Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL 
CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS
Aluna: Maria do Socorro Soares Souto
Matrícula: 66242007402
Cidade/UF: Jandira - SP - 2024
Projeto Integrador II - UC12- TTI
Etapa 5
A partir dos segmentos pesquisados no módulo I, escolha um para atuar
profissionalmente e inicie a elaboração de um plano de negócio. Apresente o
segmento, o perfil do cliente e a infraestrutura necessária para atuação
nesse segmento, tanto para pessoa física liberal quanto para pessoa jurídica
Forma de atuação: Empresa Pessoa Jurídica
Justificativa: Seja para trabalhar como autônomo ou em sociedade com a corretagem de imóveis para venda, aluguel ou aluguel por temporada, se o seu objetivo é se profissionalizar e garantir os benefícios que a regularização proporciona, o melhor caminho é optar pela formalização como Pessoa Jurídica. Uma das principais vantagens está na alíquota de tributação quando a Pessoa Jurídica da empresa é formalizada e enquadrada como uma SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) Trata-se de um dos formatos de enquadramento de pessoas jurídicas que tem como objetivo reduzir a burocracia para abertura de empresas individuais e sociedades, flexibilizando formalização.
Serviços ofertados: Locação e/ou Vendas
Justificativa: Nos negócios imobiliários, a organização empresarial, as estruturas e processos organizacionais e a resolução de problemas são interdependentes e críticos para o sucesso. Principalmente, quando o cenário surge apontando para o crescimento das cidades e o cidadão demonstrando o desejo de adquirir um imóvel para morar (seja compra ou aluguel). Diante disso, o aumento de investimentos na área imobiliária é considerado um dos principais componentes da economia nacional atual.
Estrutura necessária: O corretor de imóveis como Pessoa Jurídica pode ser optante pelo Simples Nacional;
Como Pessoa Jurídica optante pelo Simples Nacional, a alíquota começa em apenas 6% (limitado ao faturamento anual de R$ 180.000,00). Lembrando que em ambos os casos o Corretor de Imóveis deve recolher ISS; A anuidade do CRECI pessoa jurídica é obrigatória; Como Pessoa Jurídica, o Corretor de Imóveis poderá utilizar de um nome fantasia, um CNPJ, poderá emitir Nota Fiscal e terá acesso aos benefícios existentes e disponíveis no mercado somente para as empresas.
Instalações Físicas - As instalações físicas de uma imobiliária devem ser consideradas como um fator de alta importância para o sucesso do negócio. A localização deve estar alinhada com a estratégia geral do empreendimento. A estrutura varia de acordo com o porte da empresa, mas um escritório de aproximadamente 60 m² pode iniciar as atividades com uma área destinada à recepção de clientes, espaços para atendimento individual dos clientes, pelos corretores e espaço para instalação da área administrativa. Indica-se que a área de atendimento aos clientes deverá ocupar em torno de 50% do espaço total. O empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, instalação de câmeras, bem como a contratação de seguro para os equipamentos, considerando os riscos pertinentes à região ou local em que a loja está instalada.
Pessoas - O número de empregados irá variar de acordo com o número de clientes atendidos. Considerando a estrutura sugerida para a imobiliária entende-se que o quadro de empregados fixos para o início das atividades deve ser da ordem de 05 (cinco) pessoas, distribuídas da seguinte forma:
· 01 Gerente: Este cargo deverá ser ocupado pelo empreendedor, porém, este deverá decidir de acordo com sua estratégia de gestão. Cabe ao gerente estabelecer as políticas e diretrizes de funcionamento da imobiliária, liderar a equipe, firmar contratos, realizar pagamentos, homologar decisões importantes, movimentar valores financeiros, contratar e demitir pessoas, representar a empresa em todas as situações e outras atividades típicas do cargo.
· 01 Recepcionista: Será encarregada da recepção aos clientes que procurarem a imobiliária, bem como do atendimento telefônico.
· 01 Auxiliar administrativo: Deverá atuar no apoio ao gerente, realizando atividades típicas da área administrativa relacionadas com gestão de pessoas, compras, contratações, contas a receber, contas a pagar, bancos, controles financeiros, marketing, relacionamento com o escritório contábil e organização geral do escritório.
· 02 Corretores: Devem ter formação na área imobiliária e registro junto ao CRECI, sendo esses os responsáveis pelas vendas e locações de imóveis, que são as atividades principais de uma imobiliária.
· 01 Captador: Atuará na captação de imóveis para serem intermediados pela imobiliária, tanto nas vendas como nas locações. Esse profissional não necessita obrigatoriamente ser registrado junto ao CRECI.
Perfil profissional dos colaboradores - Recepcionista: Deve ter domínio do pacote Microsoft Office em nível de usuário, habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal, facilidade para trabalhar em equipe, senso de organização, noções de qualidade em serviços e responsabilidade.
Auxiliar administrativo: Domínio do pacote Microsoft Office em nível de usuário, experiência em atividades administrativas relacionadas com controles financeiros, controles de contas a pagar e a receber, compras e outras. Deve ter facilidade de comunicação e relacionamento interpessoal, facilidade para trabalhar em equipe, senso de organização, noções de qualidade em serviços, interesse e responsabilidade.
Corretores: Devem estar habilitados e registrados no CRECI, terem habilidade de negociação e vendas, conhecimento do mercado local e regional, facilidade de comunicação, bom relacionamento interpessoal na área de atuação, facilidade para trabalhar em equipe, energia e disposição, desejo de prosperidade, persistência, tenacidade e resiliência.
Captador: Deve conhecer bem o mercado imobiliário local e regional, ter bom relacionamento na área, ser bom negociador, boa comunicação e capacidade de articulação, ser persistente e ter vontade de crescer profissionalmente.
Ressalte-se que o empreendedor deverá, de preferência, ser registrado junto ao CRECI, visando evitar vários transtornos para seu empreendimento empresarial, e também, deve estar presente em tempo integral na empresa, em especial no momento dos fechamentos de negócios.
Jandira, 10 de Janeiro de 2025.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina