Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA
Ciências Contábeis-EAD
EDUARDO RANGEL DE MORAES
Contabilidade Internacional
Rio de Janeiro 2024
Trabalho proposto:
No Brasil, a obrigatoriedade de preparação e publicação de demonstrativos contábeis consolidados está enunciado na Lei das S.A., que institui que os demonstrativos contábeis consolidados necessitam ser preparados pela companhia de capital aberto cujos investimentos em controladas importem 30% ou mais do valor do seu patrimônio líquido. Para realizar a comprovação do percentual de 30%, precisam ser ponderados, além do valor dos investimentos em controladas, os ágios e deságios não amortizados, as provisões para perdas permanentes, bem como os créditos de qualquer natureza que a controladora tenha em relação às suas controladas. Com o que se apresentou no texto, indique: 
1. Quais demonstrativos devem ser publicados anualmente?
De acordo com a Lei das S.A. (Lei nº 6.404/1976), as companhias de capital aberto no Brasil devem publicar anualmente os seguintes demonstrativos contábeis:
- Balanço Patrimonial: Apresenta a posição financeira da empresa, incluindo ativos, passivos e patrimônio líquido.
-Demonstração do Resultado do Exercício (DRE):Mostra o desempenho econômico da empresa, revelando receitas, custos, despesas, lucro ou prejuízo no período.
- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) ou Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL):Apresenta a movimentação no patrimônio líquido da empresa, incluindo dividendos, reservas e ajustes de exercícios anteriores.
- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC):Detalha as entradas e saídas de caixa, divididas em atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
-Notas Explicativas: Fornecem informações adicionais e detalhamento dos itens apresentados nas demonstrações financeiras.
-Demonstrações Consolidadas: No caso de companhias controladoras, incluem os demonstrativos consolidados das controladas.
2. Qual o objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral?
O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações úteis e relevantes para uma ampla gama de usuários (como investidores, credores, analistas financeiros, entre outros) que necessitam de informações sobre a posição financeira, o desempenho econômico e os fluxos de caixa da empresa para tomar decisões econômicas. Essas informações são essenciais para avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa, de honrar suas obrigações, de distribuir dividendos e de continuar suas operações de forma sustentável. Em resumo, visa proporcionar uma visão clara e transparente da situação econômica e financeira da entidade.

Mais conteúdos dessa disciplina