Buscar

caso concreto 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO 2
Caso Concreto 1 (CESPE TJ-CE 2012 adaptada) Marina comprometeu-se com Carla a entregar-lhe determinada quantia em dinheiro quando esta terminasse o curso superior. Ao perceber que Carla havia entregue a monografia de conclusão do curso, Marina entregou-lhe o valor prometido. Um mês depois, ela descobriu que Carla ainda não havia terminado o curso. Com base nessa situação hipotética, Marina poderia pedir a restituição do valor? Justifique sua resposta.
1 -SIM, POIS TRATA-SE DE UMA OBRIGAÇÃO CONDICIONAL ONDE AINDA NÃO HOUVE O IMPLEMENTO DA CONDIÇÃO, LOGO, CABE RESTITUIÇÃO.
 Caso Concreto 2 Considere que no último sábado à noite você foi a um bar com seus amigos para realizar um happy hour. No momento de pagar a conta, voluntariamente, você destinou 10% (dez por cento) de gorjeta ao garçom que lhes atendeu. No entanto, durante a aula de Direito Civil na segunda-feira seguinte, você descobriu que a gorjeta não é devida e não pode ser cobrada. Você, então, pergunta ao seu professor se pode retornar ao bar e pedir ao garçon a restituição dos valores a esse título pagos. O que o seu professor lhe respondeu? Justifique sua resposta explicando a que tipo de obrigação se refere. 
2 -FOI RESPONDIDO QUE NÃO. A GORJETA É CONSIDERADA UMA OBRIGAÇÃO NATURAL, SENDO ASSIM, SE FOI PAGA DE FORMA VOLUNTÁRIA, NÃO CABE RESTITUIÇÃO.
Questão Objetiva 1 (CEPERJ 2012 - PROCON RJ) No Direito Civil, podem ser classificadas as obrigações sob ótica diversa. Assim, quanto ao modo de execução, elas podem ser consideradas: a) de meio
 b) instantânea
 c) condicional 
D) Cumulativa 
e) modal
 Questão Objetiva 2 (TRT 20a. Região - 2004) No tocante à obrigação natural é correto afirmar que:
 a) Há nela elementos "debitum" e "obligatio", segundo a teoria dualista de Brinz do vínculo obrigacional. 
b) Se trata de uma consequência dos contratos bilaterais válidos.
 c) É sempre nula por ilicitude do objeto. 
d) Não encontra previsão no Direito brasileiro. 
E) É INEXIGÍVEL, ENTRETANTO, DEPOIS DE VALIDAMENTE CUMPRIDA NÃO ENSEJA REPETIÇÃO.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes