Buscar

FUND MET LING PORT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pólo Interação – pedagogia/5º semestre
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LíNGUA PORTUGUESA
ROSANGELA PONTES SANTOS DE CASTRO -- RA: 439169 
KAMILA DA SILVA SANTOS RA:9650533325 
 OLGA CAROLINA B. MARTINEZ -- RA:438416
 NARA REGINA RODRIGUES CAVALHEIRO RA:418942
 MARIA DAS MERCÊS PEREIRA SOUSA – RA: 439069
PROFESSORA Ma. ROSEMEIRE FARIAS
 
 Campo Grande
 2015
1
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade abordar a importância da linguagem e da comunicação para o ser humano.
Trataremos a respeito da língua materna, da aquisição da linguagem ao longo da vida e sobre as habilidades da língua para a comunicação.
Apresentaremos imagens coletas em ruas e em sites, que contenham algum tipo de erro ortográfico ou de coerência verbal.
Faremos uma breve analise interpretativa a respeito da parábola de Esopo “ a melhor e a pior coisa do mundo”, onde destacaremos as possibilidades de sentido que o texto oferece.
Destacaremos de forma explicativa alguns dos diversos tipos de gêneros textuais, dando atenção especial a um, descrevendo sua estrutura linguística e suas características.
A fala e a escrita são as constituintes da maior e mais importante de um grupo linguístico (a língua).Apenas com a plena interação entre elas e possível que se alcance o sucesso comunicativos entre os falantes, escritores entre as relação entre dependências existentes entre ambas e é tão fundamental e solida.
Tanto a língua escrita ou falada pertence ao mesmo sistema linguístico e destinam-se a interação verbal possuindo um determinado fim comunicativo. Que ambas apresentam-se sob variação formulas e diferenças verbais. A questão não é falar certo ou errado, considerando as características do contexto de comunicação ou seja saber adequar o registro as diferentes situações comunicativas de cada região .
3
As palavras cuja fonéticas são alteradas conforme suas regiões
Quer - Qué
Caixa - caxa
Passear - Passiá
Peixe - pexe
Carro - carru
Isso -issu
Tomate - tomati
Vassoura -vassora
Sapo -sapu
Queijo -quejo
Manteiga - mantega
 leite -leiti
Óleo -olio 
Carne -carni
Mouse -mousi
Feijão -fejão
Assinar -assiná
Cadeira -cadera
Esmalte - esmalti
Caranguejo - carangueijo
Travesseiro - travessêru
 Em nossa região podemos dizer que se puxa o r como fala, ex. porco na escrita é normal pois na fala na linguística se puxa o r,podemos selecionar alguma palavras que foram citadas anteriormente mas vai mudar no momento da fala .
 Aqui em Mato Grosso do Sul se predomina- se muito as linguística puxando para o caipira .
 Como é típico em muitas regiões a mudanças de nome das coisas, em cada região tem o seu nome popular suas características primarias, sem que mude o que é no final.
Erros ortográficos
 O conhecimento da língua materna, construído graças a capacidade que temos para construir gramáticas, é inerente a todos os seres humanos. Uma criança por volta dos cinco anos de idade, é capaz de fazer uso proficiente da gramática de sua língua sem que para isso seja necessário que alguém lhe ensine a utiliza-la. Nesse sentido, é coerente afirma que as crianças, ao chegarem a escola tem pleno domínio de sua língua, tanto em seus aspectos estruturais como pragmáticos .
 Podemos perceber que tais erros são causados por alfabetização, quem não procura entendimento não a tem , são erros comuns na população não podendo julga-lo por isso .
 O português é de fato uma língua pouco democrática. Seus detalhes, reflexões, assentos, regras tudo isso pode servir de matéria prima .
 Mas para 99% da população é simplesmente impossível falar e escrever com um português impecável, uma hora sem querer você acaba trocando o s pelo z. mas para não passarmos esse apuro é prudente dar uma olhada nos erros mais comuns do nosso belo e complexo português.
O PODER DA PALAVRA
Primeiramente a criança aprende a ouvir, sons do ambiente da língua. Depois aprende a falar.
Mesmo com pleno domínio da língua, ao entrar na escola, ela continuara sua aprendizagem da língua oral.
Cada área do cérebro é responsável pelo processamento dos sons. As regiões responsáveis pela compreensão da fala se processam da seguinte forma: Identificação Fonológica; Identificação Léxica; Identificação Sintática; Identificação Semântica.
Existem fatores que interferem na compreensão oral e prejudica a comunicação, como: rapidez do pensamento; audição seletiva; prejulgamentos e influencia do ambiente. Por isso é preciso prestar muita atenção para aprende a “escutar”.
A linguagem corporal é extremamente importante , até mais do que a verbal. Os gestos, expressões e movimentos do corpo ajudam ou prejudicam a transmissão da mensagem oral.
A língua oral tem dois processos, recepção e produção- escuta e fala. Assim como a linguagem verbal tem recepção e produção- escrita e leitura.
A compreensão de um texto necessita de fatores como conhecimento de mundo e experiência de vida, e a combinação de Organização da informação, Estrutura gramatical e Vocabulário, para determinar a relação entre leitor e texto.
Escrever bem requer algumas etapas. Primeiro a definição de metas e realização de um plano, depois a resolução de problemas e por fim a revisão e edição do texto produzido.
A MELHOR E A PIOR COISA DO MUNDO
A parábola faz referencia a linguagem, dizendo que ela é a melhor e ao mesmo tempo a pior coisa do mundo, pois com ela conseguimos nos comunicar e expressar o que sentimos, mas também devemos nos atentar ao seu uso correto senão podemos dizer coisas erradas e passar vergonha.
A linguagem é um processo onde acontece troca de informações, com infinitas maneiras de se comunicar.
Segundo a parábola devemos usar as palavras corretas de acordo com o que queremos passar, pois podemos usar a língua tanto para o bem quanto para o mal.
Antes de falar algo precisamos refletir e medir cada palavra que será dita.
Essa parábola deixa claro o porque de “a melhor e a pior coisa do mundo”, pois com a mesma língua que dizemos “eu te amo” podemos dizer “eu te odeio”, a mesma que pode “abençoar” também pode “amaldiçoar”.
Temos a língua como principal meio de comunicação e devemos usa-la corretamente para que a pessoa que for recebe-la, entenda de forma clara e objetiva. 
GÊNEROS TEXTUAIS
Noticia- linguagem narrativa e descritiva, seu objetivo é informar algo que aconteceu.
Propaganda- linguagem argumentativa e expositiva, sua intenção é fazer com que o destinatário se interesse pelo produto.
Diário- linguagem informal, relatos dos acontecimentos do dia
Carta- pode ser formal ou informal, dependendo da intimidade.
Receita- tem o objetivo de instruir o leitor para preparar algo, geralmente uma comida.
Tutorial- linguagem dissertativa, tema finalidade de explicar ao leitor, passo a passo como fazer algo.
Reportagem- seu objetivo é informar e levar os fatos ao leitor de maneira clara e objetiva.
Charge- tem objetivo de realizar uma sátira, critica ou comentário sobre algo atual.
Poesia- é capaz de transmitir emoções por meio da linguagem.
Editorial- expressa o posicionamento da empresa sobre determinado assunto.
GÊNERO TEXTUAL-ENTREVISTA
A entrevista é um gênero textual fundamentalmente dialogal, representado pela conversação de duas ou mais pessoas, o entrevistador e o entrevistado, para obter informações sobre o entrevistado ou do próprio, ou de algum assunto. 
Geralmente envolve aspectos dissertativo-expositivo, principalmente quando se trata de entrevista jornalística. Mas pode também envolver aspectos narrativos, por exemplo em uma entrevista de emprego, ou ainda aspectos descritivos, como em uma entrevista medica.
Tipos de entrevistas:
Entrevista de opinião- a que levanta a opinião do entrevistado sobre o assunto pesquisado.
Entrevista “de ilustração”- levanta aspectos biográficos do entrevistado, registrando suas ideias, preferencias, ambiente em que vive, modos de falar, entre
outros.
Entrevista coletiva- o entrevistado responde a perguntas de diversos repórteres, de diferentes veículos de informação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste trabalho abordamos a questão da aquisição da linguagem, que nos acompanha durante toda vida. Mesmos quando com alguns anos de idade já temos pleno domínio da língua, ainda temos muito que aprender quando entramos na escola e ainda durante toda vida.
A linguagem é nosso meio de comunicação mais eficiente, e temos que aprender a nos comunicar de forma correta, pois podemos passar uma informação errada somente pelo fato de usar um tom de voz ou uma expressão corporal incoerente.
Assim como cada área do nosso cérebro tem sua função, na linguagem não é diferente. Cada área da linguagem é responsável pelo processamento de sons, oque distingue e assimila aquilo que ouvimos.
Assim como tem as regiões responsáveis pela compreensão da fala.
A linguagem corporal, gestos, expressões e movimentos, podem ser até mais importantes que a própria linguagem verbal.
Vimos ainda as quatro habilidades da língua materna, que se dividem em língua oral- recepção e produção-escuta e fala. E a língua verbal- recepção e produção- escrita e leitura.
REFERÊNCIAS
Marcuschi, luiz da fala para a escrita. SP Cortez, 2005
www.big.com/errosortograficos
ESOPO. A melhor e a pior coisa do mundo
www.portuguesxconcursos.com.br/generostextuais
https://aprendereagir.wordpress.com
Livro PLT 493, Maria Lucia de Castro Gomes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais