Buscar

AVPARCIAL - HISTÓRIA DA CULT. E DA SOC. NO MUNDO CONTEMPORANEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	  HISTÓRIA DA CULT. E DA SOC. NO MUNDO CONTEMPORANEO
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201007083260)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Conferência de Yalta realizada na cidade de Criméia, em 1945 com os "Três Grandes": Estados Unidos, URSS e Grã-Bretanha consolidou, através da Declaração de Yalta:
		
	
	a redenção da Alemanha.
	
	a paz mundial.
	
	o fim do fascismo italiano.
	
	a supremacia soviética no cenário internacional
	
	a posição soviética na Europa central e oriental com a eliminação do nazi-fascismo nestes Estados.
	
 2a Questão (Ref.: 201007082749)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os princípios abaixo pertencem a um órgão de atuação internacional criado no pós Segunda Guerra Mundial. Que órgão é esse? 
I) Manter a paz e a segurança internacionais e, para esse fim, tornar, coletivamente, medidas efetivas para evitar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão ou contra qualquer ruptura da paz.
II) Desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos. 
III) Ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns.
		
	
	Conferência de Bretton Woods
	
	OTAN 
	
	ONU
	
	Consenso de Washington
	
	Pacto de Varsóvia
	
 3a Questão (Ref.: 201007082337)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Dois organismos criados no pós II Guerra, a OTAN (Organização do tratado do Atlântico Norte) e o Pacto de Varsóvia eram respectivamente:
		
	
	Aliança econômica liderada pela URSS e Pacto Militar liderado pela URSS
	
	Uma aliança militar dos países ligados ao capitalismo e aliança militar que incluía os países socialistas
	
	Aliança militar liderado pelos EUA e Aliança econômica liderado pela UIRSS
	
	 Acordo firmado entre os países africanos e aliança política dos países socialistas 
	
	Aliança dos países do sul que se envolveram no movimento dos não alinhados e doutrina America para garantir a hegemonia econômica no globo
	
 4a Questão (Ref.: 201007312721)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo José Sombra Saraiva: "O curso das duas décadas que vinculam o ano de 1947 ao de 1968, no âmbito das relações internacionais, foi ditado pela supremacia de dois gigantes sobre o mundo. Os estados Unidos e a União Soviética assenhoraram-se dos espaços e criaram um condomínio de poder que só foi abalado no final da década de 1960 e início da de 1970."( SARAIVA, 2008. p. 197). Qual período da História Contemporânea o autor está analisando? 
		
	
	Guerra do Vietnã.
	
	Revolução Russa;
	
	Guerra Fria;
	
	Segunda Guerra Mundial;
	
	Quebra da Bolsa de Nova York;
	
 5a Questão (Ref.: 201007296201)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A derrota na Guerra do Vietnã, segundo alguns autores, ainda hoje não foi bem assimilada pela população dos EUA. Assinale, abaixo, a opção correta, segundo o que foi ensinado nas aulas, que explique essa derrota:
		
	
	Com a união das forças do Vietnã do Norte com as do Vietnã do Sul, os EUA ficaram em grande desvantagem, o que os levou à derrota.
	
	Os combatentes vietnamitas conheciam melhor o território, estavam motivados pela busca da liberdade. Já os soldados norte-americanos eram enviados por obrigação e não conheciam o território.
	
	As Forças Armadas do Vietnã do Norte eram mais numerosas e tecnicamente superiores às Forças Armadas norte-americanas.
	 6a Questão (Ref.: 201007312723)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Analise as afirmativas abaixo sobre a Revolução Chinesa e assinale a resposta CORRETA. 
I - Em 1911, o s revolucionários liderados por Sun Yat-sen proclamaram a república na China. O mesmo líder fundou o partido Kuomintang (KMT) que tinha a proposta de transformar a China em um país moderno e industrializado; 
II - Em 1921, a China funda seu Partido Comunista (PCC) que inicialmente seria parceiro do KMT contra o imperialismo. Pretendia transformar a China de camponês em um país industrializado; 
III - Em 1927, Com a morte de Sun Yat-sem o KMT começa uma perseguição aos comunistas. O auge dessa perseguição foi quando Kai-Chek ordena o massacre de centenas de comunistas (Massacre de Xangai). 
		
	
	Somente a alternativa I está correta;
	
	as alternativas I e III estão corretas;
	
	as alternativas II e III estão corretas;
	
	as alternativas I, II e III estão corretas;
	
	as alternativas I e II estão corretas.
	
 7a Questão (Ref.: 201007683142)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, deflagra uma grave crise político-institucional onde uma parte da alta oficialidade das Forças Armadas (considerados militares de direita) era contrária à posse do vice-presidente eleito João Goulart. Assinale, abaixo, a opção que melhor explica as razões para essa oposição militar à posse do vice-presidente da República, João Goulart. 
		
	
	João Goulart não representava os interesses dos trabalhadores e uma parte da oficialidade das Forças armadas temia que, por essa razão, seu governo fosse um governo de confronto com sindicados de trabalhadores, o que seria prejudicial para o país naquele momento.
	
	Uma parte da oficialidade das Forças Armadas não queriam que João Goulart assumisse porque entendiam que Leonel Brizola tinha mais condições para ficar à frente do governo naquele momento.
	
	João Goulart era considerado um político de elite e, por isso, grande parte da oficialidade das Forças Armadas não o aceitava pois queriam um presidente mais próximo dos problemas da população
	
	Os militares de direita não queriam a posse do vice-presidente João Goulart pela identificação do mesmo com o trabalhismo de Getúlio Vargas.
	
	Uma parte da alta oficialidade das Forças Armadas não queria a posse de João Goulart por estar ao lado de grande parte da população brasileira que queria a volta de Jânio Quadros e não aceitava João Goulart na presidência da República.
		
	
 8a Questão (Ref.: 201007312724)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A luta constante pela manutenção da hegemonia capitalista e socialista fez com que Estados Unidos e União Soviética criassem formas de exportar e manter seus modelos políticos e econômicos, utilizando planos de ajuda, quais foram eles?
		
	
	Plano Marshall e COMECON;
	
	OTAN e Wellfare State.
	
	Pacto de Varsóvia e Wellfare State;
	
	OTAN e Pacto Colonial;
	
	Pacto Colonial e Plano Marshall;
	
 9a Questão (Ref.: 201007312725)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O historiador Eric Hobsbawm classifica o período que compreende as décadas de 1960 e 1970 como o da revolução cultural e afirma que, a partir da família e da casa, iniciaram-se as transformações que modificariam as relações sociais em várias partes do mundo. Assinale a alternativa que complementa a opinião do autor.
		
	
	da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201007677380)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A respeito da sociedade norte-americana nos anos 1950, julgue as afirmativas abaixo: I. Os EUA se constituíam como o símbolo da democracia e da igualdade social e racial. Foi por isso que o movimento pelos Direitos Humanos encontrou naquele país um lugar propício para o seu desenvolvimento. II. A sociedade norte-americana era profundamente marcada pela desigualdade racial, presente, por exemplo, em espaços reservados para negros e brancos, separadamente. III. Nos EUA dos anos 1950/60, Martin Luther King se tornou símbolo da luta pela iguadade de direitos entre negros e brancos. Está(ão) correta(s):
		
	
	As afirmativas II e IIIParte inferior do formulário

Outros materiais