Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
UNIFESP
CIÊNCIAS- LICENCIATURA
CAMPUS DIADEMA
	
Movimentos e Interações – 2024
ATIVIDADE 1: O QUE É FÍSICA 
METAS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA AULA DE 09 DE OUTUBRO DE 2024
Para esta semana, você deverá:
1. Começar a compreender o que é física: que é uma ciência, com métodos próprios, é experimental, construção coletiva das mais importantes da humanidade etc.
2. Perceber o uso e a importância das diferentes linguagens utilizadas pela física.
3. Entender o papel da matemática como linguagem e como elemento estruturante da física
4. Compreender a física como construção humana, sujeita a erros, acertos, disputas, com bons e maus valores humanos.
5. Começar a perceber a influência da física na cultura humana, em especial nas artes.
6. Identificar a relevância da física no universo tecnológico, social, atitudinal etc.
7. Identificar o papel social de um físico ou física: ocupações, carreira, empregabilidade, mercado de trabalho. 
8. Entender o papel fundante do sistema de referência para toda a física.
9. Saber o que é uma grandeza física: quando usa, sua construção humana, grandezas derivadas.
10. Saber as medidas padrões para comprimento, massa e tempo.
11. Saber que existem imprecisões em toda e qualquer medida. 
2
MOVIMENTOS E INTERAÇÕES - ATIVIDADE 1 – O QUE É FÍSICA E GRANDEZAS
2
1. Leia o seguinte texto:
“Não há dúvidas do caráter revolucionário para a humanidade de toda a obra de Isaac Newton. Os pesquisadores da história da ciência, com razão, destacam como principais contribuições de Newton as suas chamadas leis, as quais sintetizam uma série de outras ideias brilhantes que as fundamentam (como o princípio da conservação da quantidade de movimento linear associadas à homogeneidade e à isotropia do espaço, bem como a ideia de ação de forças a distância que fundamenta a gravitação), o desenvolvimento do cálculo diferencial e integral (revolucionário para a matemática), o estudo da natureza da luz (o fato de a luz branca ser composta por diversas cores), a forma de produzir conhecimentos científicos (obtenção de dados observacionais por meio de lunetas, prismas, consulta ao banco de dados de Tycho Brahe e Kepler etc.), dentre outras infindáveis descobertas. Porém, nada parece ter sido mais decisivo para toda as áreas do conhecimento humano do que o uso em larga escala do plano ou do espaço cartesianos que, em física, Newton adaptou para criar o “sistema de referência”. Newton usou o plano cartesiano, proposto por Descartes, para desenvolver a geometria analítica, para conseguir separar e associar dois dos principais conceitos de toda e qualquer ciência: o espaço (em um eixo) e o tempo (em outro eixo), perpendiculares entre si. Com isso, não apenas conseguiu qualificar e distinguir tipos diferentes de espaço (deslocamento, posição, distância percorrida), como permitiu materializar objetivamente eventuais diferenças entre pontos do espaço (quebra da homogeneidade). Por meio de diversas relações matemáticas entre cada eixo deste sistema, propôs formas de calcular velocidades, acelerações, forças (entre astros do sistema solar e entre partículas diminutas) e de prever, com grande precisão, as posições de diversos móveis ao longo de todo e qualquer tempo. Mais do que isso, consagrou o uso de equações matemáticas (funções, por exemplo) como uma das principais formas de conhecer e dialogar com a natureza – e isso foi feito com tal precisão que, hoje, não há praticamente nenhuma equação das ciências que não utilize alguma das variáveis surgidas do sistema de referência, inclusive – pasmem! - as equações experimentais. O grande educador matemático brasileiro de fama internacional Ubiratan D´Ambrósio, falecido em 2021, em palestra proferida para docentes e discentes do curso de Ciências-Licenciatura da Unifesp em 2014, afirmou que o sucesso desta forma de fazer ciência associando variáveis em eixos perpendiculares surgiu da necessidade e curiosidade humanas fundamentais de conhecer e prever o futuro”. Texto de José Alves para a UC – Movimentos e Interações, 2021. 
Agora, responda:
a) Quais das contribuições feitas por Newton à ciência, destacadas no texto, não eram conhecidas por você. 
b) Explique por que o sistema de referências foi revolucionário para todas as demais ciências.
c) Dê um exemplo real (pode ser retirado da internet) em que há o uso de eixos perpendiculares entre si para a elaboração de gráficos que descrevam associações de variáveis importantes para uma determinada área diferente da física (pode ser da economia, da climatologia, da medicina etc.). 
2. Leia as frases a seguir e corrija-as de acordo com a compreensão do que foi discutido na aula de hoje.
a) Se uma descoberta não pode ser descrita matematicamente pela física, então ela não pode ser aceita pela comunidade.
b) A física é uma matemática aplicada à prática.
c) Quem sabe matemática sabe física.
d) O método científico é único, rigoroso e segue sempre as mesmas fases: observar, experimentar, comprovar, generalizar, divulgar e, se possível, aplicar. 
e) A física, diferentemente das artes, é objetiva, prática, tem uma única interpretação para um fenômeno e é neutra/isenta. 
3. Está correto afirmar que a física sempre vai optar pelo conhecimento que for mais difícil, mais complexo e menos universal? Justifique. 
4. Leia a seguinte historinha: “O vento fazia tremular uma bandeira do templo, e dois monges discutiam sobre isso. Um deles disse que a bandeira estava se movendo, o outro que era o vento que se movia, e não conseguiam chegar a um acordo. Discutiam. Eno, o Patriarca, disse: “-Não é o vento que está se movendo, nem é a bandeira que se move; são as vossas dignas mentes que se movem”. Com base nisso, explique se a física pode ser considerada a ciência da natureza. 
5. a) Dê, pelo menos, um exemplo de situação em que é utilizada cada uma das seguintes linguagens utilizada pela física: i) verbal/oral ii) linguagem matemática; iii) linguagem esquemática; iv) linguagem gráfica; 
b) É possível afirmarmos que uma dessas linguagens é mais importante que outra na física?
6. Cite três fatores que podem alterar a medida de um quilograma.
7. Explique por que foi necessário criar o Sistema Internacional de Medidas. 
8. Todas as medidas são absolutamente precisas? Justifique sua resposta. 
9. Explique por que a maioria das construções arquitetônicas e a maioria dos produtos fabricados pela humanidade tem formato retangular.
10. Explique por que a física escolheu sistemas de referências com os lados de um cubo. 
image1.jpeg
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina