Buscar

Questão 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Aliás, pode-se confirmar por uma experiência característica essa definição do fato social: basta observar a maneira como são educadas as crianças. Quando se observam os fatos tais como são e tais como sempre foram, salta aos olhos que toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir, e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente.” (Émile Durkheim, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 184).
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Durkheim conceitua a EDUCAÇÃO como...
	
	A
	A educação não deixa de ser, para Durkheim, um motor da coalizão social, ou seja, um mecanismo de cooperação da herança social que cada indivíduo deve assimilar e copiar em sociedade.
	
	B
	A educação não deixa de ser, para Durkheim, um motor da coerção social, ou seja, um mecanismo de imposição da herança social que cada indivíduo deve assimilar e reproduzir em sociedade. Contudo, a educação é um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas antigas gerações, fazendo com que sua assimilação seja o principal índice de socialização das novas gerações. Portanto a educação é uma instituição socializadora, sendo esta ação, contrariamente, conservadora da sociedade.
	
	C
	Para Durkheim, a educação é um mecanismo repressor da cultura herdada pelas antigas gerações, fazendo com que a dissimulação seja o principal índice de educação das novas gerações. Portanto a educação é uma instituição sofística e retórica, sendo esta ação, contrariamente, conservadora da sociedade.
	
	D
	A educação não deixa de ser, para Durkheim, um motor da liberdade social, ou seja, um mecanismo de escolha da herança social que cada indivíduo deve assimilar e reproduzir em sociedade. Contudo, a educação é um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas novas gerações, fazendo com que sua assimilação seja o principal índice de socialização das antigas gerações. Portanto a educação é uma instituição socializadora, sendo esta ação, contrariamente, conservadora da sociedade.
	
	E
	A educação não deixa de ser, para Durkheim, um motor de libertação social, ou seja, um mecanismo democrático de herança social que cada indivíduo deve assimilar e reproduzir em sociedade. Contudo, a educação é um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas antigas gerações, fazendo com que sua diversidade seja o principal índice de socialização das novas gerações. Portanto a educação é uma instituição socializadora, sendo esta ação, contrariamente, conservadora da sociedade.

Outros materiais