Buscar

Respostas do IED_CC10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTÁCIO DE SÁ
Aluna: Monica de Oliveira marques		Período: 1º
Campus: Nova América		curso: Direito		Turno: Manhã
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003
 Título – FONTES E INTEGRAÇÃO DO DIREITO II
Descrição - Respostas ao CASO CONCRETO 10
RESPOSTAS DAS DISCURSIVAS:
Questão a)
É uma síntese do entendimento jurídico a respeito de uns determinados temas a partir de reiteradas decisões sobre mesma matéria.
Esse mecanismo técnico-jurisprudencial de enunciado da súmula foi criado nos anos 1960 pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Vitor Nunes Leal.
Questão b)
A jurisprudência é considerada fonte formal do direito uma vez que sua fonte material é o povo numa visão ampla, de onde se infere que nesse contexto de forma estrita que os membros desta casa também fazem parte deste escopo. Em uma visão mais abrangente, considera-se que o magistrado apenas dá ao caso concreto a interpretação da lei, fato esse que principalmente ao se tratar da instância mais superior torna-se mais relevante por aproximar a abstração legislativa da realidade fática.
Questão c)
Uma vez que a jurisprudência era apenas uma decisão disponível no universo  jurídico e a partir do momento em que passa a ter a finalidade prática de fundamentar, ou sedimentar tanto de forma positiva quanto negativa outra decisão, esta decisão também passa a pertencer ao universo da jurisprudência.
QUESTÃO OBJETIVA
1 .
a) todas as proposições estão corretas
2- 
I – Doutrina (Z - Distingue as regras que convêm a cada um dos sub-ramos do saber jurídico e influi tanto na elaboração da Lei quanto nas decisões contenciosas ou não contenciosas.)
II – Jurisprudência (X - Influencia fortemente o Direito por traduzir reiteração de decisões contenciosas(alvo de contestação ou disputa).)
III – Costume (Y - Tem tido utilização crescente nos demais ramos do direito, sendo importante para o Direito em razão da deficiência da legislação.)
IV – Lei
d) I - Z; II - X; III - Y

Outros materiais