Logo Passei Direto
Buscar

Direito Processual Constitucional UNIDADE I

User badge image
feijo tv

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: "O habeas corpus protege o direito de locomoção. A expressão foi tirada da parte inicial da frase latina: ‘Tomes o corpo de delito e venhas submeter ao Tribunal o homem e o caso’. Apesar de ficar conhecido pela fórmula latina, sua origem encontra-se no direito inglês, mais precisamente na Magna Carta de 1215. Foi o primeiro remédio previsto para controle jurisdicional de ato da Administração." Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 33. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 2021. p. 958.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre habeas corpus, pode-se afirmar que o habeas corpus em texto constitucional foi previsto pela primeira vez:
Na Constituição de 1891, com redação dada pela Emenda Constitucional de 3 de setembro de 1926.
Na Constituição de 1824.
No Código de Processo Criminal do Império de 1832.
Na Constituição de 1891 em seu texto original.
Na Constituição de 1934.

Leia o excerto a seguir: "Já as garantias fundamentais em sentido estrito consistem no conjunto de ações processuais destinada a proteger os direitos essenciais dos indivíduos. Essas garantias processuais são de ordem nacional e internacional. No plano nacional, as garantias em sentido estrito estão previstas na própria Constituição brasileira." Fonte: RAMOS, A. C. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 71.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre principais ações constitucionais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Habeas corpus e Habeas data são ações constitucionais gratuitas e independem do recolhimento de custas.
II. As garantias constitucionais também são consideradas remédios constitucionais.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa incorreta do I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é a justificativa correta da II.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o excerto a seguir: "O instituto do habeas data cristaliza historicamente na consciência da sociedade brasileira uma reação jurídica do constituinte a violações, manipulações e excessos perpetrados em matéria informativa pessoal pelas entidades governamentais da ditadura ao longo de duas décadas de exercício do poder autoritário sem limites." Fonte: BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2003. p. 553.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado quanto ao habeas data, o habeas data pode ser utilizado para:
Receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral.
A anotação nos assentamentos do interessado, de contestação ou explicação sobre dado injustificável.
Assegurar a obtenção de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de bancos de dados privados de caráter sigiloso.
Assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros de entidades governamentais.
A retificação de dados, quando se deseje fazê-lo de maneira sigilosa, judicial e administrativamente.

O habeas corpus é o meio impugnativo mais utilizado na seara criminal, tanto em processos de conhecimento quanto em processos de execução penal. Pelo seu trâmite celer e ausência de formalidades, a impetração de habeas corpus acaba sendo preferida quando se trata de discussão de direito, isto é, quando não há necessidade de produção de provas ou de aprofundamento na análise probatória. Nesse sentido, o Supremo Tribunal Federal fixou algumas balizas por meio de súmulas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as súmulas do Supremo Tribunal Federal em matéria de habeas corpus, analise as afirmativas a seguir:
I. Não cabe habeas corpus quando já extinta a pena privativa de liberdade.
II. Não cabe habeas corpus contra decisão denegatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.
III. Compete diretamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra decisão de turma recursal de Juizados Especiais Criminais.
IV. Não cabe habeas corpus contra a imposição de pena de exclusão de militar ou de perda de patente ou de função pública.
I e II.
III e IV.
II e III.
I e III.
I, II e IV.

O habeas corpus visa a tutela do direito à liberdade. Trata-se de garantia constitucional voltada à proteção de um direito fundamental. O habeas corpus é o meio impugnativo mais utilizado na seara criminal, pois, na grande maioria dos casos, a liberdade está restrita ou ameaçada de restrição.
Considerando as informações e o conteúdo estudado sobre recursos em habeas corpus, a decisão denegatória de habeas corpus proferida por Tribunal de Justiça pode ser impugnada por:
Apelação criminal e mandado de segurança
Recurso extraordinário e mandado de segurança.
Recurso ordinário e habeas corpus.
Habeas corpus e apelação criminal.
Recurso especial e habeas data.

Leia o excerto a seguir: "Nunca porém deve ficar deslembrado que as garantias constitucionais, em qualquer das acepções há pouco referidas, legitimam sempre a ação do Estado, uma vez que sua presença ou intervenção se faz ora em defesa da Constituição como um todo, ora em prol da sustentação, integridade e observância dos direitos fundamentais." Fonte: BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2003. p. 534.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre teoria geral das garantias constitucionais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Garantias constitucionais servem à proteção dos direitos humanos sem assento constitucional.
( ) Ações constitucionais significam as garantias fundamentais com previsão na Constituição Federal.
( ) Direitos fundamentais são os direitos humanos previstos na Constituição Federal.
( ) Garantias fundamentais servem à proteção dos direitos humanos com previsão constitucional.
( ) Direitos constitucionais são os direitos humanos garantidos pelas organizações internacionais.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, V, F, F.
F, V, V, F, V.

Leia o excerto a seguir: "Ocorre que nem a revisão criminal nem o habeas corpus são recursos propriamente ditos. Constituem ações autônomas de impugnação, com respaldo constitucional, verdadeiros instrumentos para assegurar direitos e garantias fundamentais, como a liberdade e a realização de justiça." Fonte: NUCCI, G. S. Manual de Processo Penal e Execução Penal. 8. ed. rev. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. p. 926.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o procedimento em habeas corpus, analise as afirmativas a seguir:
I. O habeas corpus deve ser impetrado com toda a documentação que comprove a restrição ilegal da liberdade.
II. O juiz ou Tribunal competentes não pode determinar a apresentação do preso ou a requisição de outras informações.
III. A autoridade coatora é intimada a prestar informações e deve apresentar a documentação que justifique a restrição da liberdade.
IV. O juiz ou Tribunal competentes pode determinar a oitiva de testemunhas que possam prestar declarações sobre a restrição da liberdade.
II e IV.
III e IV.
I e III.
I e II.
II e III.

Leia o excerto a seguir: "O habeas data figura, ao lado do habeas corpus, do mandado de segurança e do mandado de injunção, dentre as garantias constitucionais que visam dar efetividade aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. Enquanto a ação popular e a ação civil pública possuem, em geral, fase de produção de provas, as quatro garantias constitucionais costumam ocorrer se restringir à análise de documentos, apresentados pelo Impetrante ou pela autoridade que consta no polo passivo da demanda."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado quanto ao habeas data, é correto afirmar que o sigilo:
Das informações a serem retificadas é garantido devido ao trâmite da ação de habeas data ocorrer, via de regra, em segredo de justiça.
Pode ser usado apenas quando se tratar de registros e bancos de dados privados que possuam caráter e acesso públicos.
Pode, ao lado da segurança da sociedade, servir como justificar para impedir o fornecimento de informação personalíssima ao Interessado.
Pode ser usado de maneira discricionária pela autoridade pública quando se tratar de pedido baseado na Lei de Acesso à Informação.
Se relaciona ao tema de habeas data tanto em relação à garantia de acesso de informações quanto à publicidade da ação constitucional.

Leia o excerto a seguir: "A informação tornou-se uma forma de poder. Deve transitar livremente para garantir a democracia, mas os seus abusos e desvios devem ser evitados e impedidos e não apenas reprimidos a posteriori, como acontecia no passado. Assim o habeas data se torna, ao lado do habeas corpus e do mandado de segurança, um dos fatores do desenvolvimento cultural e político do país, pois consolida a sua estrutura jurídica e fortalece o Estado de direito." Fonte: WALD, A.; FONSECA, R. G. O habeas data na Lei nº 9.507/97. Revista de Informação Legislativa, a. 35, n. 137, jan./mar. 1998, p. 303-312.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre habeas data, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O requerimento administrativo é uma faculdade do Interessado, que pode se socorrer diretamente do Poder Judiciário.
II. O habeas data visa a proteção de informações pessoais do Autor da ação, que não consegue acessar essas informações, deseja retificá-la ou, ainda, inserir algum esclarecimento.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é a justificativa correta da II.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa incorreta da I.

Leia o excerto a seguir: "A Constituição Federal estabelece os órgãos judiciários competentes para o julgamento nos artigos 102, I, d, II, a; 105, I, b; 108, I, c; 109, VIII; 114, IV (introduzido pela Emenda Constitucional nº 45/04); e 121, § 4º, v. A Constituição do Estado de São Paulo contém norma sobre competência do Tribunal de Justiça nessa matéria, no artigo 74, III. Essa competência agora consta agora expressamente do artigo 20 da Lei nº 9.507/97." Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 33. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 2021. p. 986.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado quanto a competência para o habeas data, o Superior Tribunal de Justiça é competente para julgar habeas data contra ato do:
Tribunal Regional Federal.
Procurador Geral da República.
Presidente da República.
Tribunal de Contas da União.
Comandante da Aeronáutica.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: "O habeas corpus protege o direito de locomoção. A expressão foi tirada da parte inicial da frase latina: ‘Tomes o corpo de delito e venhas submeter ao Tribunal o homem e o caso’. Apesar de ficar conhecido pela fórmula latina, sua origem encontra-se no direito inglês, mais precisamente na Magna Carta de 1215. Foi o primeiro remédio previsto para controle jurisdicional de ato da Administração." Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 33. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 2021. p. 958.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre habeas corpus, pode-se afirmar que o habeas corpus em texto constitucional foi previsto pela primeira vez:
Na Constituição de 1891, com redação dada pela Emenda Constitucional de 3 de setembro de 1926.
Na Constituição de 1824.
No Código de Processo Criminal do Império de 1832.
Na Constituição de 1891 em seu texto original.
Na Constituição de 1934.

Leia o excerto a seguir: "Já as garantias fundamentais em sentido estrito consistem no conjunto de ações processuais destinada a proteger os direitos essenciais dos indivíduos. Essas garantias processuais são de ordem nacional e internacional. No plano nacional, as garantias em sentido estrito estão previstas na própria Constituição brasileira." Fonte: RAMOS, A. C. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 71.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre principais ações constitucionais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Habeas corpus e Habeas data são ações constitucionais gratuitas e independem do recolhimento de custas.
II. As garantias constitucionais também são consideradas remédios constitucionais.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa incorreta do I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é a justificativa correta da II.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o excerto a seguir: "O instituto do habeas data cristaliza historicamente na consciência da sociedade brasileira uma reação jurídica do constituinte a violações, manipulações e excessos perpetrados em matéria informativa pessoal pelas entidades governamentais da ditadura ao longo de duas décadas de exercício do poder autoritário sem limites." Fonte: BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2003. p. 553.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado quanto ao habeas data, o habeas data pode ser utilizado para:
Receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral.
A anotação nos assentamentos do interessado, de contestação ou explicação sobre dado injustificável.
Assegurar a obtenção de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de bancos de dados privados de caráter sigiloso.
Assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros de entidades governamentais.
A retificação de dados, quando se deseje fazê-lo de maneira sigilosa, judicial e administrativamente.

O habeas corpus é o meio impugnativo mais utilizado na seara criminal, tanto em processos de conhecimento quanto em processos de execução penal. Pelo seu trâmite celer e ausência de formalidades, a impetração de habeas corpus acaba sendo preferida quando se trata de discussão de direito, isto é, quando não há necessidade de produção de provas ou de aprofundamento na análise probatória. Nesse sentido, o Supremo Tribunal Federal fixou algumas balizas por meio de súmulas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as súmulas do Supremo Tribunal Federal em matéria de habeas corpus, analise as afirmativas a seguir:
I. Não cabe habeas corpus quando já extinta a pena privativa de liberdade.
II. Não cabe habeas corpus contra decisão denegatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.
III. Compete diretamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra decisão de turma recursal de Juizados Especiais Criminais.
IV. Não cabe habeas corpus contra a imposição de pena de exclusão de militar ou de perda de patente ou de função pública.
I e II.
III e IV.
II e III.
I e III.
I, II e IV.

O habeas corpus visa a tutela do direito à liberdade. Trata-se de garantia constitucional voltada à proteção de um direito fundamental. O habeas corpus é o meio impugnativo mais utilizado na seara criminal, pois, na grande maioria dos casos, a liberdade está restrita ou ameaçada de restrição.
Considerando as informações e o conteúdo estudado sobre recursos em habeas corpus, a decisão denegatória de habeas corpus proferida por Tribunal de Justiça pode ser impugnada por:
Apelação criminal e mandado de segurança
Recurso extraordinário e mandado de segurança.
Recurso ordinário e habeas corpus.
Habeas corpus e apelação criminal.
Recurso especial e habeas data.

Leia o excerto a seguir: "Nunca porém deve ficar deslembrado que as garantias constitucionais, em qualquer das acepções há pouco referidas, legitimam sempre a ação do Estado, uma vez que sua presença ou intervenção se faz ora em defesa da Constituição como um todo, ora em prol da sustentação, integridade e observância dos direitos fundamentais." Fonte: BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 2003. p. 534.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre teoria geral das garantias constitucionais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Garantias constitucionais servem à proteção dos direitos humanos sem assento constitucional.
( ) Ações constitucionais significam as garantias fundamentais com previsão na Constituição Federal.
( ) Direitos fundamentais são os direitos humanos previstos na Constituição Federal.
( ) Garantias fundamentais servem à proteção dos direitos humanos com previsão constitucional.
( ) Direitos constitucionais são os direitos humanos garantidos pelas organizações internacionais.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, V, F, F.
F, V, V, F, V.

Leia o excerto a seguir: "Ocorre que nem a revisão criminal nem o habeas corpus são recursos propriamente ditos. Constituem ações autônomas de impugnação, com respaldo constitucional, verdadeiros instrumentos para assegurar direitos e garantias fundamentais, como a liberdade e a realização de justiça." Fonte: NUCCI, G. S. Manual de Processo Penal e Execução Penal. 8. ed. rev. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. p. 926.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o procedimento em habeas corpus, analise as afirmativas a seguir:
I. O habeas corpus deve ser impetrado com toda a documentação que comprove a restrição ilegal da liberdade.
II. O juiz ou Tribunal competentes não pode determinar a apresentação do preso ou a requisição de outras informações.
III. A autoridade coatora é intimada a prestar informações e deve apresentar a documentação que justifique a restrição da liberdade.
IV. O juiz ou Tribunal competentes pode determinar a oitiva de testemunhas que possam prestar declarações sobre a restrição da liberdade.
II e IV.
III e IV.
I e III.
I e II.
II e III.

Leia o excerto a seguir: "O habeas data figura, ao lado do habeas corpus, do mandado de segurança e do mandado de injunção, dentre as garantias constitucionais que visam dar efetividade aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. Enquanto a ação popular e a ação civil pública possuem, em geral, fase de produção de provas, as quatro garantias constitucionais costumam ocorrer se restringir à análise de documentos, apresentados pelo Impetrante ou pela autoridade que consta no polo passivo da demanda."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado quanto ao habeas data, é correto afirmar que o sigilo:
Das informações a serem retificadas é garantido devido ao trâmite da ação de habeas data ocorrer, via de regra, em segredo de justiça.
Pode ser usado apenas quando se tratar de registros e bancos de dados privados que possuam caráter e acesso públicos.
Pode, ao lado da segurança da sociedade, servir como justificar para impedir o fornecimento de informação personalíssima ao Interessado.
Pode ser usado de maneira discricionária pela autoridade pública quando se tratar de pedido baseado na Lei de Acesso à Informação.
Se relaciona ao tema de habeas data tanto em relação à garantia de acesso de informações quanto à publicidade da ação constitucional.

Leia o excerto a seguir: "A informação tornou-se uma forma de poder. Deve transitar livremente para garantir a democracia, mas os seus abusos e desvios devem ser evitados e impedidos e não apenas reprimidos a posteriori, como acontecia no passado. Assim o habeas data se torna, ao lado do habeas corpus e do mandado de segurança, um dos fatores do desenvolvimento cultural e político do país, pois consolida a sua estrutura jurídica e fortalece o Estado de direito." Fonte: WALD, A.; FONSECA, R. G. O habeas data na Lei nº 9.507/97. Revista de Informação Legislativa, a. 35, n. 137, jan./mar. 1998, p. 303-312.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre habeas data, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O requerimento administrativo é uma faculdade do Interessado, que pode se socorrer diretamente do Poder Judiciário.
II. O habeas data visa a proteção de informações pessoais do Autor da ação, que não consegue acessar essas informações, deseja retificá-la ou, ainda, inserir algum esclarecimento.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é a justificativa correta da II.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa incorreta da I.

Leia o excerto a seguir: "A Constituição Federal estabelece os órgãos judiciários competentes para o julgamento nos artigos 102, I, d, II, a; 105, I, b; 108, I, c; 109, VIII; 114, IV (introduzido pela Emenda Constitucional nº 45/04); e 121, § 4º, v. A Constituição do Estado de São Paulo contém norma sobre competência do Tribunal de Justiça nessa matéria, no artigo 74, III. Essa competência agora consta agora expressamente do artigo 20 da Lei nº 9.507/97." Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 33. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 2021. p. 986.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado quanto a competência para o habeas data, o Superior Tribunal de Justiça é competente para julgar habeas data contra ato do:
Tribunal Regional Federal.
Procurador Geral da República.
Presidente da República.
Tribunal de Contas da União.
Comandante da Aeronáutica.

Prévia do material em texto

Direito Processual Constitucional - 20221 
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - 
Questionário 
1. Pergunta 1 
/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“O habeas corpus protege o direito de locomoção. A expressão foi tirada da parte 
inicial da frase latina: ‘Tomes o corpo de delito e venhas submeter ao Tribunal o 
homem e o caso’. Apesar de ficar conhecido pela fórmula latina, sua origem encontra-
se no direito inglês, mais precisamente na Magna Carta de 1215. Foi o primeiro 
remédio previsto para controle jurisdicional de ato da Administração.” 
Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 33. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 
2021. p. 958. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre habeas corpus, pode-
se afirmar que o habeas corpus em texto constitucional foi previsto pela primeira vez: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
Na Constituição de 1891, com redação dada pela Emenda Constitucional 
de 3 de setembro de 1926. 
1. 
Na Constituição de 1824. 
2. 
Na Constituição de 1891 em seu texto original. 
Resposta correta 
3. 
Na Constituição de 1934. 
4. 
No Código de Processo Criminal do Império de 1832. 
2. Pergunta 2 
/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Já as garantias fundamentais em sentido estrito consistem no conjunto de ações 
processuais destinada a proteger os direitos essenciais dos indivíduos. Essas garantias 
processuais são de ordem nacional e internacional. No plano nacional, as garantias em 
sentido estrito estão previstas na própria Constituição brasileira.” 
Fonte: RAMOS, A. C. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 71. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre principais ações 
constitucionais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Habeas corpus e Habeas data são ações constitucionais gratuitas e independem do 
recolhimento de custas. 
Porque: 
II. As garantias constitucionais também são consideradas remédios constitucionais. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma 
justificativa incorreta do I. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é a justificativa 
correta da II. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. Pergunta 3 
/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“O instituto do habeas data cristaliza historicamente na consciência da sociedade 
brasileira uma reação jurídica do constituinte a violações, manipulações e excessos 
perpetrados em matéria informativa pessoal pelas entidades governamentais da 
ditadura ao longo de duas décadas de exercício do poder autoritário sem limites.” 
Fonte: BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 
2003. p. 553. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado quanto ao habeas data, o 
habeas data pode ser utilizado para: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
Assegurar a obtenção de informações relativas à pessoa do impetrante, 
constantes de bancos de dados privados de caráter sigiloso. 
1. 
A retificação de dados, quando se deseje fazê-lo de maneira sigilosa, 
judicial e administrativamente. 
2. 
Assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do 
impetrante, constantes de registros de entidades governamentais. 
Resposta correta 
3. 
Receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou 
de interesse coletivo ou geral. 
4. 
A anotação nos assentamentos do interessado, de contestação ou 
explicação sobre dado injustificável. 
4. Pergunta 4 
/0,1 
O habeas corpus é o meio impugnativo mais utilizado na seara criminal, tanto em 
processos de conhecimento quanto em processos de execução penal. Pelo seu trâmite 
célere e ausência de formalidades, a impetração de habeas corpus acaba sendo 
preferida quando se trata de discussão de direito, isto é, quando não há necessidade de 
produção de provas ou de aprofundamento na análise probatória. Nesse sentido, o 
Supremo Tribunal Federal fixou algumas balizas por meio de súmulas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as súmulas do Supremo 
Tribunal Federal em matéria de habeas corpus, analise as afirmativas a seguir: 
I. Não cabe habeas corpus quando já extinta a pena privativa de liberdade. 
II. Não cabe habeas corpus contra decisão denegatória a pena de multa, ou relativo a 
processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada. 
III. Compete diretamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus 
contra decisão de turma recursal de Juizados Especiais Criminais. 
IV. Não cabe habeas corpus contra a imposição de pena de exclusão de militar ou de 
perda de patente ou de função pública. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
I e II. 
1. 
III e IV. 
2. 
II e III. 
3. 
I e III. 
4. 
I, II e IV. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
/0,1 
O habeas corpus visa a tutela do direito à liberdade. Trata-se de garantia constitucional 
voltada à proteção de um direito fundamental. O habeas corpus é o meio impugnativo 
mais utilizado na seara criminal, pois, na grande maioria dos casos, a liberdade está 
restrita ou ameaçada de restrição. 
Considerando as informações e o conteúdo estudado sobre recursos em habeas 
corpus, a decisão denegatória de habeas corpus proferida por Tribunal de Justiça pode 
ser impugnada por: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
Recurso extraordinário e mandado de segurança. 
1. 
Recurso especial e habeas data. 
2. 
Habeas corpus e apelação criminal. 
3. 
Apelação criminal e mandado de segurança 
4. 
Recurso ordinário e habeas corpus. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Nunca porém deve ficar deslembrado que as garantias constitucionais, em qualquer 
das acepções há pouco referidas, legitimam sempre a ação do Estado, uma vez que sua 
presença ou intervenção se faz ora em defesa da Constituição como um todo, ora em 
prol da sustentação, integridade e observância dos direitos fundamentais.” 
Fonte: BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. 13. ed. São Paulo: Malheiros, 
2003. p. 534. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre teoria geral das 
garantias constitucionais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) 
verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Garantias constitucionais servem à proteção dos direitos humanos sem assento 
constitucional. 
II. ( ) Ações constitucionais significam as garantias fundamentais com previsão na 
Constituição Federal. 
III. ( ) Direitos fundamentais são os direitos humanos previstos na Constituição 
Federal. 
IV. ( ) Garantias fundamentais servem à proteção dos direitos humanos com previsão 
constitucional. 
V. ( ) Direitos constitucionais são os direitos humanos garantidos pelas organizações 
internacionais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
V, F, F, V, V. 
1. 
V, V, F, F, V. 
2. 
F, F, V, V, F. 
Resposta correta 
3. 
V, V, V, F, F. 
4. 
F, V, V, F, V. 
7. Pergunta 7 
/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“Ocorre que nem a revisão criminal nem o habeas corpus são recursos propriamente 
ditos. Constituem ações autônomas de impugnação, com respaldo constitucional, 
verdadeiros instrumentos para assegurar direitos e garantias fundamentais, como a 
liberdade e a realização de justiça.” 
Fonte: NUCCI, G. S. Manual de Processo Penal e Execução Penal. 8. ed. rev. São Paulo: 
Revista dos Tribunais, 2011. p. 926. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o procedimento em 
habeas corpus, analise as afirmativas a seguir: 
I. O habeas corpus deve ser impetrado com toda a documentação que comprove a 
restrição ilegal da liberdade. 
II. O juiz ou Tribunal competentes não podedeterminar a apresentação do preso ou a 
requisição de outras informações. 
III. A autoridade coatora é intimada a prestar informações e deve apresentar a 
documentação que justifique a restrição da liberdade. 
IV. O juiz ou Tribunal competentes pode determinar a oitiva de testemunhas que 
possam prestar declarações sobre a restrição da liberdade. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
II e IV. 
1. 
III e IV. 
2. 
I e III. 
Resposta correta 
3. 
I e II. 
4. 
II e III. 
8. Pergunta 8 
/0,1 
O habeas data figura, ao lado do habeas corpus, do mandado de segurança e do 
mandado de injunção, dentre as garantias constitucionais que visam dar efetividade 
aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. Enquanto a ação popular 
e a ação civil pública possuem, em geral, fase de produção de provas, as quatro 
garantias constitucionais costumam ocorrer se restringir à análise de documentos, 
apresentados pelo Impetrante ou pela autoridade que consta no polo passivo da 
demanda. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado quanto ao habeas data, é 
correto afirmar que o sigilo: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
Das informações a serem retificadas é garantido devido ao trâmite da 
ação de habeas data ocorrer, via de regra, em segredo de justiça. 
1. 
Pode ser usado apenas quando se tratar de registros e bancos de dados 
privados que possuam caráter e acesso públicos. 
2. 
Pode, ao lado da segurança da sociedade, servir como justificar para 
impedir o fornecimento de informação personalíssima ao Interessado. 
3. 
Pode ser usado de maneira discricionária pela autoridade pública 
quando se tratar de pedido baseado na Lei de Acesso à Informação. 
4. 
Se relaciona ao tema de habeas data tanto em relação à garantia de 
acesso de informações quanto à publicidade da ação constitucional. 
Resposta correta 
9. Pergunta 9 
/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“A informação tornou-se uma forma de poder. Deve transitar livremente para garantir 
a democracia, mas os seus abusos e desvios devem ser evitados e impedidos e não 
apenas reprimidos a posteriori, como acontecia no passado. Assim o habeas data se 
torna, ao lado do habeas corpus e do mandado de segurança, um dos fatores do 
desenvolvimento cultural e político do país, pois consolida a sua estrutura jurídica e 
fortalece o Estado de direito.” 
Fonte: WALD, A.; FONSECA, R. G. O habeas data na Lei nº 9.507/97. Revista de 
Informação Legislativa, a. 35, n. 137, jan./mar. 1998, p. 303-312. Disponível em: 
. Acesso em: 11 maio 2021. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre habeas data, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O requerimento administrativo é uma faculdade do Interessado, que pode se 
socorrer diretamente do Poder Judiciário. 
Porque: 
II. O habeas data visa a proteção de informações pessoais do Autor da ação, que não 
consegue acessar essas informações, deseja retificá-la ou, ainda, inserir algum 
esclarecimento. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é a justificativa 
correta da II. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
incorreta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/357/r137-28.pdf?sequence=4
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/357/r137-28.pdf?sequence=4
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
10. Pergunta 10 
/0,1 
Leia o excerto a seguir: 
“A Constituição Federal estabelece os órgãos judiciários competentes para o 
julgamento nos artigos 102, I, d, II, a; 105, I, b; 108, I, c; 109, VIII; 114, IV (introduzido 
pela Emenda Constitucional nº 45/04); e 121, § 4º, v. A Constituição do Estado de São 
Paulo contém norma sobre competência do Tribunal de Justiça nessa matéria, no 
artigo 74, III. Essa competência agora consta agora expressamente do artigo 20 da Lei 
nº 9.507/97.” 
Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 33. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 
2021. p. 986. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado quanto a competência para o 
habeas data, o Superior Tribunal de Justiça é competente para julgar habeas data 
contra ato do: 
Ocultar opções de resposta 
0. 
Tribunal Regional Federal. 
1. 
Procurador Geral da República. 
2. 
Tribunal de Contas da União. 
3. 
Presidente da República. 
4. 
Comandante da Aeronáutica.

Mais conteúdos dessa disciplina