Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CAMPUS UNIVERSITÁRIO VALE DO CAÍ
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
LEGILAÇÃO E NORMAS CONTÁBEIS 
MÔNICA BARBOSA
Conforme a Legislação e Normas de Contabilidade, qual a finalidade e quais são as principais características do Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA)? Justifique a sua resposta.
Segundo a NBC TG 26, as demonstrações contábeis tem como finalidade proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. Estas demonstrações apresentam também os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados. 
O Balanço Patrimonial, tem como finalidade demonstrar a realidade do Patrimônio da entidade, assim refletindo a posição financeira em um determinado momento. Nesta demonstração, o Patrimônio encontra-se em equilíbrio, pois equilibra os bens e direitos e as obrigações e Patrimônio Líquido. O Balanço Patrimonial, é composto por dois grandes grupos o Ativo e o Passivo. O Ativo é subdividido em Ativo Circulante (disponibilidades, estoques, créditos, despesas de exercício seguinte) e o Ativo Não Circulante (investimentos, imobilizado intangível diferido). Já o Passivo é subdividido em Passivo Circulante (Obrigações de Curto Prazo), o Não Circulante (obrigações de longo prazo) e o Patrimônio Líquido dividindo-se em Capital, Reservas e Ajustes de Avalição Patrimonial.
Demonstração do resultado do exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período. Seu objetivo é demonstrar a formação do resultado líquido em um exercício através do confronto das receitas, despesas e resultados apurados, gerando informações significativas para tomada de decisão. Esta é composta por: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto; as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Mais conteúdos dessa disciplina