Buscar

Trabalho Final Politicas Publicas e Educação

Prévia do material em texto

Aluna: Pâmmela Trícia do Nascimento Costa de Oliveira
Docente: Luiz Carlos
Avaliação de Políticas Públicas e Educação
Questão 1) A partir das leituras realizadas, destaque as principais contribuições conceituais nelas contidas no sentido de propiciar sua melhor compreensão da politica educacional em curso no país.
A política pública de educação corresponde a respostas dadas pelo estado as demandas educacionais da sociedade. A partir das leituras, pude perceber que ainda tem muito a que se construir para que efetivamente possa ocorrer uma educação de qualidade, apesar dos avanços e conquistas alcançadas. Pois a educação é uma política de médio a longo prazo, não é um processo imediato.
Como foi exposto no texto, a sociedade é extremamente complexa. E para que a sociedade em geral consiga evoluir é necessária à atuação política, ou seja, implica no conceito de política como a resolução pacífica de conflitos. Surgindo na sociedade diversas demandas nas áreas de educação, moradia, transporte, saúde e em outras áreas. Essas demandas passam a ter importância no conceito governamental e passa a ser uma política pública. Os agentes políticos ou outros indivíduos com diferentes interesses envolvidos pelas causas destas demandas públicas podem influenciar e afetar o funcionamento do sistema, e de alguma maneira alcançar o objetivo para a resolução dos tais problemas.
 Segundo o sociólogo e cientista político brasileiro Bolívar Lamounier, a compreensão do significado das políticas públicas corresponde a um duplo esforço: de um lado entender a dimensão técnico-administrativa que a compõe buscando verificar a eficiência e o resultado prático para a sociedade das políticas públicas; e de outro lado reconhecer que toda política pública é uma forma de intervenção nas relações sociais em que o processo decisório condiciona e é condicionado por interesses e expectativas sociais.
A política educacional do Brasil comporta leis, diretrizes, planos e acordos criados no intuito de promover e facilitar a educação de todos os brasileiros.
Compreende-se, que de fato o exercício de construir uma Política, não se trata de um trabalho fácil de ser realizado, pois circunda uma nação, seus anseios, objetivos e valores, e estes elementos não podem ser esquecidos por aqueles que assim fazem nascer o molde da educação de um povo.
Questão 2 ) Com base nessas mesmas leituras e discussões, como você avalia o atual quadro educacional brasileiro?
A educação brasileira passou por grandes transformações nas últimas décadas, que tiveram como resultado uma ampliação significativa do número de pessoas que têm acesso a escolas, assim como do nível médio de escolarização da população. No entanto, estas transformações não têm sido suficientes para colocar o país no patamar educacional necessário, isto é, da igualdade de oportunidades que a educação deve proporcionar a todos os cidadãos.
O texto de Marília nos mostra, que a falta de uma população educada é um atraso para o crescimento econômico. E a limitação de recursos não é o único fator que afeta a capacidade de resolver os problemas educacionais. Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, porém, ainda há muito para ser feito.
O desenvolvimento dos professores é uma precondição para o desenvolvimento da escola. Certamente, os professores não podem ser tomados como atores únicos nesse cenário. Mudanças profundas só acontecerão quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização, feita de cima para baixo, e se converter em um verdadeiro processo de aprendizagem, como um ganho individual e coletivo, e não como uma agressão.

Continue navegando