Buscar

Resumo Beta Oxidação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo beta oxidação 
Era uma vez, uma via metabólica; uma pequenina via, com apenas 4 etapas após sua entrada na célula de metabolização, essa via é a dos ácidos graxos saturados de cadeia longa (palmitato).
O palmitato possui 16C na sua cadeia carbônica e é um ácido graxo saturado, que quando se desprende do glicerol e cai na via de beta oxidação, se transforma em lindas 106 moléculas de ATP que geram energia metabólica para processos cruciais para vida humana! 
O palmitato (ácido graxo) não consegue entrar na sua célula metabolizadora e por isso precisa da ajuda da sua amiga carnitina, auxiliada por uma translocase e por uma CoA, mas antes de contar essa história é necessário que se entenda como nossa querida molécula de ácido graxo, com todo seu esplendor, conseguiu chegar a porta do baile (nesse caso representado pela membrana externa da mitocôndria).
Duas reações são necessárias para que o nosso herói ácido graxo possa agir, a primeira delas é a união do ácido graxo ao ATP que resulta na formação de uma molécula de Acil adenilato + Ppi.
A segunda reação que permitirá o acesso do nosso herói (Palmitato/Ácid.Graxo) á membrana celular externa da mitocôndria, que é a porta do baile, é a união do Acil adenilato + HS---Coa e essa união é a preparação final pra que o Palmitato esteja preparado para adentrar a sua célula metabolizadora (mitocôndria). 
A Carnitina + Acil adenilato (Acil Carnitina) possui um transportador na membrana da mitocôndria, uma translocase, que coloca a acil carnitina na matriz mitocondrial, onde a reação inversa a que ocorre na membrana externa, separa a Carnitina do Acil-CoA. A translocase faz um ciclo, jogando acil-carnitina pra dentro da matriz e retirando carnitina da matriz em troca da acil-carnitina que entra.
As quatro reações que caracterizam a via são:
1) Oxidação – da Acil CoA. Forma FADH2
2) Hidratação
3) Oxidação - NADH
4) Tiólise – Acil CoA (-2 carbonos) e Acetil-CoA.
Essas reações ocorrem até que os 16C se separem de 2 em 2, gerando os mesmos produtos todas as vezes.
Ao fim da reação os FADH2 e NADH entram na cadeia respiratória formando 1,5 ATP o primeiro e 2,5 ATP respectivamente. 
AO FIM DE TUDO SÃO GERADOS INCRÍVEIS 106 ATP's!!!
7 reações ao total.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando