Buscar

Matriz Discursiva do MÓDULO B FASE II

Prévia do material em texto

Matriz Discursiva do MÓDULO B FASE II – 17/08 até 11/09
(Versão para impressão)
LAYLLA AMARAL LEITE - RU: *******
Nota: 82
PROTOCOLO: 201509111198973461388
Disciplina(s):
Fundamentos da Administração
Introdução ao Estudo da Economia
	Data de início:
	11/09/2015 -
	Prazo máximo entrega:
	11/09/2015 -
	Data de entrega:
	11/09/2015 -
Questão 1/5
Bens e serviços apresentam sensibilidade específica às variações de preços e da renda, que são medidas pela elasticidade, um mecanismo útil para a determinação de políticas e de estratégias empresariais ou de política econômica.De acordo com Tebchirani (2011), explique a Elasticidade-Preço da Demanda:
Nota: 20.0
	A elasticidade-preço da demanda mede a sensibilidade da demanda em relação às mudanças de preços, sendo influenciada pelos seguintes fatores: disponibilidade de bens substitutos; essencialidade; peso no orçamento do consumidor; e, horizonte temporal.
 
TEBCHIRANI, Flávio Ribas – Princípios de economia - micro e macro – 3ªedição – 2011- p. 47
Resposta:O produto tem pouca sensibilidade a variações do preço, uma vez que a relação da variância da quantidade da demanda.
Questão 2/5
Existem vários tipos de conhecimentos, como: conhecimento Místico, paradigma, conhecimento Religioso e ciência Positivista.
Descreva o conceito de paradigma.
Nota: 20.0
	Paradigma, segundo Kuhn (1998), é uma palavra que emerge da teoria do conhecimento, e se refere a um padrão a ser seguido pela sociedade.
Ou
 É um tipo de conhecimento validado pelo grupo, influenciado pelas descobertas científicas de cada época. (Página 32 do livro base).
Resposta:Paradigma é um modelo ou padrão a seguir.Ou seja, é uma coisa determinada que não há modificação.
Questão 3/5
A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava. Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a partir dessa época.
 
De acordo com Fusfeld (2001) citado por (TEBCHIRANI, 2011), dentre as principais correntes do pensamento econômico, explique ESCOLA KEYNESIANA.
Nota: 10.0
	ESCOLA KEYNESIANA. John Maynard Keynes (1883-1946), considerado o fundador da macroeconomia, mostrou que as economias capitalistas não tinham a capacidade de promover automaticamente o pleno emprego, abrindo caminho, assim, para o uso da política econômica. Esse processo desenvolveu-se contrariamente à proposta neoclássica, segundo a qual a ação governamental deveria limitar-se à produção dos chamados bens públicos. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda, de Keynes, é considerada o marco divisor da macroeconomia, propondo um novo esquema teórico para explicar a Grande Depressão dos anos 1930 – cataclísmico acontecimento histórico que horrorizou o mundo pelos seus efeitos econômicos e políticos, quando a teoria neoclássica não conseguia mais explicar a situação (TEBCHIRANI, 2011, p.25).
Resposta:A escola Keynesiana é a teoria econômica consolidada por um inglês. Teoria geral de emprego,juro e moeda.
Questão 4/5
No século XIX, Augusto Comte sistematizou o emergente paradigma científico newtoniano-cartesiano e o denominou deciência positivista.
O que é o conhecimento científico para o positivismo?
Nota: 16.0
	Para o positivismo, o conhecimento científico é a única forma verdadeira de conhecimento: uma teoria é correta se for comprovada por de métodos científicos válidos. (Página 40 do livro base)
Resposta:O conhecimento cientifico para o positivismo é a unica forma de conhecimento verdadeiro.
Questão 5/5
Max Weber descreve as seguintes contribuições do estruturalismo sobre a disfunção burocrática: racionalidade instrumental, influência na ação humana, predominância e distância entre formal e informal.
Descreva o conceito de uma destas contribuições:
Nota: 16.0
	Racionalidade instrumental = dinâmica entre os meios e fins, cálculo utilitário de consequências.
Influência na ação humana = somos limitados por nossas crenças e valores quando decidimos; é difícil sermos imparciais.
Predominância da lógica racional sobre a intuição.

Continue navegando