Logo Passei Direto
Buscar

Prova 2 série

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01. A busca por riquezas minerais levou os bandeirantes paulistas à exploração dos territórios coloniais de Portugal e Espanha na América do Sul. Com a descoberta do ouro de aluvião em Minas Gerais, no final do século XVII, houve uma verdadeira “corrida do ouro” que evoluiu para um conflito entre portugueses e paulistas que ficou conhecido como: 
a) Revolta de Beckman b) Guerra dos Emboabas 
c) Guerra dos Mascates d) Revolta de Vila Rica 
e) Revolução Farroupilha 
 
QUESTÃO 02. Durante o século XVIII, a região onde hoje se localiza o Estado de Minas Gerais transformou-se com a mineração. Milhares de pessoas se dirigiram à zona em busca do ouro, viu-se a formação de núcleos urbanos e um grande controle da Coroa Portuguesa sobre os ganhos econômicos. Este controle leva a uma rebelião, ocorrida em 1720. Assinale a alternativa que nomeia a rebelião e descreve suas exigências, respectivamente. 
a) Guerra dos Mascates. Grandes comerciantes que utilizavam o ouro como moeda exigiram o fim da Intendência de Minas, órgão que cobrava impostos por toda a circulação aurífera em transações comerciais. 
b) Revolta de Barbacena. Os revoltosos, em sua maioria liberais, exigiam a descentralização das decisões em relação à extração aurífera e a diminuição de impostos. 
c) Revolta de Beckman. Proprietários de minas exigiam a anulação do decreto que proibia a escravização de indígenas, mão de obra essencial para o trabalho aurífero. 
d) Revolta de Vila Rica. Os rebeldes exigiam a anulação no decreto que criava as Casas de Fundição, bem como a redução no preço dos alimentos. 
e) Guerra dos Emboabas. Os revoltosos, paulistas, que lutavam contra os portugueses pela posse das recém-descobertas regiões auríferas. 
 
QUESTÃO 03. No início do século XVIII, a concorrência das Antilhas fez com que o preço do açúcar brasileiro caísse no mercado europeu. Os proprietários de engenho, em Pernambuco, para minimizar os efeitos desta crise, recorreram a empréstimos junto aos comerciantes da Vila de Recife. Esta situação gerou um forte antagonismo entre estas partes, que se acirrou quando D. João V emancipou politicamente Recife, deixando esta de ser vinculada a Olinda. Tal fato desobrigou os comerciantes de Recife do recolhimento de impostos a favor de Olinda. O conflito que eclodiu em função do acima relatado foi a 
a) Revolta de Beckman. b) Guerra dos Mascates. 
c) Guerra dos Emboabas. d) Insurreição Pernambucana. 
e) Conjuração dos Alfaiates. 
 
QUESTÃO 04. Leia texto a seguir.
Em 1682, foi criada a Companhia Geral do Comércio do Estado do Maranhão, com o objetivo de controlar os atritos entre fazendeiros e religiosos na disputa pelo trabalho indígena, mais barato que o africano, e incentivar a produção local... A companhia venderia aos habitantes do Maranhão produtos europeus, como azeite, vinho e tecidos, e deles compraria o que produzissem, como algodão, açúcar, madeira e as drogas do sertão, para comercializar na Europa. Também deveria fornecer à região quinhentos escravos por ano, uma fonte alternativa de mão de obra, diante da resistência jesuítica em permitir a escravidão de nativos. Os preços cobrados pela companhia, entretanto, eram abusivos, e ela não cumpria os acordos, como o fornecimento de escravos.
VICENTINO, Claudio e DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil.Editora Scipione, SP, 2010 – p. 358.
O texto acima descreve uma situação que colaborou para o acontecimento de um conflito, no período colonial brasileiro ocorrido na segunda metade do século XVII, que ficou conhecido como 
a) Revolta de Beckman. b) Guerra dos Mascates. 
c) Guerra dos Emboabas. d) Revolta de Felipe dos Santos. 
e) Revolta de Amador Bueno. 
 
QUESTÃO 05. A mineração durante o período colonial brasileiro foi uma das frentes que contribuíram para a interiorização da economia e para o surgimento de vilas e cidades no interior.
Acerca desse contexto e sobre o ciclo do ouro é correto afirmar, exceto: 
a) Intensificação das bandeiras de apresamento e escravização dos indígenas que eram a principal mão de obra na exploração do ouro de aluvião e das lavras. 
b) A ação dos tropeiros contribuiu para o surgimento de um mercado interno. A região mineradora era abastecida por esta atividade com charque e outros derivados da pecuária. 
c) A Guerra dos Emboabas foi um conflito que resultou das tentativas de controle das minas de ouro descobertas pelos colonos e bandeirantes que desejavam o monopólio da exploração e eram contrários à presença de portugueses e exploradores de outras regiões. 
d) As casas de fundição exerciam a função de controlar a cobrança do quinto, um imposto sobre o ouro extraído pelos mineradores. O ouro “quintado” era transformado em barras com o selo real português. 
 
QUESTÃO 06. Associe as revoltas coloniais (coluna A) às suas características essenciais (coluna B).
Coluna A
1. Revolta dos Beckman
2. Guerra dos Emboabas
3. Guerra dos Mascates
4. Revolta de Vila Rica
5. Inconfidência Mineira
Coluna B
( ) Transcorrido em Pernambuco, entre 1709 e 1710, o movimento caracterizou-se pela oposição entre os comerciantes de Recife contra os senhores de engenho de Olinda, tendo como base a tentativa dos mercadores recifenses em conseguir maior autonomia política e cobrar as dívidas dos produtores de açúcar olindenses.
( ) Deflagrada no Maranhão, em 1684, a revolta teve como base o descontentamento com a proibição da escravidão indígena, decretada pela Coroa Portuguesa, a pedido da Companhia de Jesus, medida que prejudicou a extração das “drogas do sertão” pelos colonos europeus.
( ) Ocorrido em Minas Gerais, em 1720, sob a liderança de Filipe dos Santos, o levante teve como causa a oposição ao sistema de taxação da Coroa Portuguesa, que resolveu estabelecer 4 Casas de Fundição na região mineradora, como forma de cobrar o quinto (imposto de vinte por cento) sobre o ouro.
( ) Sucedido em Minas Gerais, no ano de 1708, o conflito opôs os paulistas (bandeirantes), primeiros aventureiros a descobrir e ocupar a zona da mineração, contra os “forasteiros”, os seja, os grupos que chegaram depois na região, originários do reino ou de outras capitanias.
A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é 
a) 3 – 1 – 4 – 2 b) 1 – 2 – 3 – 5 
c) 3 – 4 – 1 – 2 d) 2 – 3 – 4 – 5 
e) 3 – 4 – 5 – 2 
 
QUESTÃO 07. No final do século XVII a lavoura canavieira do litoral passava por período de retração, e considere-se que, atraídas pelos relatos de riquezas fabulosas, levas de gente corriam para os sertões das Gerais. Das 10 mil pessoas que deixaram Portugal entre 1700 e 1706, a maioria rumava para Minas. Nos fins do século XVI, estimara-se haver no Brasil 14 mil escravizados africanos — número igual ao dos que, após onze anos de povoamento, trabalhavam nas lavras mineiras!
(Laura de Mello e Souza. O Jardim das Hespérides: Minas e as visões do mundo natural no século XVIII, 2022. Adaptado.)
O excerto revela um importante processo ocorrido na colonização brasileira, na passagem do século XVI para o XVII, que foi 
a) o fim das exportações do açúcar extraído da cana. 
b) a intensificação da imigração de brasileiros para a Europa. 
c) a redução no emprego da mão de obra de africanos escravizados. 
d) a descoberta de minas de esmeralda na região de Minas Gerais. 
e) o deslocamento do eixo econômico do Nordeste para o Sudeste. 
 
QUESTÃO 08 O fenômeno demográfico do rápido crescimento populacional de Vila rica (Ouro Preto) no século XVIII é atribuído 
a) ao processo de interiorização da colonização portuguesa no Brasil a partir da expansão da atividade pecuarista, por meio das correntes do sertão de dentro, oriunda da Bahia, e do sertão de fora originária de Pernambuco. 
b) à grande migração de colonos e de pessoas oriundas de Portugal para a região que hoje é Minas Gerais, em função das descobertas de jazidas de ouro e pedras preciosas, o que fez surgirem vários centrosurbanos na área. 
c) ao estímulo ao desenvolvimento da colônia, promovido por Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal, secretário de Estado do Reino, sob o reinado de D. José I, que incentivou a indústria e a educação no Brasil. 
d) à ocupação de vastos espaços do território da colônia por colonos espanhóis das regiões do Potosi e do Rio da Prata, quando ocorreu a União Ibérica (1580-1640), época em que reis hispânicos governaram o reino de Portugal. 
 
QUESTÃO 09. Durante o Período Colonial, esses grupos foram responsáveis pela expansão do território sob domínio português na América do Sul, pois ultrapassaram os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas ao avanço lusitano na parte do território de domínio espanhol; alguns deles buscavam prospectar minerais preciosos enquanto outros ofereciam serviços de caça e escravização indígena ou extermínio de quilombos. Os membros desses grupos receberam o nome de 
a) Bandeirantes. b) Adelantados. 
c) Estancieiros. d) Garimpeiros. 
 
QUESTÃO 10. Leia com atenção o fragmento extraído da obra História de Goiás, de Luis Palacín e Maria Augusta de S. Moraes:
O Anhanguera era um homem obstinado: disse que preferia a morte a voltar fracassado. No fim acabou tendo sorte, pois numa das voltas da bandeira, quando já lhe restavam poucos companheiros, descobriu ouro nas cabeceiras do rio Vermelho – na região da atual Cidade de Goiás.
(PALACÍN, L.; MORAES, M. A. de S. História de Goiás. 7. ed. Goiânia: ed. da UCG; Vieira, 2008. p. 22. Adaptado.)
Acerca do movimento das bandeiras, que deu início à empresa mineradora no atual território goiano, assinale a única alternativa correta: 
a) O movimento das bandeiras foi iniciado por brasileiros, como o Anhanguera, que armou indígenas e negros para combaterem povos invasores, a exemplo dos holandeses no Nordeste brasileiro eos espanhóis que exploravam o ouro no atual Mato Grosso e em Goiás. 
b) Os bandeirantes desenvolveram uma cultura mestiça na caça dos povos indígenas e na busca por pedras preciosas, a exemplo do Anhanguera. Com essa técnica sertanista, acabaram por expandir o território brasileiro. 
c) As bandeiras eram formadas por brancos livres que combatiam as revoltas escravas e faziam a vigilância das regiões exportadoras de açúcar. Com o passar do tempo, dedicaram-se também à mineração de ouro e de diamantes, a exemplo do Anhanguera. 
d) Os bandeirantes eram militares enviados por Portugal para que expandissem o território sob seu domínio. Após a consolidação da colonização, passaram a explorar as minas auríferas visando desenvolver economicamente as regiões, a exemplo do Anhanguera. 
 
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina