Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

PROJETO – APRENDER COMO APOIAR MEU FILHO(A) COM DEFICIÊNCIA
Profissional: Aline Gabriela de Oliveira (psicóloga)
Objetivo Geral: promover a discussão e aprendizagem sobre os apoios necessários para o desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual e/ou TEA. 
Objetivo específico: 
· Discutir e diferenciar sobre os apoios, dependência e superproteção.
· Refletir e distinguir sobre as limitações e dificuldades das crianças X as limitações e dificuldades dos pais e responsáveis.
· Emponderar as mães e responsáveis sobre os cuidados necessários com a criança com deficiência intelectual e TEA.
· Psicoeducar sobre o diagnóstico de deficiência intelectual e/ou TEA.
· Contextualizar sobre os apoios.
· Ampliar o vínculo e relacionamentos dos pais e/ou responsáveis com os profissionais da escola. 
Público alvo: pais e/ou responsáveis dos alunos da Escola Especial. 
Número de encontros: 10 a 12 encontros:
Descrição dos Encontros:
1º ENCONTRO – Abertura e interação do grupo. Apresentação e diálogo sobre a proposta do grupo no ambiente escolar. 
2º ENCONTRO – Trabalhar sobre o papel social de ser mãe e as dificuldades que são encontradas no cotidiano do cuidado do filho com deficiência. Explicitar sobre a existência de erros e a maneira adequada de orientar o outro diante de certas situações. Reflexão sobre as ações, pensamentos e emoções diante do diagnóstico do filho e dos discursos de terceiros. 
3º ENCONTRO – Explanação sobre as fases do desenvolvimento humano normal, as diferenças entre homem e mulher em cada etapa, e as dificuldades que podemos encontrar com o filho com deficiência intelectual/TEA em cada fase. Discorrer do estágio pré-natal até a segunda infância. 
4º ENCONTRO – Continuidade no tema de desenvolvimento humano normal. Descrever a partir da segunda infância até a velhice. Trabalhar paralelamente os temas: importância do brincar; puberdade e sexualidade; trabalho; cuidado pessoal e responsabilidades; envelhecimento e morte. Esclarecer a diferença entre idade cronológica, biológica e psicológica, reforçando a necessidade de não infantilizar o filho com deficiência intelectual e/ou TEA. 
5º ENCONTRO – Conversar sobre o que é deficiência, inclusão, exclusão social e principais leis. Introduzir a explicação sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com foco na etiologia, epidemiologia, modificações na nomenclatura, características diagnósticas, nível de gravidade e comorbidades. 
6º ENCONTRO – Prosseguimento sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Iniciar sobre a Deficiência Intelectual, com foco na etiologia, epidemiologia, características diagnósticas, nível de gravidade, Síndrome de Down e comorbidades.
7º ENCONTRO – Finalizar a explicação sobre TEA e Deficiência Intelectual e retirar as principais dúvidas que surgirem.
8º ENCONTRO – Apresentar os apoios médicos e terapêuticos ofertados no CER III e na comunidade, bem como suas funções. 
9º ENCONTRO – Conversar e mostrar os principais apoios que a família pode oferecer, tais como: saúde, lazer, participação comunitária, AVD‘s, AVP’s, etc. 
10º ENCONTRO – Inserir os pais e responsáveis no aprendizado do filho no ambiente escolar. Convidar a supervisora ou professora pode conversar sobre como apoiar o filho na execução das atividades escolares.
11º ENCONTRO – Construir um objetivo e metas a serem alcançadas com o filho no período de 6 meses.
12º ENCONTRO – Encerramento. Tema livre. 
Participantes:
· Turno Matutino:
· Edna mãe Pedro Henrique 
· Franciele mãe Felipe Amaro
· Else Ane mãe do Sérgio
· Vanessa mãe do Erick Brian
· Maria Neiva (avó) ou Edmara mãe do Alef Gustavo
· Turno Vespertino:
· Eni mãe do Miguel Silveira
· Ester mãe do Gustavo Tovalhari
· Marli mãe do Kelvin Caetano

Mais conteúdos dessa disciplina