Buscar

AV1 EDUCAÇÃO ESPECIAL PD

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0249_AV_201507432259 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	MAGALY VASQUES DE FARIA
	Turma: 9007/AA
	Data: 26/08/2015 09:31:05
	
	 1a Questão (Ref.: 201508100040)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	No contexto educacional/cultural, observamos que o movimento de inclusão/exclusão do aluno em relação à escola também acontece por outros fatores além da questão  da deficiência. Exemplifique outros  fatores  culturais que  podem resultar na exclusão do aluno do processo  educacional.
 
 
		
	
Resposta: Fatores sociais , economicos e psicológicos podem excluir esse aluno do processo educacional , e , isso pode ser extremamente prejudicial ao mesmo. Isso pode afetar esse aluno causando uma baixa auto estima e , por esse motivo , este aluno pode vir a ter uma auto imágem distorcida que pode o levar a ter desvio de comportamento que pode ser agressivo , apático .. dentre outros apenas como mecanismo de defesa . Hoje lutamos pela prática de inclusão educacional para desenvolvermos uma EDUCAÇÃO PARA TODOS real e verdadeira , e , assim , no futuro teremos cidadãos com melhores oportunidade de vida . Incluídos na Escola e incluídos no mundo.
	
Gabarito:
Não só o grupo de alunos com necessidades especiais de aprendizagem em decorrência de algum tipo de deficiência são afetados, mas também envolve a educação de alunos da zona rural, das crianças de rua, dos indígenas, analfabetos e de todos aqueles que, por alguma razão, se distinguem da norma e são diretamente afetados pelos mecanismos de inclusão/exclusão educacional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507716662)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Marta é uma aluna com deficiência intelectual e apresenta alterações e defasagens nas estruturas mentais, acarretando dificuldade na construção do conhecimento e na demonstração da sua capacidade cognitiva. Diante deste relato, como deve ser o atendimento escolar adequado para esta aluna?
		
	
Resposta: A aluna deve ser matriculada na rede regular de ensino e a escola deve proporcionar a Martha praticas pedagógicas e atividades que facilitem e contribuam para o aprendizado da mesma . Praticas pedagogicas para trabalhar com a maneira de captar conteúdo específico para o desenvolvimento cognitivo devem ser aplicados. A escola regular que precisa se adaptar as necessidades especiais desta aluna, bem como providenciar todas as adaptações necessárias para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento da capacidade cognitiva desta aluna. No turno contrário (contraturno) ao da escola regular , esta aluna deve ser matriculada em um Centro Educacional Especializado.
	
Gabarito: Marta necessita de um espaço de ensino-aprendizagem que seja facilitador e estimulador de suas potencialidades, e que respeite sua forma particular de se apropriar dos conteúdos e de participar das atividades escolares. No turno contrário ao da turma regular, Marta deverá frequentar o Centro Educacional Especializado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507517285)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pedro é professor e está organizando um seminário sobre Educação Especial em sua escola. Em discussão com seu grupo sobre a criação de um slogan que representasse da Educação Especial no sistema de ensino brasileiro, qual o único slogan possível de representar a função da educação especial?
		
	
	Escola Nova
	
	Ajudando aos deficientes
	
	Educação midiática
	
	Escola especial para especiais
	 
	Educação para todos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507517361)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os diferentes paradigmas que orientaram a educação de pessoas com deficiências no Brasil mostram que está ocorrendo uma passagem do paradigma da integração para o paradigma da inclusão. No que se refere ao paradigma inclusivo na rede escolar, qual das respostas está INCORRETA?
		
	
	Professores têm relevante papel na criação de condições favoráveis para seu aprendizado e desenvolvimento psicossocial.
	 
	O aluno deve se adequar à estrutura física e pedagógica oferecida pela escola já que a família optou por matriculá-lo lá.
	
	O convívio com a diversidade humana e a diferença é valorizado neste paradigma e desejado como um meio de se ampliar as experiências interpessoais e de mobilizar diversificadas formas de construção de conhecimento.
	
	As condições de aprendizagem deverão ser proporcionadas pela escola, com a mediação do educador, para que o aluno obtenha sucesso escolar.
	
	A escola deverá se adaptar às particularidades de todos os alunos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507745500)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A inclusão provoca um esforço de modernização e reestruturação das condições da maioria de nossas escolas É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais estão escritas abaixo, EXCETO  em:
		
	
	Estimular o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico entre a comunidade.
	
	Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para a cooperação.
	 
	Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que segregue.
	
	Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor.
	
	Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507716179)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fábio cursou o segundo ciclo do ensino fundamental (6ºano de escolaridade) no final da década de 90. Seu processo educacional, neste período,seguiu o modelo de educação especial, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 93934/96). O jovem continuou seus estudos até concluir o curso de jornalismo. Fábio é portador de paralisia cerebral: tetraplégico e impossibilitado de usar a comunicação oral (se comunica, através da escrita com o pé direito). O sucesso educacional de Fábio aconteceu porque a lei 9394/96 garantiu:
		
	
	Professores especiais acompanhando o processo educacional de Fábio em sua residência. O aluno recebia atenção individual de professores nas disciplinas: básicas: matemática, Português, História, Geografia e Ciências.
	
	A frequência do aluno somente numa escola especial de qualidade, com profissionais especializados e com todo equipamento necessário para atendimento ao aluno especial.
	
	A matrícula de Fábio em turma regular, sem a preocupação com a implementação de adaptações curriculares necessárias para integração do aluno ao processo educacional.
	
	A permanência de Fábio no Ensino Regular, desde que a família garantisse todo atendimento necessário para permanência do aluno na escola. A mãe de Fábio, era obrigada a permanecer junto do filho todo o período de aula.
	 
	A inclusão de Fábio na Escola Regular, garantindo as adaptações necessárias e a matrícula do aluno no centro educacional especializado, no turno contrário ao da sua turma do ensino regular.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507516845)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das alternativas abaixo, qual conceitua corretamente a pessoa que apresenta baixa visão.
		
	
	Pessoa que perde a visão temporariamente por questões emocionais ou aumento da pressão ocular.
	
	Pessoa que não tem higiene provocando a conjuntivite.
	
	Pessoa que sofre de astigmatismo e miopia e pode tratada com sucesso a partir da utilização de óculos convencionais.
	
	Possui perda total ou um resíduo mínimo de visão e não pode fazer a correção através de cirurgias.
	 
	Possui resíduos visuais em grau que permite ler textos impressos à tinta, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507525260)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir do pensamento de Vygotsky, podemos afirmar que o aluno com deficiência intelectual:
		
	
	possui características que limitam ou inviabilizam a aprendizagem e não justificam
o investimento de um trabalho pedagógico.
	
	não conseguirá construir conhecimentos devido às limitações cognitivas.
	
	deve ser segregado do convívio social e receber atendimento especializado.
	 
	deve participar de um processo pedagógico que se baseie na organização especial de suas funções e em suas características mais positivas.
	
	apresenta incapacidades e o trabalho pedagógico deve priorizar essas dificuldades e limitações.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507716907)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	...  Eu sou surdo e sou feliz. Minha trajetória de sucesso começou na família, com a absoluta aceitação da diversidade da minha natureza, principalmente por parte de minha mãe, que desde a descoberta da surdez teve a intuição de  que o mais importante em sua relação comigo seria termos uma comunicação satisfatória, partindo do princípio de que ela deveria se adequar à forma de comunicação mais fácil e natural para mim, e não ao contrário ...
 
(Nelson Pimenta - texto extraído do Anais do Seminário do INES- Surdez: Diversidade Social. 2001.)
 
 
Atualmente, a criança surda tem direito a ter  como primeira língua:
		
	
	Libras, que deverá ser ensinada quando o aluno ingressar no primeiro ano de escolaridade.
	
	Língua Portuguesa como língua materna.
	 
	Libras que deverá ser ensinada nos primeiros meses de vida, sendo ideal que o aluno frequente uma creche bilíngue:  Língua Portuguesa e Libras.
	
	A Língua Portuguesa, assim terá mais facilidade nas interações sociais. Deverá aprender Libras, a partir do sexto ano de escolaridade.
	
	Língua Portuguesa que deverá ser ensinada nos primeiros meses de vida.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507525540)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paulo é um aluno com altas habilidades e foi matriculado numa escola regular, no início do ano letivo. A professora responsável pela turma conheceu o grupo e elaborou o planejamento das aulas. Para a adequação desta proposta de trabalho pedagógico, será preciso considerar que o aluno com altas habilidades:
		
	
	apresentará sempre notável desempenho e elevada potencialidade em apenas uma área determinada e isolada de atividade.
	
	apresentará sempre rendimento inferior à média dos educandos.
	 
	apresenta elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades que resultam no seu alto desempenho em uma ou mais áreas de atividade.
	
	apresentará sempre notável desempenho e elevada potencialidade na área específica da lógica-matemática.
	
	apresentará sempre alto desempenho em uma área específica e dificuldades nas interações sociais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando