Buscar

RENUMERAÇÃO POR COMPETÊNCIA AULA 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RENUMERAÇÃO POR COMPETÊNCIA 
Esse sistema de remuneração passou a ser interessante em função de diversos fatores, tais como: 
O crescimento do setor de serviços na economia;
Aumento da demanda de profissionais qualificados; 
Necessidade de conhecimento intensivo nas empresas em geral;
Implantação de sistemas mais flexíveis; 
Redução de estruturas hierárquicas rígidas; - popularidade do conceito de competência.
Diante desse contexto, muitas empresas iniciaram estudos em torno de competências, procurando identificar os conhecimentos, comportamentos e atitudes que os profissionais deveriam possuir para enfrentar a nova realidade e desempenhar melhor as suas funções, agregando maior valor a elas.
O QUE ENVOLVE A COMPETÊNCIA?
CONHECIMENTO
HABILIDADES
ATITUDE
O sistema de remuneração por competências é mais aplicável aos níveis gerenciais e sua implementação exige mudanças no modelo de gestão e no estilo gerencial, ao mesmo tempo em que funciona como um catalisador dessas mudanças.
O sistema de remuneração por competência surge como uma forma de as empresas administrarem o capital humano na era da gestão do conhecimento. Esse processo permite a gestão de todo processo produtivo e o desempenho dos colaboradores com base nas competências essenciais.
Essas competências são conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos, gerenciais e valores, que podem ser inerentes à organização como um todo difícil de ser imitadas pela concorrência, conferindo vantagem competitiva para a empresa. Além disso, essas competências podem estar relacionadas aos recursos humanos da organização, indicando a capacidade do trabalhador de assumir responsabilidade diante de situações produtivas e inovadoras, associadas ao exercício sistemático de uma reflexividade no trabalho (ZARIFIAN, 1996).
Competências essenciais da empresa: existem para centralizar os esforços nos pontos que permitem melhorar rapidamente os padrões de desempenho e as condições de excelência.
Exemplo: competência logística.
Competências gerenciais: existem para dar mais objetividade aos planos de treinamento e desenvolvimento gerencial. 
Exemplo: competência como agente de mudança.
Competência do cargo: visa servir de referência para diferenciar o salário básico, seleção, treinamento e movimentação de pessoal. 
Exemplo: saber identificar a não conformidade no produto.
Para que competência seja considerada essencial, ela deve passar por 3 testes:
VALOR PERCEBIDO PELOS CLIENTES
DIFERENCIAÇÃO ENTRE CONCORRENTES
CAPACIDADE DE EXPANSÃO
A remuneração por competência busca o alinhamento de complexidade e competência, permitindo aos gestores um novo elemento de análise do desempenho de seus colaboradores.
Os gestores que administram adequadamente suas equipes, estimulando o desenvolvimento continuado, conseguem administrar seus recursos financeiros de forma a conseguir potencializar os recursos disponibilizados.
Vantagens da Remuneração por competências
Conduz o melhor entendimento da organização.
Viabiliza a disseminação dos conhecimentos relacionados ao negócio e às estratégias da empresa, visando construir uma organização de alto desempenho.
Garante que a disseminação dos conhecimentos junto aos empregados promova a sua evolução profissional e, em contrapartida, traga benefícios organizacionais como flexibilidade, agilidade, inovação e velocidade.
É um instrumento de comunicação das mensagens-chave relativas aos conhecimentos, às habilidades e atitudes esperadas para cada colaborador.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando