Buscar

LINGUAGEM E ARG JURÍDICA V1 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

20152015.2
 UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA 
 CAMPUS RECIFE
Curso: DIREITO 
Disciplina: Linguagem e Argumentação Jurídica
Professor: Jean Carlos Lima, Ph.D.
Avaliação: V1 Turma: N1 Data: 09/2014
1ª Questão:(1,0 ponto): O mestre Juan Diaz de Bordenave preleciona que a comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar. Com essas palavras vê-se a preocupação do doutrinador citado com a forma de comunicação que é de vital importância. Com base no que foi estudado em sala de aula, e na doutrina corrente, é correto afirmar que na processo de comunicação:
a) Emissor é aquele que envia a mensagem, podendo ser uma pessoa jurídica ou um grupo.
b) Mensagem é o conteúdo, o assunto, o tema das informações que estão sendo transmitidas.
c) Receptor é aquele a quem a mensagem é endereçada, pode ser um indivíduo ou um grupo também conhecido como destinatário.
d) Canal de comunicação é o meio pelo qual a mensagem e o receptor se comunicam.
2ª Questão:(1,0 ponto): João, advogado consumerista, está preparando uma peça para propositura de uma ação por danos morais. Na elaboração da peça, o esmero do advogado é notório. Ao distribuir a petição inicial, João percebeu que a parte da lei que ela havia citado como fundamento válido e sólido, e que revela o objeto da lei não estava redigida corretamente. De acordo com o que foi estudado, e em consonância a legislação vigente sobre a matéria de elaboração das leis escorreito afirma que João encontrou um erro:
a) na epígrafe b) na ementa c) parte preliminar d) parte final
3ª Questão:(1,0 ponto): Com efeito, não há como refutar as suas alegações”. Com essas palavras Dr. João recebeu a decisão do juiz, para qual o seu advogado, Leonardo, havia peticionado com o fim de obter a reparação de uma direito que havia sido vilipendiado. Em 2010, o Dr. João, médico cardiologista, teve o seu nome inserido no cadastro de em um órgão de proteção ao crédito como inadimplente. Como fulcro neste texto, e com relação ao desempenho do advogado de Dr. João, é correto afirmar que Leonardo:
a) Foi eficiente, pois teve o seu pedido atendido.
b) Foi eficaz pois fez a peça certa pra obter um resultado positivo.
c) Foi eficiente e eficaz, pois elaborou a peça correta e teve seu direito reconhecido.
d) Foi eficiente, sabendo a eficácia do juiz ao atender a seu pedido.
4ª Questão:(1,0 ponto): Quando houve a decisão do tribunal com relação ao pedido, foi visto que de acordo com a câmara julgadora, restou nítido que o promotor de justiça não tinha como refutar as considerações pertinentes do relator que, de forma percuciente, fez uma síntese perfeita dos pontos controversos do tema em comento. De acordo com o que foi estudado, e escudado na linguagem forense, marque nas opções abaixo a letra que corresponde as formas de tratamento das palavras destacadas em negrito:
a) colenda turma – egrégio – nobre – nobre.
b) egrégio – colenda câmara – culto – nobre.
c) egrégio – colenda câmara – nobre – culto.
d) nobre – culta – digníssimo – vossa excelência.
5ª Questão:(1,0 ponto): Vera Lúcia, advogada de família, entrou com uma ação contra o marido da sua cliente. O juiz por sua vez, não concordou com as alegações da sua ex-esposa, indeferindo o pedido, de tal forma que a sua advogada vai entrar com um recurso. Para garantir o dinheiro da sua cliente, a advogada, com receio que o ex-marido fugisse ou não cumprisse de imediato o pedido, e com medo da reação do marido da sua cliente, decidiu entrar com uma habeas corpus preventivo. Escudado nos assuntos estudados em sala de aula, e em debates sobre o tema, marque nas opções abaixo qual das letras substituem as palavras destacadas no texto em negrito.
a) propor – interpor – ingressar. b) ingressar – interpor – propor.
c) impetrar – interpor – propor. c) propor – interpor – impetrar.
6ª Questão:(1,0 ponto): (1) É assim que decidem nossos Tribunais consoante se comprova da ementa abaixo transcrita, ainda assim, (2) Insta-nos transcrever o entendimento do ilustre ministro da fazenda que, (3) em assonância com o tema em tela, não há o que contestar. De acordo com o que foi estudado, e escudado na linguagem jurídica no texto em tela vê-se que está na seguinte ordem das formas: 
a) citação de jurisprudência – citação de doutrina – conclusão do texto forense.
b) conclusão de texto forense – citação de doutrina – citação de jurisprudência.
c) citação de doutrina – citação de jurisprudência – conclusão de texto forense.
d) introdução de texto forense – conclusão de texto forense – citação de jurisprudência.
7ª Questão:(1,0 ponto): O argumento é fundamentalmente em exercício comunicativo, enquanto que a lógica é um empreendimento mais filósofo que não faz da persuasão um objetivo primário. Assim, o argumento, ao contrário de lógica, é um processo de audiência orientado. De acordo com o que foi estudado esta assertiva é:
a) verdadeira b) falsa c) controversa d) discutível
8ª Questão:(1,0 ponto): Argumento, embora baseada em lógica, é, em última análise, um exercício de linguagem. Assim o argumento não é exclusivamente o estudo do raciocínio dedutivo ou indutivo, essa são tarefas reservadas para o pensamento filosófico. Em vez disso, o argumento investiga os aspectos comunicativos de raciocínio. De acordo com o tema em comento, e as aulas ministradas marque a letra que está correta com relação aos elementos que compõem a argumentação jurídica.
a) Dos fatos, das provas, dos fundamentos e das garantias.
b) Dos fatos, dos direitos, dos fundamentos e dos pressupostos.
c) Dos fatos, dos direitos, das alegações e das garantias.
9ª Questão:(2,0 pontos): Os argumentos são alegações apoiadas em razão que são fundamentadas por evidências. Existem cinco características relevantes de um argumento ou argumentação. De acordo com o que foi estudado em sala de aula, escreva abaixo quais são essas cinco características.

Continue navegando