Buscar

Psicologia caso 9

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
AULA 9
Descrição
Utilizando os meios de comunicação, faça uma pesquisa buscando reportagens em que você deverá identificar uma situação de psicopatia e uma situação de transtorno de personalidade antissocial, apontando as diferenças entre estes fatores, segundo os parâmetros estabelecidos por Trindade (2007) nesta aula. 
Exemplo de Psicopatia: Mania de perseguição, dificuldade em se relacionar, desrespeito constante às normas, impulsividade, baixa tolerância a frustrações, perfeccionismo e falta de determinação são características que, quando em exagero, podem indicar um transtorno de personalidade. "A medida é quando a característica começa a chamar muito a atenção dos outros".
Exemplo Antissocial: Eles são indiferentes aos sentimentos alheios, podem ter comportamento cruel, não obedecem a normas e obrigações, têm baixa tolerância à frustração e cometem facilmente atos violentos. Este tipo viola os direitos das outras pessoas e não sente remorso pelo que faz.
A diferença entre os dois fatos é que a psicopatia está relacionada á personalidade e o ato antissocial está relacionado com o comportamento. 
2- A respeito de bullying, assinale a opção correta.
 a) Trata-se de um fenômeno que pouco interfere na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional das crianças e adolescentes, visto que, nessas fases, pode ser percebido como brincadeira que, normalmente, leva os sujeitos a reagirem intensamente em face dos desafios decorrentes de interações sociais.
 b) Auxilia os alunos a demarcarem seu espaço tanto no ambiente escolar quanto na vida, já que todos os envolvidos são levados a repensar seus papéis sociais. 
c) O quadro de bullying está caracterizado quando um aluno mais forte passa a perseguir, excluir e ridicularizar um colega, mesmo que seja uma única vez, demonstrando com essa atitude comportamento segregacionista. 
d) Corresponde a um conjunto de atos agressivos e sistemáticos contra criança ou adolescente, sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizado por um ou mais agressores; a interação entre vítima e agressor é caracterizada por desequilíbrio de poder e ausência de reciprocidade, tendo a vítima pouco ou quase nenhum recurso para evitar a agressão ou dela se defender.
 e) As consequências para as pessoas que sofrem bullying são, em geral, prejudiciais ao seu desenvolvimento físico, mas nem sempre ao desenvolvimento emocional. 
3- O assédio moral está na raiz de doenças ocupacionais, psíquicas e somáticas. Sobre essa forma de violência no ambiente de trabalho, é correto afirmar que:
 (A) o conceito de assédio moral está restrito às relações entre um superior e seu subordinado;
 (B) o assédio moral é equivalente ao assédio sexual e implica pressão por favores sexuais; (C) o problema se dá entre indivíduos, devendo a empresa manter-se neutra e equidistante; 
(D) o conceito de assédio moral diz respeito às humilhações e ofensas feitas sempre em público; 
(E) o assédio moral é caracterizado pela permanência e intencionalidade da conduta ofensiva

Continue navegando