Buscar

ORIENTAÇÕES ESTÁGIO TRAB INDIVIDUAL_8ºSEM 2015_GERAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Caros Alunos e Alunas.
Para facilitar a composição do seu trabalho individual (estágio), segue orientações abaixo, feitas em conjunto pelos tutores e professores, sendo modelo padrão para todos.
ORIENTAÇÕES – PASSO A PASSO
Tópico A= Deve-se anexar o trabalho do estágio do 7. semestre com as devidas correções da nota final, desta forma quem tirou excelente na parte "A" não irá se preocupar com as correções.
Parte "B" Nesta parte deve ser apresentado memória de cálculo de cada tópico abaixo, ou tabela detalhada para termos condições de contabilizar todos os fatos contábeis.
Memórias de cálculo
Nesta etapa você deverá descrever, utilizando tabelas com as memórias de cálculos os fatos contábeis que serão contabilizados. Deverá conter no mínimo os seguintes itens:
1. Estrutura de capitais (pode-se utilizar a mesma tabela que demonstrou a estrutura de capital da parte "A")
2. Bens necessários para desenvolvimento da atividade; (pode-se utilizar a mesma tabela que demonstrou a estrutura de capital da parte "A")
3. Folha de pagamento referente a estrutura de pessoal, (apresentada em tabela contendo todos os proventos e descontos individualizados, com todos os líquidos de cada funcionário apresentado da parte "A", incluindo da mesma forma memória de cálculo FGTS, INSS sendo facultativo a apresentação das guias, (modelo em desenvolvimento)
4. Relação de todas as compras (deverá ser apresentado a compra diária como na parte "A" e deve conter: data de aquisição, nome do fornecedor, valor unitário de mercadoria, total da mercadoria em forma de tabela) 
5. Relação de todas as vendas (deverá ser apresentado a venda diária como na parte "A" deve conter: data de aquisição, nome do fornecedor, valor unitário de mercadoria, total da mercadoria em forma de tabela) 
6. Controle de estoque de mercadorias ou materiais, não esquecer que as empresas prestadoras de serviços também deverão apresentar o controle de estoque:
Link Material Complementar: 
http://www.4shared.com/web/preview/pdf/B3v-i2slce
Link Vídeo aula do Professor Fábio Proença
7. Boletim de caixa e/ou Bancos (utilizar a mesma estrutura apresentada na parte "A" do portifólio, sendo apresentado todos os lançamentos diários, com data, histórico do que está sendo pago ou recebido e informar o valor.
8. Outros itens necessários para a atividade
Outros controles necessários aplicados de acordo com atividade específico da sua empresa.
2. Contabilização
Nesta etapa você deverá contabilizar todos os fatos contábeis da empresa projetada de acordo com as memórias de cálculo elaboradas e elaborar o balancete de verificação, dos dois meses março e abril, que são os dois meses do Tópico 1.
1. Plano de Contas específico da empresa (apresentado em forma de relatório o Ativo, Passivo, Despesas e Receitas com todas as contas detalhadas) 
Sugestão de modelo de plano de contas: http://www.4shared.com/web/preview/pdf/4lIMpinTce 
http://www.4shared.com/web/preview/pdf/5DJoKixYce
Link Vídeo Aula do Professor Fábio: 
https://www.youtube.com/watch?v=WpNMzY0YxpQ 
https://www.youtube.com/channel/UCSetAi08QZKh9MLDYNlbt9Q
2. Fatos contábeis de constituição da empresa e compras de bens (contabilizar desde a integralização de capital com todas as aquisições que foram utilizadas para integrar o capital juntamente com o empréstimo adquirido do período, com memória de calculo dos juros e parcelas.
3. Folha de pagamento (contabilizar todos os salários, proventos, descontos e todos os impostos gerados pela folha inclusive FGTS e INSS contendo o valor da parte da empresa)
4. Compras de mercadorias ou materiais (contabilizar diariamente todas as compras á vista e á prazo apresentadas da parte "A", inclusive os pagamentos)
5. Vendas de mercadorias e produtos (contabilizar diariamente todas as vendas/serviços á vista e á prazo apresentadas da parte "A", inclusive os recebimentos)
6. Custos das Vendas (se for comércio o custo das mercadorias vendidas, se for industria custos dos produtos vendidos e se for serviços custos dos serviços prestados, contabilizar todos custos diariamente)
6.1 Além dos custos das vendas você terá que contabilizar mínimas necessárias para o desenvolver da atividade da empresa como água, luz, telefone, aluguel e etc. 
7. Arrecadação de Receitas Públicas, se órgão público:
8. Pagamento de Despesas Públicas, se órgão público:
9. Caixa ou Bancos (devem ser contabilizados diariamente todos os pagamentos e recebimentos demonstrados de forma analítica)
10. Elaboração do Balancete de Verificação (após todas as contabilizações deve ser elaborado o balancete dos meses de março e abril sintético e Analítico, desta forma tenho condições de corrigir os lançamentos contábeis) 
Deverá conter no mínimo os seguintes itens: 
1. Livro Diário
2. BP – Balanço Patrimonial; 
3. DRE – Demonstração do Resultado do Exercício; 
4. DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; 
5. DLPA- Demonstrações dos Lucros e Prejuizos Acumulados,
6. DFC-Demosntração do Fluxo de Caixa
7. Notas Explicativas,
Segue Sugestão de Notas Explicativas 
http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/notasexplicativas.htm
4. Análise das Demonstrações contábeis 
Nesta etapa o aluno fará a análise das demonstrações contábeis da empresa projetada, utilizando as demonstrações elaboradas.
Deverá conter no mínimo os seguintes indicadores:
a. Indicadores da Situação Financeira
i. Indicadores da Estrutura Patrimonial
a) Endividamento Geral
b) Composição do Endividamento
c) Participação dos Capitais de Terceiros
d) Imobilização do Capital Próprio
e) Imobilização dos Recursos Permanentes
ii. Indicadores de Solvabilidade
a) Índice de Liquidez Geral
b) Índice de Liquidez Corrente
c) Índice de Liquidez Seca
d) Índice de Liquidez Imediata
b. Indicadores de Rentabilidade
i. Margem de Lucratividade das Vendas
Curso de Graduação em Ciências Contábeis
a) Margem Bruta
b) Margem Operacional
c) Margem Líquida
d) Markup Global
ii. Taxas de Retorno
a) Taxa de Retorno sobre os Ativos
b) Taxa de Retorno sobre o Patrimônio Líquido 
5. Relatório Gerencial 
Nesta etapa você elaborará um relatório explicativo sobre o desempenho da empresa com base na análise empresarial das demonstrações contábeis. Este relatório deverá expor de forma clara e detalhada as principais operações e os principais resultados da empresa nestes dois meses de atividade. 
Para órgãos públicos a explicação do desempenho deverá ser com base nos índices fixados pela LRF, através dos seguintes Anexos: 
a. Relatórios de Execução Orçamentária: 
i. Receita Corrente Líquida (Anexo III); 
ii. Gastos com Educação (Anexo X); 
iii. Gastos com Saúde (Anexo XV); 
b. Relatórios de Gestão Fiscal: 
i. Despesa com Pessoal (Anexo I); 
ii. Demonstrativo da Dívida Consolidada Líquida (Anexo II) 
iii. Demonstrativo das Operações de Crédito (Anexo IV) 
Observações: 
O trabalho será apresentado de acordo com a formatação dos trabalhos da biblioteca digital/padronização/ Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico
Matriz para desenvolvimento da atividade. Introdução 
• Na introdução deve ser exposta a problemática sobre o tema. 
• Deverá ser relatado o assunto que será abordado. 
• É aconselhável que a introdução seja elabora somente após a conclusão do texto. Desta forma, você conseguirá descrever exatamente o que foi feito em todo trabalho. 
Desenvolvimento 
• O desenvolvimento é a parte principal do trabalho. 
• No desenvolvimento, você demonstra que dá conta do tema: aprofunda conceitos, defende ideias e também apresenta ideias de outros autores. 
o Aqui deve ser contemplado os itens de pesquisa relacionados acima 
Conclusão 
• Aqui então será apresentado o seu parecer referente a todo conteúdo que foi apresentado no trabalho. 
• Na conclusão você poderá acrescentar o tópico das sugestões 
Referências
• Este é o local onde são mencionados todos os livros, artigos, e materiais utilizados para desenvolvimento do trabalho. 
• A bibliografia, além de ser referenciada cientificamente, deve corresponder fidedignamente aos autores citados no corpo do trabalho. 
OBRIGATORIEDADE: deve ser apresentado livro diário e livro razão?
http://www.tax-contabilidade.com.br/matTecs/matTecsIndex.php?idMatTec=80
a. Balanço Patrimonial (BP);
 b. Demonstração do Resultado do Período de Apuração (2); e
 c. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).
No que se refere ao Balanço Patrimonial, a legislação do Imposto de Renda obriga o contribuinte a sua transcrição no Livro Diário ou no Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR).
Observamos, ainda, que a elaboração dessas demonstrações é obrigatória também em face da legislação comercial brasileira, conforme determina o artigo 176, I a III da Lei nº 6.404/1976. Além delas, a citada lei comercial ainda obriga as companhias em geral (as que estão submetidas à Lei das S/A's) a elaboração das seguintes demonstrações: 
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), exceto as companhias fechadas (3), com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais);
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
Demonstração do Valor Adicionado (DVA), de elaboração obrigatória somente pelas companhias abertas;
Demonstração do Resultado Abrangente (DRA); e
Notas Explicativas (NE's) e outros quadros analíticos necessários para esclarecimento da situação patrimonial e do resultado do exercício. 
Devido a importância do tema, principalmente para os iniciantes na ciência contábil, veremos neste Roteiro quais são as Demonstrações Financeiras obrigatórias perante as legislações tributária, comercial, societária e nas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Procuraremos, também, dar ao nosso leitor uma pequena explicação do significado de cada uma das demonstrações citadas no decorrer do presente trabalho.
É importante observar que a não obrigatoriedade de apresentação não significa impedimento de se elaborar espontaneamente a demonstração.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando