de alimentos. (palavras-chave: olfato, eletrorrecepção e visão) 
3 – Para comprovar a importância da eletrorrecepção para os tubarões, foi necessário evidências experimentais. Como estas evidências forma obtidas. Detalhe. 
4 – Diferencie a morfologia externa de tubarões e raias. (palavras-chave: fendas branquiais, nadadeira peitoral, nadadeira caudal) 
5 – As raias apresentam uma acentuada protração das maxilas em comparação com a presente nos tubarões galeomorfos. Porque isso ocorre? 
6 – Quais as sinapomorfias do clado Chondrichthyes? 
7 – Muitas espécies de tubarões podem, de um modo geral, serem muito suscetíveis a declínios populacionais acentuados ou mesmo a extinção. Por que?

Mais conteúdos dessa disciplina