Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

PROVA BASES BILÓGICAS
1)As moléculas de RNA (Ácido Ribonucleico) auxiliam na etapa de transcrição de um gene para o mesmo ser expresso e sintetizar uma molécula de proteína. Assim, esses RNAs apresentam tipos, formatos e funções variadas dentro de uma célula. Portanto, podemos classificar estes RNAs em três tipos principais e marque a alternativa que indica corretamente o nome desses RNAs.
a. RNA ribossômico, RNA mensageiro e RNA transportador.
b. RNA mensageiro, RNA portador e RNA ribossômico.
c. RNA transportador, RNA ribossômico e RNA portador.
d. RNA ribossômico, RNA carreador e RNA transportador.
e. RNA ribossômico, RNA carreador e RNA portador.
2)A molécula do DNA é constituída por 3 blocos estruturais básicos compondo três tipos de componentes químicos, sendo: (1) fosfato, (2) açúcar (pentose) e (3) Bases nitrogenadas – Adenina (A), Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G). Assim uma molécula de DNA, que está se duplicando, apresenta a sequência de bases GCATGGTCATAC, permitindo o pareamento das bases gerando um filamento novo. Com a seguinte sequência de bases, qual será a alternativa correta deste novo filamento?
a. CGTACCAGTAGT.
b. CGTACCTACTCA.
c. GCTAGGACAATT.
d. GCATGGTCATAC.
e. CGTACCAGTATG.
3)As células eucarióticas apresentam a formação e constituição dos animais e dos vegetais. Assim, as células animais realizam as etapas de respiração celular e a produção do ATP (Adenosina Trifosfato) para gerar a produção e armazenamento de energia para estas células. Assim, qual organela citoplasmática é responsável pela respiração celular?
a. Centríolo.
b. Núcleo.
c. Ribossomo.
d. Mitocôndria.
e. Complexo de Golgi.
4)A célula eucarionte possui membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Assim, em seu citoplasma apresenta diversas organelas citoplasmáticas que desempenham funções específicas na célula, como o complexo de Golgi, retículo endoplasmático liso, retículo endoplasmático rugoso, lisossomo e peroxissomo. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta das funções destas organelas citoplasmáticas, sendo:
a. Síntese de esteroides e lipídios, síntese de proteínas, acúmulo e eliminação de secreções, degradação de água oxigenada e digestão intracelular.
b. Acúmulo e eliminação de secreções, síntese de esteroides e lipídios, síntese de proteínas, digestão intracelular e degradação de água oxigenada.
c. Acúmulo e eliminação de secreções, síntese de proteínas, síntese de esteroides e lipídios, digestão intracelular e degradação de água oxigenada.
d. Síntese de esteroides e lipídios, síntese de proteínas, acúmulo e eliminação de secreções, digestão intracelular e degradação de água oxigenada.
e. Acúmulo e eliminação de secreções, síntese de proteínas, síntese de esteroides e lipídios, degradação de água oxigenada e digestão intracelular.
5)O Tecido Epitelial é formado por células justapostas, ou seja, que estão intimamente unidas umas às outras através de junções intercelulares ou proteínas integrais da membrana. Essa dinâmica celular permite ao tecido a realização de importantes funções ao organismo. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais funções do Tecido Epitelial?
a. Proteção e percepção de sensações.
b. Condução de impulsos e proteção.
c. Percepção de sensações e preenchimento entre as células.
d. Revestimento e condução de impulsos nervosos.
e. Preenchimento e revestimento entre as células.
6)A membrana plasmática ou celular, separa o meio intracelular do extracelular e é a principal responsável pelo controle da entrada e saída das substâncias como as moléculas de água, proteínas, glicose, sais minerais entre outra. De acordo com estas afirmações, assinale as alternativas CORRETAS.
 I.        Os lipídios (fosfolipídios) das membranas são moléculas longas com uma extremidade hidrofílica – cabeça polar e uma cauda hidrofóbica (apolar), ou seja, são moléculas anfipáticas.
II.       As proteínas podem ser divididas em 02 grupos: Periféricas ou Extrínsecas e Integrais ou Intrínsecas.
III.      O colesterol é um esterol que se orienta na bicamada lipídica de acordo com seus grupamentos polares e apolares, aumentando a fluidez das membranas plasmáticas.
IV.      O glicocálix é composto pelos glicolipídios e glicoproteínas, e sua principal função é reconhecimento celular.
a. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmativas I, II estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I, III estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
7)Com o surgimento de novas técnicas em biologia molecular, surgiu a técnica a partir do seu desenvolvimento denominada de Reação em cadeia da polimerase, sendo uma técnica de amplificação de segmentos de DNA. Assim, classifique as alternativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a sequência correta:
 (  ) Na técnica de PCR, a etapa de emparelhamento é essencialmente uma hibridação.
(   ) Em geral, as experiências de PCR, requerem um único primer.
(  ) A técnica de PCR é constituída por diversas etapas que se repetem por 3 ciclos.
(  ) Na reação de PCR, durante o processo de polimerização, o DNA neo-sintetizado pode sofrer mutações.
(  ) Existem diferentes tipos de DNAs polimerases termoestáveis, que podem ser utilizadas indiscriminadamente nas reações de PCR.
a. F, F, V, V, V
b. V, F, F, V, F
c. V, F, F, F, V
d. V, V, F, F, F
e. F, V, V, V, V
8)De acordo com as técnicas de análises de DNA e RNA é utilizado uma sonda, que permitem correções e manipulações destas moléculas. Assim, complete as lacunas abaixo:
Estas técnicas utilizam sequências específicas dos ácidos nucleicos, utilizando uma sonda que são constituídas por _________ de um determinado ____________ de interesse pareando-as com a fita complementar de um ácido nucleico através da técnica de ___________ auxiliados por altas de temperaturas e baixas concentrações de sais presentes nestas moléculas.
a. Sequências específicas/ gene/ hibridização.
b. Hibridização/ sequências específicas/ gene.
c. Gene/ sequências específicas/ hibridização.
d. Gene/ hibridização/ sequências específicas.
e. Sequências específicas / hibridização/ gene.
9)A Histologia é o estudo das células e dos tecidos do corpo humano e de como essas estruturas se organizam para constituir os órgãos.  De acordo com seus conhecimentos referentes à estrutura e função dos Tecidos cartilaginoso, ósseo e nervoso, associe a coluna II à coluna I, relacionando corretamente as características histológicas apresentadas nestes tecidos.
(1) Tecido cartilaginoso;
(2) Tecido Ósseo;
(3) Tecido Nervoso.
(   ) Esse tecido possui canais de Havers, que se comunicam entre si, com a cavidade medular e com a superfície externa do tecido, além disso, apresenta uma variedade de tecido conjuntivo muito especializado na função de sustentação e proteção
(   ) Trata-se de um tipo de tecido conjuntivo especial cuja consistência é rígida e reveste superfícies articulares. Pode ser encontrado em seus diferentes tipos na traqueia, na epiglote e na sínfise pubiana, além disso, é constituído por dois tipos celulares, os condrócitos e condroblastos.
(   ) O corpo celular das células encontradas nesse tecido é rico em retículo endoplasmático granuloso, gerando a nutrição destas células especializadas e desenvolvendo impulsos e sinapses químicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a. 3, 2, 1.
b. 1, 2, 3.
c. 2, 3, 1.
d. 2, 1, 3.
e. 1, 3, 2.
10)A eletroforese é realizada em um gel constituído por agarose e poliacrilamida, as moléculas de tamanhos de peso molecular diferentes migram através de redes de poros formadas no gel, apresentando velocidades diferentes em direção aos polos com cargas positivas. Assim, assinale a alternativa correta referente aos corantes fluorocromos que são utilizados nesta técnica.
a. Corante Azul de metileno e Nitrato de prata.
b. Corante Brometo de etídeo e Sybr green.
c. Corante Brometo de etídeo e Azul de metileno.
d. Corante Brometo de etídeo e Sybr blue.
e. Corante Sybrgreen e Nitrato de prata.

Mais conteúdos dessa disciplina