Buscar

Entenda o Diabetes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIABETES
O diabetes é a elevação de glicose no sangue. Mas como isso acontece? Os alimentos que ingerimos se transformarão em açúcar no nosso organismo, esse açúcar irá compor um estoque de energia para quando nosso corpo precisar. Mas para que esse açúcar chegue às nossas células ele precisa ser transportado pelo sangue, quem faz esse trabalho é um hormônio produzido pelo pâncreas, a insulunina. Se há algum problema na produção de insulina e o transporte adequado da glicose não acontece, os níveis de glicose no sangue irão aumentar consideravelmente, o que acarretará numa hiperglicemia, ou seja, diabetes. E a depender do tipo, se não for tratada e rápido, levará o indivíduo a morte. Há três tipos de diabetes, o tipo 1, o tipo 2 e gestacional. 
No diabetes tipo 1, o pâncreas não produz quantidade suficiente de insulina e o portador fica dependente de injeções diárias de insulina para nivelar os níveis de glicose no sangue, é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens e também o tipo mais perigoso. No diabetes tipo 2, a insulina é produzida, mas sua ação é dificultada pela obesidade, pela gordura excessiva no sangue; é mais comum em pessoas obesas com mais de 40 anos. É também a mais comum na população. E há o diabetes gestacional, os níveis de glicose permanecem altos durante a gravidez, mas normalmente se nivelam após o parto.
O diabetes pode trazer várias complicações, uma delas é o pé diabético, onde a circulação não acontece como deveria e isso pode gerar uma amputação, assim como problemas cardíacos podem ser causados pelo diabetes também.
As pessoas mais sujeitas ao diabetes são aquelas que têm casos na família, idade maior que 45 anos, excesso de peso, pressão alta, colestrol elevado... Os sintomas, quando aparecem, são urinar excessivamente, muita sede, aumento de apetite mas perda de peso, cansaço, vista embaçada e infecções, principalmente, na pele. 
Por isso, é importante a realização de exercícios físicos, pois eles ajudam a controlar a doença e suas associações, além disso melhoram o condicionamento fisico, as dores musculares, articulares, dá sensação de bem estar e melhora o humor. Têm atividades que se pode fazer em casa e as atividades domésticas são consideradas atividades físicas também, embora às vezes não sejam suficientes.

Continue navegando