Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

1.2 Divisão do organismo humano
O organismo humano divide‑se em cabeça, pescoço, tronco e membros, conforme ilustra a figura a seguir. A cabeça corresponde à extremidade superior do corpo e encontra‑se unida ao tronco por uma parte estreitada, o pescoço. No pescoço encontram‑se órgãos como a laringe, a glândula tireoide, as glândulas paratireoides, parte da traqueia e o esôfago.
O tronco abrange o tórax e o abdome com as referentes cavidades torácica e abdominal separadas entre si pelo diafragma. A região do corpo entre o pescoço e o abdome é habitualmente reconhecida como tórax. O abdome se encontra abaixo do tórax. Centralizado na frente do abdome, o umbigo é um evidente ponto de reparo. A cavidade abdominal estende‑se inferiormente na cavidade pélvica.
Unidade I
Dos membros, dois são superiores e dois inferiores. Cada um tem uma raiz, pela qual está unida ao tronco e uma parte livre. Na transição entre o braço e o antebraço há o cotovelo; entre o antebraço e a mão, o punho; entre a coxa e a perna, o joelho; entre a perna e o pé, o tornozelo.
Cabeça
Pescoço
ANATOMIA HUMANA
Tronco
Tórax
Abdome
Braço
Antebraço
Membros superiores
Mão
Coxa
Perna
Pé
Figura 51 – Segmentos do organismo
Membros inferiores
63
1.3 Posição anatômica
Nessa posição, o indivíduo é observado de pé e ereto, com os membros superiores caídos naturalmente, próximos ao corpo, de cada lado do tronco. O olhar fixo é voltado horizontalmente para frente, assim como as palmas das mãos com os dedos justapostos. Os membros inferiores igualmente aos superiores permanecem unidos, com os pés paralelos, e as pontas dos dedos do pé também voltados para frente, conforme ilustra a figura a seguir.
64
Figura 52 – Posição anatômica
1.4 Planos de delimitação do organismo humano
Na posição anatômica o organismo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, os quais, com suas intersecções, geram a constituição de um sólido geométrico, um paralelepípedo, conforme ilustra a figura a seguir. Apresenta‑se, assim, para as faces desse sólido, os que se seguem planos correspondentes, sendo eles dois planos verticais, um tangente ao ventre, plano ventral ou anterior; e outro ao dorso, plano dorsal ou posterior. Esses e outros paralelos a eles também são denominados como planos frontais, por serem paralelos à fronte. A denominação ventral e a denominação dorsal são destinadas ao tronco, enquanto a anterior e a posterior aos membros. Os dois planos verticais tangentes aos lados do corpo são chamados de planos laterais direito e esquerdo. Os dois planos horizontais, um tangente à cabeça, é chamado de plano cranial ou superior; e o outro à planta dos pés é chamado plano podálico (podos, pé) ou, ainda, inferior. O tronco separado é limitado inferiormente pelo plano que incide pelo vértice do cóccix, ou seja, o osso que no homem é o vestígio da cauda de outros animais. Por essa razão, é chamado caudal.
Os planos auxiliam na referência para a utilização de termos de posição e direção, ao localizar os órgãos e denominar suas partes.
Unidade I
65
Figura 53 – Planos de delimitação do organismo humano
1.5 Planos de secção do organismo humano
O plano que separa o organismo humano em metades direita e esquerda é chamado de plano mediano, conforme ilustra a figura a seguir. Todo corte do corpo produzido por planos paralelos ao plano mediano é uma secção sagital, ou seja, corte sagital, e os planos de secção são também chamados de sagitais. O nome resulta do fato de que o plano mediano incide pela sagitta (do latim seta) do crânio fetal.
Figura 54 – Plano mediano
ANATOMIA HUMANA
Os planos de cortes que são paralelos aos planos ventral e dorsal são chamados frontais. Os frontais, conforme ilustra a figura a seguir, são planos verticais que incidem também da cabeça aos pés, porém, que estão em ângulos retos com o plano sagital. Mesmo que somente um deles incida perto pela sutura coronal do crânio, eles admitem também a designação de planos coronais. Todo corte é também chamado frontal ou secção frontal.66
Figura 55 – Plano coronal
Os planos transversais ou horizontais, conforme ilustra a figura a seguir, também são planos de cortes que incidem transversalmente no organismo humano em ângulos retos, com ambos os planos sagital e frontal. O corte é chamado de transversal ou secção transversal.
Figura 56 – Plano transversal
Unidade I
67
 Lembrete
Para a descrição da posição anatômica e a situação dos órgãos, é necessário: imaginar o organismo sempre em uma mesma posição (a anatômica) e utilizar os planos de delimitação e secção.
Para se sustentar equilibrado, o organismo humano também assume determinadas posições com relação aos planos anatômicos, são elas:
· Ereto: posição em pé, na vertical.
· Supino: posição em decúbito dorsal, ou seja, a região das costas para baixo e face para cima.
· Decúbito ventral: posição contrária ao supino, ou seja, a região do abdome e face para baixo.
· Decúbito lateral: posição deitado lateralmente sobre o lado esquerdo ou direito.
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.png
image1.jpeg
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina