Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Universidade do Oeste Paulista 
	 	AGRONOMIA - EAD
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Matheus Luiz Marcello
RA:82117268 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estudo: Topografia 4PPA (2/2024)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Presidente Prudente - SP 2024
 1-Por que não é correto dizer que temos um “GPS” ou que compramos um “GPS”? Qual o termo mais apropriado?
Observe que, como o GPS foi o primeiro GNSS e é o sistema mais usado, o termo GPS ainda é comumente usado para se referir a todos os tipos de GNSS. No entanto, o termo correto é GNSS, que é um termo abrangente que abrange todos os sistemas globais de posicionamento por satélite, incluindo o GPS.
2- O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é uma tecnologia que tem provocado grande impacto na sociedade. O que motivou o desenvolvimento desse sistema?
O sistema é capaz de fornecer, com precisão, informações referentes à posição de pessoas e de lugares em qualquer área ou região do nosso planeta. Por essa razão, é muito utilizado para a realização de percursos em áreas desconhecidas, ou ainda para auxiliar nos deslocamentos e na navegação. Inicialmente, o objetivo principal ao desenvolver o GPS era ter uma garantia precisa da entrega de armas e também oferecer um sistema único e eficiente que evitasse qualquer proliferação de diversos sistemas de navegação dentro do Exército americano. Quando foi desenvolvido, era restrito para uso militar
3-Quantos satélites são necessários para nos fornecer uma leitura precisa da nossa posição na superfície da Terra? Por que essa quantidade? Explique o princípio de funcionamento do sistema GPS.
Para o fornecimento dos dados que obtemos com os aparelhos GPS é necessário o trabalho de quatro satélites em conjunto com as estações de controle, alocadas na superfície terrestre, e os receptores. "O GPS funciona por meio de um conjunto (ou constelação) de 24 satélites artificiais ativos que orbitam o planeta Terra, os quais são manejados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD). Essa rede de satélites recebe o nome de Navstar, que possui também três satélites de reserva.
Para o fornecimento dos dados que obtemos com os aparelhos GPS é necessário o trabalho de quatro satélites em conjunto com as estações de controle, alocadas na superfície terrestre, e os receptores. São os receptores que interpretam as informações e realizam a conversão em coordenadas geográficas precisas, com valores de latitude e longitude, a altitude e o horário. Esse sistema funciona ininterruptamente, e envia os dados para os usuários em tempo real."
4 - Como pudemos ver, as posições fornecidas pelo sistema GPS são baseadas na medição da distância entre os satélites e os aparelhos receptores que nós, usuários, transportamos quando desejamos obter esse dado. As posições são calculadas com base no tempo que o sinal gasta para percorrer o espaço entre os satélites e os receptores. Considerando que a velocidade da luz é 299.792,458 metros por segundo ou 1.079.252.848,8 quilômetros por hora, o que você imagina que aconteceria se o relógio atômico de alta precisão existente nos satélites contivesse uma imprecisão de milésimos e décimos de segundo?
O GPS é uma ferramenta que tem sua origem na área militar.
Ao observa a questão podemos ver que como a acurácia do GPS está relacionada com o tempo que o sinal demora para votar para o satélite.
Assim se tem que se essa imprecisão fosse encontrado nos satélites os os GPS terias uma margem de erro em metros, como por exemplo oque já é visto nas medições de distâncias com o aparelho, tendo uma precisão que variam de 3 metros a 1 metro, dependendo do equipamento utilizado.
5-Além da cartografia, os Sistemas de Navegação Global por Satélites GNSS tem tido aplicação em diversas áreas do conhecimento. Cite três aplicações dentro da agricultura que esse sistema tem sido empregado com sucesso?
O GNSS é composto, de maneira geral, por três segmentos: 1) segmento espacial, composto por diversos satélites em órbita na Terra; 2) estações de controle em solo para monitoramento das órbitas dos satélites e seus relógios internos (atômicos), corrigindo ao menos duas vezes ao dia quaisquer divergências; e 3) segmento de usuários, o qual é composto pelos receptores usados para as mais diversas funções. Esses receptores têm a função de decodificar as informações oriundas dos satélites e, por meio de cálculos, fornecer a localização do usuário. Altamente difundidos, os equipamentos GNSS são muito utilizados na agricultura para a navegação a um determinado ponto na lavoura, gestão remota de máquinas, piloto automático e inúmeras outras funções. Altamente difundidos, os equipamentos GNSS são muito utilizados na agricultura para a navegação a um determinado ponto na lavoura, gestão remota de máquinas, piloto automático e inúmeras outras funções.21 de set. de 2020
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina