Buscar

PacoteSistemasDistribuidos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SistemasDistribuidos/ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS DISCURSSIVAS PROVAS.docx
Quais são as principais operações fornecidas pelo serviço de arquivos distribuídos? Cite no mínimo duas.
Gabarito: Modos de acesso; políticas de caching; semântica de compartilhamento; replicação; controle de concorrência; consistência dos dados.
Em sistemas distribuídos, um dos pontos básicos que deve ser necessariamente observado, é o aspecto da transparência.Como se caracteriza este aspecto?
Quais os tipos de transparência que podem ser implementadas em sistemas distribuídos?
Resposta: É a capacidade do sistema em mascarar processos para que o usuário não perceba. Transparência de falhas, por exemplo, oculta falhas. Transparência de localização, oculta do usuário a localização dos processos/ arquivos.
Gabarito: Característica que esconde de usuários ou aplicativos detalhes de funcionamento do sistema distribuído, de tal forma que se tenha a impressão de que esse sistema é centralizado. Tipos de transparência: Acesso ¿ oculta diferenças na representação de dados e no modo de acesso a um recurso; Localização ¿ oculta o lugar em que um recurso está localizado; Migração oculta que um recurso pode ser movido para outra localização; Relocação ¿ oculta que um recurso pode ser movido para outra localização durante o uso; Replicação ¿ oculta que um recurso é replicado; Concorrência ¿ oculta que um
Um Sistema Distribuído deve ser confiável, e para isso deve atender quatro requisitos: Disponibilidade,Confiabilidade, Segurança e Capacidade de Manutenção. Explique cada um desses requisitos.
Gabarito: Disponibilidade: Característica que indica quanto tempo o sistema funcionará ininterruptamente sem ser afetado por falhas, manutenção preventiva ou corretiva, etc. Confiabilidade: Característica do sistema que dá maior ou menor certeza de que vai funcionar a contento. Segurança: Garantia de o sistema fazer, de maneira correta e para os usuários corretos, aquilo para o qual foi projetado. Capacidade de Manutenção: Consiste na facilidade com que um sistema que falhou pode ser con-sertado
Como o aumento da preocupação com questões ambientais no mundo até mesmo o segmento de tecnologia e computação deve se adaptar. Nesse sentido, o conceito de TI verde tem sido aplicado em diversas áreas, inclusive em sistemas distribuídos como é identificado no site green500.org. Com base no ranking publicado neste site, quais são as principais características avaliadas para a classificação das máquinas
multiprocessadas?
Gabarito: Por décadas, a noção de performance tem sido sinônimo de velocidade e esse enfoque especial levou ao surgimento de supercomputadores que consomem grandes quantidades de energia elétrica e produzem tanto calor que exigem enormes instalações de refrigeração. Nesse sentido, um ponto que tem sido estimulado é o contexto de eficiência energética, que é a procurar aumentar a capacidade de processamento dessas máquinas com a redução do consumo de energia.
Em sistemas distribuídos, um dos pontos básicos que deve ser necessariamente observado, é o aspecto da transparência. Como se caracteriza este aspecto?
Resposta: O aspecto de transparência se caracteriza pela não percepção pelo usuário da utilização de sistemas distribuídos, passando a impressão de tratarse
de um único sistema.
Gabarito: É um conceito relativo a tornar menos perceptível alguns detalhes do que se trata (ser invisível). O SD deve prover transparência nos seguintes contextos: De acesso: aplicações que acessam os arquivos do SAD não devem estar cientes da localização física deles. De localização: todas as aplicações devem ter sempre a mesma visão do espaço de arquivos. De mobilidade: com a movimentação dos arquivos, nem programas do cliente e nem tabelas de administração precisam ser modificadas de modo a refletir essa movimentação. De desempenho: programas clientes devem executar satisfatoriamente independente de variação de carga do serviço de arquivos. De escalabilidade: o serviço pode ser expandido por crescimento horizontal, e não vertical, de modo a se adequar a carga demandada e as capacidades da rede disponível.
Michael J. Flynn propôs a taxonomia de Flynn em 1966, um primeiro esquema para classificar computadores em configurações de paralelismo crescente. O esquema consiste em quatro categorias. Quais são essas categorias e qual é o significado de cada uma dessas classes?
Resposta: As 4 categorias e os respectivos significados são: SISD Único Fluxo de Informação, Único Fluxo de Dados SIMD Único Fluxo de InfoRmação, Múltiplo Fluxo de Dados MISD Múltiplo fluxo de Informações, Único Fluxo de Dados MIMD Múltiplo Fluxo de Informações, Múltiplo Fluxo de Dados
Gabarito: SISD Computadores de fluxo único de instruções, fluxo único de dados (SingleInstructionStream,SingleDataStream)são o tipo mais simples. São os monoprocessadores tradicionais nos quais um únicoprocessador busca uma instrução por vez e a executa sobre um único item de dado. MISD Computadores
defluxo múltiplo de instruções, fluxo único de dados (MultipleInstructionStream,
SingleDataStream)não são usados. Uma arquitetura MISD teria várias unidades de processamento que agiriam sobre um fluxo único de dados. Cada unidade executaria uma instrução diferente nos dados e passaria o resultado para a próxima unidade. SIMD Computadores de fluxo único de instruções, fluxo múltiplo de dados (SingleInstructionStream, MultipleDataStream) emitem instruções que agem sobre vários itens de dados. Um computador SIMD consiste
em uma ou mais unidades de processamento MIMD Computadores de fluxo múltiplo de instruções, fluxo múltiplo de dados (MultipleInstructionStream, MultipleDataStream) são multiprocessadores nos quais as unidades processadoras são completamente independentes e operam sobre fluxos de instruções separados.
Considere uma aplicação que atua como servidor de arquivos. É função deste servidor permitir a leitura e escrtita de arquivos em um disco da rede, transferência de arquivos para diferentes midias (pen-drive, cd...) além de fornecer uma lista com o conteúdo de um diretório. As operações são solicitadas por processos cliente. Devemos utilizar servidores iterativos ou concorrentes? Justifique sua resposta.
Gabarit o: Servidores Concorrente, pois não é possivel prever o t em po de resposta de cada requisição. O servidor pode ficar ocupado durante um longo periodo de tem po e as requisições seriam descartadas caso fosse it erat ivo.
Quais as funções do módulo stub do cliente em uma RPC?
Gabarit o: Transform ar a cham ada de função em mensagem e envia- la ao servidor. Transform a a m ensagem de retorno em retorno de função.
Entre os os componentes da arquitetura SOA, qual é o componente que possui a responsabilidade pela descrição das informações de conexão na chamada ao serviço e pela publicação e descrição do web service no registro de serviços?
Gabarito: Provedor de serviço web
		Uma das principais características de um sistema distribuído é ser tolerante a falhas.A partir dessa afirmação, defina o que é um sistema tolerante a falhas e por que os sistemas distribuídos possuem essa característica?
Descreva os três tipos de falhas: Transientes, Intermitentes e Permanentes.
		
Gabarito: É o sistema que possui a capacidade de sobreviver à falha de alguns de seus elementos. Tipos de falhas: .Transientes - As falhas transientes ocorrem uma vez e, depois, desaparecem. Se a operação for repetida, a falha não acontecerá novamente. .Intermitentes - As falhas intermitentes ocorrem e desaparecem por sua própria vontade. Depois, essas falhas reaparecem e assim por diante. .Permanentes - As falhas permanentes continuarão a existir até que o componente faltoso seja substituído.
				
		O desenvolvimento de aplicações distribuídas utilizando RPC é considerada de alto nível, enquanto
a utilização direta de sockets é considerada de baixo nível. Cite e descreva UMA vantagem e UMA desvantagem da utilização de RPC em relação a programação com sockets
Gabarito:
Vantagem: não é necessário conhecer os detalhes da rede pois o middleware é responsável pela conversão de chamada de função (como se fosse local) em mensagem
Desvantagem: não há um controle efetivo de erros.
. Quais as principais diferenças entre uma aplicação peer-to-peer (P2P) e outra cliente/servidor?
Gabarito: Na comunicação P2P, in¬divíduos que constituem um grupo livre podem se comunicar com outros participantes do grupo. Em princípio, toda pessoa pode se comunicar com uma ou mais pessoas; não existe qualquer divisão estrita entre clientes e servidores. Diversos sistemas P2P não possuem qualquer informação centralizada, mas ao contrário, mantém suas informações locais e compartilha uma lista dos peers vizinhos que fazem parte do sistema.
 
Em cloud computing, trata-se de uma forma de trabalho onde o produto é oferecido como serviço.
Defina os serviços abaixo e cite um exemplo para cada dos itens:
 
I- Platform as a Service (PaaS).
II- Infrastructure as a Service (IaaS).
Gabarito:
I - Platform as a Service (PaaS) - Plataforma como Serviço.
Utilização apenas da plataforma como um banco de dados, um web service, serviços para desenvolvimento, testes, etc.
Aplicações desenvolvidas em uma PaaS, normalmente ficam vinculadas ao fornecedor.
Exemplos: Windows Azure e Google App Engine.
 
II - Infrastructure as a Service (IaaS) - Infra-estrutura como Serviço.
Entrega de infraestrutura como serviço, isto é, foco na estrutura do hardware ou máquinas virtuais, armazenamento. Permitindo uma ampla diversidade se softwares.
Exemplos: Amazon EC2 e GoGrid.
 
Podemos considerar que existem 3 grandes desafios da computatção distribuida:
- ausência de memória compartilhada
- ausência de fonte comum de tempo
- ausência de previsão de tempo de resposta no envio/recebimento de mensagens.
 
Descreva os motivos para que sejam considerados um desafio em sistemas distribuídos.
Gabarito:
- Não pode utilizar variáveis comuns para comunicação entr processos
- Não pode utilizar a referência de tempo para sincronizar processos
- Não é possível estimar se um processo foi ou não executado pois o retardo na entrega de mensagens é variável
SistemasDistribuidos/Arquitetura Sistemas Distribuidos AV 2014.pdf
 
Avaliação: CCT0180_AV_201102137715 » ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: 201102137715 - SUMMERSON DE SOUZA GONCALVES
Professor: MAURO CESAR CANTARINO GIL Turma: 9002/AB
Nota da Prova: 6,5 Nota de Partic.: 1 Data: 04/06/2014 11:15:24
 1a Questão (Ref.: 201102309777) Pontos: 1,5 / 1,5
Entre as principais características de um sistema distribuído, podemos citar entre outras: a transparência, a
interoperabilidade, a tolerância a falhas e a escalabilidade. Com base nesta afirmação o signifca o conceito de
escalabilidade em sistemas com múltiplos processadores?
Resposta: A escalabilidade diz repeito a possibilidade de crescimento ou ampliar capacidade de um sistema de
acordo com a demanda . Quanto mais informação demanda maior processamento.
Gabarito: .Possibilidade de inclusão de novos componentes, que sejam adicionados à medida que cresça a
carga de trabalho. .Crescimento incremental de processamento. .Capacidade de melhoria do desempenho do
sistema distribuído conforme cresce o número de elementos processadores.
 2a Questão (Ref.: 201102252060) Pontos: 1,5 / 1,5
O desenvolvimento de aplicações distribuídas utilizando RPC é considerada de alto nível, enquanto a utilização direta de sockets é
considerada de baixo nível. Cite e descreva UMA vantagem e UMA desvantagem da utilização de RPC em relação a programação
com sockets
Resposta: A vantagem é que a camada de middleware evita a necessidade de se conhecer aspectos específicos
da rede . Desvantagem - dificuldade de sincronização.
Gabarito:
Vantagem: não é necessário conhecer os detalhes da rede pois o middleware é resposável pela conversão de
chamada de função (como se fosse local) em mensagem
Desvantagem: não há um controle efetivo de erros.
 3a Questão (Ref.: 201102251997) Pontos: 0,0 / 1,0
Em relação à componentização, SOA, Web services e sistema distribuído, considere:
I. Ao se projetar um componente reusável, deve-se estar atento para que ele seja tão simples quanto possível.
Quando é projetada uma solução baseada em componentes, é possível obter um comportamento comum de
modo que vários usuários possam utilizá-la.
II. Na Service-oriented architecture ? SOA, um serviço pode ser definido como uma função independente que
aceita uma ou mais requisições e devolve uma ou mais respostas através de uma interface padronizada e bem
definida. Serviços podem também realizar partes discretas de um processo tal como editar ou processar uma
transação e não devem depender do estado de outras funções ou processos.
III. Um Web Service é uma aplicação lógica, programável, acessível, que usa os protocolos padrão da Internet,
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
1 de 4 20/06/2014 09:24
para que se torne possível a comunicação transparente de máquina para máquina e aplicação para aplicação.
IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores francamente acoplados, que
não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.
Está correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
 I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
 4a Questão (Ref.: 201102252064) Pontos: 0,5 / 0,5
Relacione as colunas e escolha a opção que reproduz a coluna da direita de cima para baixo.
(1) MIMD ( ) Processamento Vetorial
(2) SIMD ( ) Maior escalabilidade
(3) Multiprocessadores ( ) Programação paralela com
(4) Multicomputadores compartilhamento de memória
 ( ) Classe de arquiteturas paralelas
 ( ) Programação paralela com Threads
 
 
2 - 4 - 4 - 3 - 3
 2 - 4 - 3 - 1 - 3
4 - 1 - 3 - 3 - 2
4 - 1 - 2 - 3 - 2
2 - 4 - 1 - 1 - 3
 5a Questão (Ref.: 201102327033) Pontos: 0,5 / 0,5
(IADES - 2011 - PG-DF) Segundo Andrew Tanembaum (2007) Sistema Distribuído é uma coleção de
computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente. Assinale a
alternativa CORRETA a respeito de um sistema distribuído.
 A transparência de acesso é uma característica dos sistemas distribuídos que permite que recursos
sejam acessados sem que sua localização seja determinada.
Em um sistema de objetos distribuídos é possível invocar métodos de um objeto, ainda que este não
esteja presente no computador do usuário.
Em uma rede de computadores há servidores dedicados a atender pedidos dos clientes e estes, por sua
vez, têm função exclusiva de requisitantes.
A distribuição de tarefas se dá a partir de requisições do usuário, que indica o endereço do servidor
onde deseja executar tal tarefa.
Todos os computadores de uma rede executam tarefas de cliente e servidor, quando se deseja
integrá-los em uma arquitetura de sistemas distribuídos.
 6a Questão (Ref.: 201102251924) Pontos: 0,5 / 0,5
Em algumas arquiteturas de servidores da Web que utilizam front end, cada solicitação é repassada ao primeiro
módulo de processamento disponível, que então a executa usando um conjunto de etapas. A etapa que verifica
se há restrições sobre o fato da solicitação poder ou não ser atendida, considerando-se
a identidade e a
localização do cliente, é conhecida por
 Executar o controle de acesso no cliente.
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
2 de 4 20/06/2014 09:24
Autenticar o cliente.
Retornar a resposta ao cliente.
Verificar o cache.
Executar o controle de acesso na página da Web.
 7a Questão (Ref.: 201102252067) Pontos: 0,0 / 0,5
A comunicação entre cliente e servidor utilizando sockets prevê:
 que o cliente execute a função socket para estabelecer uma conexão
que o servidor execute a função listen para aguardar uma conexão do cliente.
que o socket criado pelo cliente seja também utilizado pelo servidor.
que o cliente utilize a função connect para se conectar ao servidor.
que o servidor execute a função bind a cada conexão recebida
 8a Questão (Ref.: 201102385170) Pontos: 0,5 / 0,5
A abordagem geral para tolerância a falhas e o uso de redundância. Considere as afirmações a seguir:
I. Um exemplo de redundância de informação é o uso de bits extras para permitir a recuperação de bits
corrompidos.
II. Redundância de tempo é util principalmente quando as falhas são transientes ou intermitentes.
III. Um exemplo de redundância física é o uso de processadores extras.
IV. O uso de processadores extras pode ser organizado com replicação ativa ou backup primário.
Estão corretas:
Somente as afirmações II, III e IV.
Somente as afirmações I, III e IV.
Somente as afirmações I, II e IV.
Somente as afirmações I, II e III.
 Todas as afirmações.
 9a Questão (Ref.: 201102251914) Pontos: 0,5 / 0,5
O tipo clustering de um sistema operacional distribuído no qual somente um dos seus nós esteja trabalhando,
enquanto os outros entram como reserva, denomina-se cluster de
baixo acoplamento
alto desempenho.
 alta disponibilidade.
alta coesão.
balanceamento de carga.
 10a Questão (Ref.: 201102241194) Pontos: 1,0 / 1,0
O NFS (Network File System) permite configurar o compartilhamento de arquivos entre sistemas Unix e Linux.
Desta forma ele necessita utilizar um modelo de comunicação que dê suporte a comunicação cliente-servidor e
que oculte a complexidade da troca de mensagens. Qual o modelo de comunicação distribuída utilizado pelo
NFS?
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
3 de 4 20/06/2014 09:24
DCOM(Distributed Component Object Model)
 RPC (remote Procedure Call)
NCS ( Network Computing System)
SOA (Service-oriented architecture )
CORBA (Common Object Request Broker Architecture)
Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
 
 
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
4 de 4 20/06/2014 09:24
SistemasDistribuidos/ASD - Aula 05 - Avaliando Aprendizado.pdf
 
 
 ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS 
 
Exercício: CCT0180_EX_A5_201102058769 
 
Aluno(a): EMILIANO SOUSA LEITE Matrícula: 201102058769 
 
Data: 20/03/2014 15:36:29 (Finalizada) 
 
 
 1a Questão (Ref.: 201102165173) 
No desenvolvimento de um sistema, um conjunto de métodos e técnicas deve ser empregado para atender aos 
atributos de "dependabilidade". Com relação à classificação desses métodos e técnicas é correto afirmar que 
 
 
a validação de falhas fornece estimativas sobre conseqüências de falhas. 
 a tolerância a falhas fornece o serviço esperado, mesmo na presença de falhas envolvendo técnicas como 
o mascaramento de falhas, detecção de falhas, localização, confinamento, recuperação, reconfiguração e 
tratamento. 
 
a prevenção de falhas fornece estimativas sobre a presença de falhas. 
 
a prevenção de falhas envolve a verificação e remoção da presença de falhas. 
 
a previsão de falhas impede a ocorrência ou introdução de falhas, envolvendo a seleção de metodologias 
de projeto e de tecnologias adequadas para os seus componentes. 
 
 
 
 2
a
 Questão (Ref.: 201102165099) 
O multiprocessamento simétrico pode ser implementado, por meio de clusters de servidores, usando-se o 
método secundário ativo, no qual um servidor secundário assume o processamento em caso de falha do 
servidor primário. Assinale a opção que apresenta corretamente uma justificativa para o uso do método 
secundário ativo. 
 
 O servidor secundário também pode ser usado para o processamento de outras operações no sistema, 
além da função de assumir o processamento no caso de falha do servidor primário. 
 
Mesmo quando cada servidor usa apenas os seus próprios discos, o método secundário ativo não exige 
o gerenciamento do equilíbrio, entre os servidores, das requisições vindas dos clientes. 
 
Caso seja definido que vários computadores compartilharão os mesmos discos ao mesmo tempo, não é 
necessário gerenciar bloqueios de acesso aos dados dos servidores. 
 
O gerenciamento do cluster é simples, uma vez que o servidor secundário está indisponível para outras 
tarefas de processamento. 
 
Caso seja definido que cada servidor utilizará apenas os seus próprios discos, os dados não precisam 
ser copiados entre os sistemas. 
 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201102121193) 
 Tolerância a falhas significa que um sistema pode prover seus serviços mesmo na presença de falhas, ou seja, 
o sistema pode tolerar falhas e continuar funcionando normalmente. Com base nessa definição analise as 
afirmações abaixo e assinale a alternativa onde todas estão corretas. 
a. As definições para falha, erro e defeito, respectivamente são: Falha: estão associadas ao universo 
físico,Erros : estão associadas ao universo da Informação e Defeitos: estão associadas ao universo do usuário . 
b. A classificação de falhas em relação à sua persistência são: Física, de projeto e de interação 
c. A classificação de falhas em relação à sua persistência são: transiente, intermitente e permanente 
d. Podemos classificar redundância como: redundância da informação, redundância de tempo e redundância 
física 
 
 
 
Somente as alternativas A e B são verdadeiras 
 Somente as alternativas A, C e D são verdadeiras 
 
Somente as alternativas A e D são verdadeiras 
 
Somente as alternativas A, B e C são verdadeiras 
 
Somente as alternativas A e C são verdadeiras 
 
 
 
 
 
 
 
 
SistemasDistribuidos/ASD - Simulado 03.pdf
 
 ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS 
 
Simulado: CCT0180_SM_201102058769 V.3 
 
Aluno(a): EMILIANO SOUSA LEITE Matrícula: 201102058769 
Desempenho: 7,0 de 8,0 Data: 30/04/2014 01:53:05 (Finalizada) 
 
 
 1a Questão (Ref.: 201102121199) Pontos: 1,0 / 1,0 
Analise as afirmativas a seguir no que diz respeito às caracteristicas da arquitetura P2P e assinale a alternativa 
INCORRETA. 
 
 
A diferença entre o modelo P2P híbrido do modelo P2P puro, está na existência no modelo P2P híbrido de 
um servidor responsável por alguns dos serviços da rede. 
 O Software Cliente é um programa de execução local, mas que se torna um cliente temporário em um 
acesso remoto 
 
É possível que uma única máquina servidora execute muitos programas servidores, pois os mesmos não 
consomem recursos computacionais enquanto aguardam requisições. 
 
O peer-to-peer é um exemplo de arquitetura descentralizada 
 
Alguns problemas/críticas relacionadas ao modelo P2P é a falta de controle de quem são os 
autores/proprietários de fato das informações que são compartilhadas pela rede, facilitando ainda mais a 
pirataria neste meio de comunicação.
2a Questão (Ref.: 201102119247) Pontos: 1,0 / 1,0 
A arquitetura de sistemas distribuídos possui um apelo voltado também a TI Verde. Todos os aspectos abaixo 
estão ligados a este conceito, EXCETO: 
 
 
Climatização do ambiente 
 
Otimização de utilização de recursos 
 
Diminuição do consumo de energia 
 Redução do uso da Internet 
 
Diminuição dos resíduos gerados desde a produção até a utilização dos sistemas distribuídos. 
 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201102119236) Pontos: 1,0 / 1,0 
Um importante processo para que um sistema distribuído tenha sucesso em sua implementação é o tratamento 
/ resolução de falhas. Assinale abaixo qual conceito NÃO está relacionado ao processo. 
 
 Rede de alta velocidade 
 
Fonte, processador, memória redundante 
 
Replicação de componentes. 
 
Mascaramento de falhas 
 
RAID 
 
 
 
 4a Questão (Ref.: 201102121018) Pontos: 0,0 / 1,0 
Sabendo que tolerância a falhas significa que um sistema pode prover seus serviços mesmo na presença de 
falhas, ou seja, o sistema pode tolerar falhas e continuar funcionando normalmente. Com base nessa definição 
assinale Verdadeiro ou Falso nas afirmações a seguir. 
 
 A classificação de falhas em relação à sua persistência são: Física, de projeto e de interação 
 A classificação de falhas em relação à sua persistência são: transiente, intermitente e permanente 
 As definições para falha, erro e defeito, respectivamente são: Falha: estão associadas às falhas 
originadas pelo usuário, Erros: estão associadas aos erros do hardware e Defeitos: estão associadas ao 
universo da Informação 
 Podemos classificar redundância como: redundância da informação, redundância de tempo e 
redundância física 
 As definições para falha, erro e defeito, respectivamente são: Falha: estão associadas ao universo físico, 
Erros : estão associadas ao universo da Informação e Defeitos: estão associadas ao universo do usuário 
 
 
 
 5
a
 Questão (Ref.: 201102119231) Pontos: 1,0 / 1,0 
Assinale abaixo a frase que melhor explica o conceito da "Classificação de Flynn" 
 
 
Classifica os sistemas EXCLUSIVAMENTE pelo tipo de memoria utilizada, centralizada, ou distribuída. 
 Classifica os sistemas de acordo com a forma como acontecem os fluxos de dados e os fluxos de 
instrução 
 
Classifica os sistemas de acordo com sua capacidade de processamento e como os processadores se 
comunicam com a memória. 
 
Classifica os sistemas de acordo com a forma de comunicação entre os processadores., ou seja suas 
instruções 
 
Classifica os sistemas baseados no desempenho 
 
 
 
 6a Questão (Ref.: 201102112721) Pontos: 1,0 / 1,0 
Quanto aos modelos de sistemas distribuídos, encontramos os Sistemas de Computação de Cluster , que 
caracterizam-se por: 
 
 
os equipamentos costumam ser caracterizados por seu pequeno tamanho, alimentação por bateria, 
mobilidade e conexão sem fio. 
 
os equipamentos costumam estar conectados através de uma rede de comunicação. 
 
recursos de diferentes organizações são reunidos para permitir a colaboração de um grupo de pessoas 
sob a forma de uma organização virtual. 
 
programar a utilização de transações, requer primitivas especiais que devem ser fornecidas pelo sistema 
distribuído subjacente ou pelo sistema de linguagem em tempo de execução. 
 um único programa, intensivo em computação, é executado em paralelo. 
 
 
 
 7a Questão (Ref.: 201102121193) Pontos: 1,0 / 1,0 
 Tolerância a falhas significa que um sistema pode prover seus serviços mesmo na presença de falhas, ou seja, 
o sistema pode tolerar falhas e continuar funcionando normalmente. Com base nessa definição analise as 
afirmações abaixo e assinale a alternativa onde todas estão corretas. 
a. As definições para falha, erro e defeito, respectivamente são: Falha: estão associadas ao universo 
físico,Erros : estão associadas ao universo da Informação e Defeitos: estão associadas ao universo do usuário . 
b. A classificação de falhas em relação à sua persistência são: Física, de projeto e de interação 
c. A classificação de falhas em relação à sua persistência são: transiente, intermitente e permanente 
d. Podemos classificar redundância como: redundância da informação, redundância de tempo e redundância 
física 
 
 
 Somente as alternativas A, C e D são verdadeiras 
 
Somente as alternativas A e B são verdadeiras 
 
Somente as alternativas A e D são verdadeiras 
 
Somente as alternativas A e C são verdadeiras 
 
Somente as alternativas A, B e C são verdadeiras 
 
 
 
 8a Questão (Ref.: 201102119239) Pontos: 1,0 / 1,0 
Quando tratamos das características de um sistema distribuído um dos fatores determinantes para seu sucesso 
é a transparência.Existem vários tipos de transparências dentro dos conceitos de sistemas distribuídos, mas 
todas elas se baseiam em um mesmo princípio. Assinale a alternativa que melhor descreve este princípio. 
 
 
Seu principal conceito está relacionado da transparência de utilização do sistema operacional, para o 
usuário não interessa que sistema operacional suport a aplicação. 
 
Seus conceitos descrevem a maneira como o usuário acessa os recursos dos sistemas distribuídos 
 Possui como meta ocultar o fato de que os processos dos sistemas distribuídos estão fisicamente 
distribuídos por vários computadores. 
 
A transparência apesar de importante pode ser descartada na concepção da maioria dos projetos de 
sistemas distribuídos. 
 
Permite que o usuário conheça todas as características físicas e lógicas do sistema. 
 
 
 
 9a Questão (Ref.: 201102165210) 
Podemos considerar que existem 3 grandes desafios da computatção distribuida: 
- ausência de memória compartilhada 
- ausência de fonte comum de tempo 
- ausência de previsão de tempo de resposta no envio/recebimento de mensagens. 
 
Descreva os motivos para que sejam considerados um desafio em sistemas distribuídos. 
 
 
Sua Resposta: . 
 
 
Compare com a sua resposta: 
- Não pode utilizar variáveis comuns para comunicação entr processos 
- Não pode utilizar a referência de tempo para sincronizar processos 
- Não é possivel estimar se um processo foi ou não executado pois o retardo na entrega de mensagens é 
variável. 
 
 
 10a Questão (Ref.: 201102165225) 
Considere uma aplicação que atua como servidor de arquivos. É função deste servidor permitir a leitura e escrtita de 
arquivos em um disco da rede, transferência de arquivos para diferentes midias (pen-drive, cd...) além de fornecer uma 
lista com o conteúdo de um diretório. As operações são solicitadas por processos cliente. Devemos utilizar servidores 
iterativos ou concorrentes? Justifique sua resposta. 
 
 
Sua Resposta: . 
 
 
Compare com a sua resposta: Servidores Concorrente, pois não é possivel prever o tempo de resposta de cada 
requisição. O servidor pode ficar ocupado durante um longo periodo de tempo e as requisições seriam 
descartadas caso fosse iterativo. 
SistemasDistribuidos/ASD simulado.pdf
 ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Simulado: CCT0180_SM_201301218715 V.3 Fechar
Aluno(a): CHEILA SOUZA GOMES Matrícula: 201301218715
Desempenho: 6,0 de 8,0 Data: 04/10/2014 20:07:05 (Finalizada)
 1a Questão (Ref.: 201301288662) Pontos: 0,0 / 1,0
Quanto aos modelos de sistemas distribuídos, encontramos os Sistemas de Computação de Cluster , que
caracterizam-se por:
um único programa, intensivo em computação, é executado em paralelo.
os equipamentos costumam ser caracterizados por seu pequeno tamanho, alimentação por bateria,
mobilidade e conexão sem fio.
recursos de diferentes organizações são reunidos para permitir a colaboração de um grupo de pessoas
sob a forma de uma organização virtual.
 programar a utilização de transações, requer primitivas especiais que devem ser fornecidas pelo
sistema distribuído subjacente ou pelo sistema de linguagem em tempo de execução.
os equipamentos costumam estar conectados através de uma rede de comunicação.
 2a Questão (Ref.: 201301297140) Pontos: 1,0 / 1,0
Analise as afirmativas a seguir no que diz respeito às caracteristicas da arquitetura P2P e assinale a alternativa
INCORRETA.
 O Software Cliente é um programa de execução local, mas que se torna um cliente temporário em um
acesso remoto
É possível que uma única máquina servidora execute muitos programas servidores, pois os mesmos não
consomem recursos computacionais enquanto aguardam requisições.
A diferença entre o modelo P2P híbrido do modelo P2P puro, está na existência no modelo P2P híbrido
de um servidor responsável por alguns dos serviços da rede.
O peer-to-peer é um exemplo de arquitetura descentralizada
Alguns problemas/críticas relacionadas ao modelo P2P é a falta de controle de quem são os
autores/proprietários de fato das informações que são compartilhadas pela rede, facilitando ainda mais
a pirataria neste meio de comunicação.
 3a Questão (Ref.: 201301295180) Pontos: 1,0 / 1,0
Quando tratamos das características de um sistema distribuído um dos fatores determinantes para seu sucesso
é a transparência.Existem vários tipos de transparências dentro dos conceitos de sistemas distribuídos, mas
todas elas se baseiam em um mesmo princípio. Assinale a alternativa que melhor descreve este princípio.
Seus conceitos descrevem a maneira como o usuário acessa os recursos dos sistemas distribuídos
 Possui como meta ocultar o fato de que os processos dos sistemas distribuídos estão fisicamente
distribuídos por vários computadores.
A transparência apesar de importante pode ser descartada na concepção da maioria dos projetos de
sistemas distribuídos.
Permite que o usuário conheça todas as características físicas e lógicas do sistema.
Seu principal conceito está relacionado da transparência de utilização do sistema operacional, para o
usuário não interessa que sistema operacional suport a aplicação.
 4a Questão (Ref.: 201301295177) Pontos: 0,0 / 1,0
Um importante processo para que um sistema distribuído tenha sucesso em sua implementação é o tratamento
/ resolução de falhas. Assinale abaixo qual conceito NÃO está relacionado ao processo.
RAID
 Mascaramento de falhas
Fonte, processador, memória redundante
 Rede de alta velocidade
Replicação de componentes.
 5a Questão (Ref.: 201301296959) Pontos: 1,0 / 1,0
Sabendo que tolerância a falhas significa que um sistema pode prover seus serviços mesmo na presença de
falhas, ou seja, o sistema pode tolerar falhas e continuar funcionando normalmente. Com base nessa definição
assinale Verdadeiro ou Falso nas afirmações a seguir.
 A classificação de falhas em relação à sua persistência são: transiente, intermitente e permanente
 A classificação de falhas em relação à sua persistência são: Física, de projeto e de interação
 As definições para falha, erro e defeito, respectivamente são: Falha: estão associadas às falhas
originadas pelo usuário, Erros: estão associadas aos erros do hardware e Defeitos: estão associadas ao
universo da Informação
 As definições para falha, erro e defeito, respectivamente são: Falha: estão associadas ao universo
físico, Erros : estão associadas ao universo da Informação e Defeitos: estão associadas ao universo do
usuário
 Podemos classificar redundância como: redundância da informação, redundância de tempo e
redundância física
 Gabarito Comentado.
 6a Questão (Ref.: 201301295172) Pontos: 1,0 / 1,0
Assinale abaixo a frase que melhor explica o conceito da "Classificação de Flynn"
Classifica os sistemas de acordo com a forma de comunicação entre os processadores., ou seja suas
instruções
Classifica os sistemas EXCLUSIVAMENTE pelo tipo de memoria utilizada, centralizada, ou distribuída.
Classifica os sistemas baseados no desempenho
 Classifica os sistemas de acordo com a forma como acontecem os fluxos de dados e os fluxos de
instrução
Classifica os sistemas de acordo com sua capacidade de processamento e como os processadores se
comunicam com a memória.
 7a Questão (Ref.: 201301825897) Pontos: 1,0 / 1,0
Assinale abaixo a característica verdadeira dos sistemas fortemente acoplados assimétricos.
Qualquer processador pode executar os procedimentos de inicialização
Todos os processadores executam as mesmas funções
 Existe o conceito de processador Master / Slave (Mestre/Escravo)
Qualquer processador pode executar chamadas ao sistema.
Todos os processadores tem acesso aos dispositivos de entrada / Saída
 8a Questão (Ref.: 201301297134) Pontos: 1,0 / 1,0
 Tolerância a falhas significa que um sistema pode prover seus serviços mesmo na presença de falhas, ou seja,
o sistema pode tolerar falhas e continuar funcionando normalmente. Com base nessa definição analise as
afirmações abaixo e assinale a alternativa onde todas estão corretas.
a. As definições para falha, erro e defeito, respectivamente são: Falha: estão associadas ao universo físico,
Erros : estão associadas ao universo da Informação e Defeitos: estão associadas ao universo do usuário .
b. A classificação de falhas em relação à sua persistência são: Física, de projeto e de interação
c. A classificação de falhas em relação à sua persistência são: transiente, intermitente e permanente
d. Podemos classificar redundância como: redundância da informação, redundância de tempo e redundância
física
 
Somente as alternativas A e D são verdadeiras
Somente as alternativas A, B e C são verdadeiras
Somente as alternativas A e C são verdadeiras
 Somente as alternativas A, C e D são verdadeiras
Somente as alternativas A e B são verdadeiras
 9a Questão (Ref.: 201301341151)
Podemos considerar que existem 3 grandes desafios da computatção distribuida:
- ausência de memória compartilhada
- ausência de fonte comum de tempo
- ausência de previsão de tempo de resposta no envio/recebimento de mensagens.
 
Descreva os motivos para que sejam considerados um desafio em sistemas distribuídos.
Sua Resposta: kk
Compare com a sua resposta:
- Não pode utilizar variáveis comuns para comunicação entr processos
- Não pode utilizar a referência de tempo para sincronizar processos
- Não é possivel estimar se um processo foi ou não executado pois o retardo na entrega de mensagens é
variável.
 10a Questão (Ref.: 201301341166)
Considere uma aplicação que atua como servidor de arquivos. É função deste servidor permitir a leitura e escrtita de
arquivos em um disco da rede, transferência de arquivos para diferentes midias (pen-drive, cd...) além de fornecer uma
lista com o conteúdo de um diretório. As operações são solicitadas por processos cliente. Devemos utilizar servidores
iterativos ou concorrentes? Justifique sua resposta.
Sua Resposta: oo
Compare com a sua resposta: Servidores Concorrente, pois não é possivel prever o tempo de resposta de cada
requisição. O servidor pode ficar ocupado durante um longo periodo de tempo e as requisições seriam
descartadas caso fosse iterativo.
 Voltar
 
 
SistemasDistribuidos/ASD_Exercicios_Simulados_Aula1 ate 5.pdf
 
Analise as seguintes afirmações:
I. Um sistema distribuído pode ser classificado como um conjunto de computadores com seu próprio clock e que não possui 
memória compartilhada, mas que é visto por seus usuários como um recurso único no qual a comunicação se dá através de um 
barramento por troca de mensagens. Estes sistemas são considerados por meio destas características como fracamente 
acoplados, isto é, um cluster. 
II. A computação em cluster envolve dois ou mais computadores servindo a um sistema como um único recurso. Os 
computadores que compõem um cluster, denominados nó, devem ser interconectados, de maneira a formarem uma rede. 
III. A rede que compõe um cluster deve ser criada de uma forma que permita a interconexão de um número fixo de 
computadores ou nós. A retirada de um nó interrompe o funcionamento do cluster, até que o nó seja substituído. A principal 
vantagem do cluster é que qualquer sistema operacional pode ser usado como, por exemplo, Windows, Linux, ou BSD 
simultaneamente no mesmo cluster. Com isso, as particularidades de um sistema operacional serão compartilhadas entre os 
demais sistemas operacionais participantes do cluster. 
Indique a opção que contém as afirmativas CORRETAS: 
Quest.: 1 
 
 
 
II e III, apenas. 
 
 
I e II, apenas. 
 
 
II, apenas. 
 
 
I, apenas. 
 
 
I, II e III. 
 
 
 
2. 
 
 
Em relação a sistemas distribuídos, considere: 
 
I. O Middleware é composto por um conjunto de processos ou objetos num 
grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar 
comunicação e oferecer suporte para partilha de recursos a aplicações 
distribuídas. 
II. Um sistema distribuído pode ser definido pela capacidade que um único 
processador tem para distribuir várias tarefas simultaneamente. 
III. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de 
processadores fracamente acoplados, que não compartilham memória 
nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
Quest.: 2 
 
 
 
I, II e III. 
 
 
I e II, apenas. 
 
 
II, apenas. 
 
 
II e III, apenas. 
 
 
I, apenas. 
 
 
 
3. 
 
 
Computadores de baixo custo podem ser agrupados em clusters, onde exercem funções que exigem alto desempenho 
computacional como se fossem uma única máquina de grande porte. É correto afirmar que um cluster Beowulf com o 
sistema operacional Linux é constituído de vários nós escravos, 
Quest.: 3 
 
 
 
controlados por um computador principal. 
 
 
sendo que cada nó exerce o controle sobre todos os demais nós. 
 
 
sendo que cada nó exerce o controle sobre seu nó vizinho e o último nó exercerá o controle sobre o primeiro nó. 
 
 
sendo que cada nó exerce seu próprio controle. 
 
 
sem a necessidade de controle. 
 
 
 
4. 
 
 
São componentes indispensáveis dos sistemas distribuídos, EXCETO: 
Quest.: 4 
 
 
 
Porcessadores individuais participantes do sistema 
 
 
Conectividade entre os nós utilizando servidores. 
 
 
Troca de informações entre os participantes do sistema 
 
 
Centralizador do processamento. 
 
 
Rede de comunicação 
 
 
 
5. 
 
 
A Melhor Definição que podemos dar a um sistema distribuído é: 
Quest.: 5 
 
 
 
Uma rede de computadores conectados através da internet. 
 
 
Sistemas independentes que são usados para processamento por partes (stand alone) e suas respostas posteriormente remetidas 
para processamento central alcançando o objetivo do conjunto. 
 
 
Um conjunto de computadores independentes que se apresenta aos seus usuários como um sistema único e coerente. 
 
 
Sistemas de computadores multiprocessados que se apresentam como uma única interface para seus usuários. Normalmente 
utilizando supercomputadores. 
 
 
Sistema computacional com grande capacidade de processamento, estabilidade e escalabilidade. Mainframe é um exemplo de 
sistema distribuído. 
 
 
 
6. 
 
 
Um sistema distribuído é definido como uma coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário 
como um sistema único e consistente. Baseado nos conceitos definidos para sistemas distribuídos, identifique a 
afirmativa ERRADA: 
Quest.: 6 
 
 
 
Uma aplicação cliente-servidor é um caso especial de processamento distribuído no qual existe uma forma de cooperação entre dois 
ou mais processos, sendo essa cooperação realizada através de requisições dos componentes alocados ao cliente e das respostas que 
são fornecidas pelos componentes alocados ao servidor. 
 
 
Um sistema distribuído fortemente acoplado provê um nível de integração e compartilhamento de recursos mais intenso e 
transparente ao usuário, onde vários processadores compartilham uma memória, e são gerenciados por apenas um sistema 
operacional. 
 
 
O modelo de computação distribuída Peer-to-Peer é uma tecnologia que estabelece uma espécie de rede virtual de computadores, 
onde cada estação tem capacidades e responsabilidades equivalentes. 
 
 
Um sistema distribuído fracamente acoplado permite que máquinas e usuários do ambiente sejam fundamentalmente independentes, 
bem como a interação de forma limitada, quando isto for necessário, compartilhando recursos como discos e impressoras, entre 
outros. 
 
 
Uma vantagem dos sistemas distribuídos sobre os sistemas centralizados é a disponibilidade de software para este tipo de ambiente. 
1. 
 
 
Quanto aos modelos de sistemas distribuídos, encontramos os Sistemas de Computação de Cluster , que caracterizam-
se por: Quest.: 1 
 
 
 
programar a utilização de transações, requer primitivas especiais que devem ser fornecidas pelo sistema distribuído subjacente ou 
pelo sistema de linguagem em tempo de execução. 
 
 
os equipamentos costumam ser caracterizados por seu pequeno tamanho, alimentação por bateria, mobilidade e conexão sem fio. 
 
 
os equipamentos costumam estar conectados através de uma rede de comunicação. 
 
 
recursos de diferentes organizações são reunidos para permitir a colaboração de um grupo de pessoas sob a forma de uma 
organização virtual. 
 
 
um único programa, intensivo em computação, é executado em paralelo. 
 
 
 
2. 
 
 
Quando tratamos das características de um sistema distribuído um dos fatores determinantes para seu sucesso é a 
transparência.Existem vários tipos de transparências dentro dos conceitos de sistemas distribuídos, mas todas elas se 
baseiam em um mesmo princípio. Assinale a alternativa que melhor descreve este princípio. 
Quest.: 2 
 
 
 
Seu principal conceito está relacionado da transparência de utilização do sistema operacional, para o usuário não interessa que 
sistema operacional suport a aplicação. 
 
 
Possui como meta ocultar o fato de que os processos dos sistemas distribuídos estão fisicamente distribuídos por vários 
computadores. 
 
 
Permite que o usuário conheça todas as características físicas e lógicas do sistema. 
 
 
A transparência apesar de importante pode ser descartada na concepção da maioria dos projetos de sistemas distribuídos. 
 
 
Seus conceitos descrevem a maneira como o usuário acessa os recursos dos sistemas distribuídos 
 
 
 
3. 
 
 
Qual das sentenças abaixo corresponde ao conceito de maquinas multicomputadores? 
Quest.: 3 
 
 
 
O retardo experimentado pela transmissão das mensagens entre máquinas é alto. 
 
 
O retardo ocasionado pelo envio de
uma mensagem de uma máquina para outra é baixo. 
 
 
Sistemas que não têm uma espinha dorsal única. 
 
 
Máquinas que possuem memória compartilhada. 
 
 
Máquinas que não possuem memória compartilhada. 
 
 
 
4. 
 
 
Podemos definir sistema distribuído como uma coleção de computadores independentes que aparecem para os usuários 
do sistema como um único computador. De acordo com esta definição analise as afirmativas a seguir e assinale a 
alternativa INCORRETA. 
Quest.: 4 
 
 
 
De acordo com a classificação de Flynn o SISD - (Fluxo único de instruções/Fluxo único de dados): corresponde ao tradicional modelo 
Von Neumann. Um processador executa seqüencialmente um conjunto de instruções sobre um conjunto de dados. 
 
 
Abertura: determina se o sistema pode ser estendido ou reimplementado de diversas maneiras 
 
 
Escalabilidade: forma do sistema suportar o aumento dos recursos e usuários mantendo um desempenho satisfatório; 
 
 
Transparência de mobilidade: movimento de recursos ou clientes dentro do sistema não podem afetar a operação dos usuários ou 
programas 
 
 
Concorrência: significa que recursos locais e remotos são acessados pelas mesmas operações 
 
 
 
5. 
 
 
Correlacione um sistemas multiprocessadores de tempo compartilhado quanto ao fator de acoplamento de software e 
hardware: Quest.: 5 
 
 
 
software fortemente acoplado + hardware fortemente acoplado 
 
 
sem correlação 
 
 
software fracamente acoplado + hardware fracamente acoplado 
 
 
software fracamente acoplado + hardware fortemente acoplado 
 
 
software fortemente acoplado + hardware fracamente acoplado 
 
 
 
6. 
 
 
O tipo clustering de um sistema operacional distribuído no qual 
somente um dos seus nós esteja trabalhando, enquanto os outros 
entram como reserva, denomina-se cluster de 
 
Quest.: 6 
 
 
 
alto 
desempenho. 
 
 
baixo 
acoplamento. 
 
 
alta coesão. 
 
balanceamento 
de carga. 
 
alta 
disponibilidade. 
 
A abordagem geral para tolerância a falhas e o uso de redundância. Considere as 
afirmações a seguir: 
I. Um exemplo de redundância de informação é o uso de bits extras para permitir 
a recuperação de bits corrompidos. 
II. Redundância de tempo é util principalmente quando as falhas são transientes 
ou intermitentes. 
III. Um exemplo de redundância física é o uso de processadores extras. 
IV. O uso de processadores extras pode ser organizado com replicação ativa ou 
backup primário. 
Estão corretas: 
Quest.: 1 
 
 
 
Todas as afirmações. 
 
 
Somente as afirmações I, II e III. 
 
 
Somente as afirmações I, III e IV. 
 
 
Somente as afirmações I, II e IV. 
 
 
Somente as afirmações II, III e IV. 
 Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão. 
 
 
 
2. 
 
 
Os tipos mais comuns de defeitos em sistemas distribuídos provocados por falhas físicas de componentes ou 
interferência eletromagnética são: Quest.: 2 
 
 
 
Páginas web com endereço errado, spam e mensagens duplicadas 
 
 
Perda de arquivos, colapso de servidores, captura de senhas 
 
 
Perda de mensagens, mensagens com vírus e mensagens órfãs 
 
 
Colapso de servidores, queda do enlace e perda de mensagens 
 
 
Captura de senhas, sobrecarga de servidores, mensagens duplicadas 
 
 
 
3. 
 
 
Uma das características de um sistema distribuído é implementar tolerência a falhas utilizando replicação. 
Considerando um sistema A com um componente replicado n vezes. Assinale a sentença correta referentes ao sistema 
A 
Quest.: 3 
 
 
 
Serão necessários 3,75 componentes para garantir uma disponibilidade de 90% independente da disponibiliade de cada componente. 
 
 
Para garantir a disponibilidade minima em A de 98% foi calculado o valor de n e encontrado 3,2. Isso significa que devem ser 
utilizados 4 componentes. 
 
 
A disponibilidade do sistema A será sempre maior que a disponibilidade do sistema sem replicação. 
 
 
A disponibilidade do sistema A é n vezes maior quando comparado a um sistema sem replicação. 
 
 
Se a disponibilidade do sistema A é de 89,5% , a disponibilidade de cada componente é de no mínimo 90% 
 
 
 
4. 
 
 
Analise as seguintes afirmativas concernentes a questões de projeto de sistemas 
distribuídos. 
I. Um sistema distribuído tolerante a falhas deve continuar operando na presença 
de problemas, podendo ocorrer uma degradação tanto no seu desempenho, 
como nas suas funcionalidades. 
II. No que diz 
respeitoaescalabilidade,oproje→deumsistemadistribuídodevepreverq
ueademandanosserviçosemqualquerdosequipamen→ssejalimitadap
orumaconstantedependentedonúmerodenodosenvolvidos. 
III. Em um sistema distribuído transparente quanto à concorrência, a informação 
de quantos usuários estão empregando determinado serviço deve ser omitida. 
A análise permite concluir que: 
Q
ue
st.
: 
4 
 
 
 
As afirmativas I, II e III estão incorretas. 
 
 
Somente a afirmativa III está incorreta. 
 
 
Somente as afirmativas I e III estão incorretas. 
 
 
Somente a afirmativa II está incorreta. 
 
 
Somente a afirmativa I está incorreta. 
 Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão. 
 
 
 
5. 
 
 
Servidores com funções críticas exigem o uso de sistemas computacionais que garantam operação contínua no caso da 
ocorrência de falhas de hardware ou software. O objetivo da tolerância a falhas é alcançar a "dependabilidade". Com 
relação às medidas de "dependabilidade" é correto afirmar que 
Quest.: 5 
 
 
 
corretamente ou descontinuar suas funções de forma a não provocar danos a outros sistemas ou pessoas que dele dependam. 
 
 
a Disponibilidade é a probabilidade do sistema estar operacional e executar suas funções 
 
 
a Mantenabilidade é a probabilidade do sistema estar operacional e executar suas funções corretamente ou descontinuar suas 
funções de forma a não provocar danos a outros sistemas ou pessoas que dele dependam. 
 
 
a Confiabilidade é a proteção contra falhas maliciosas visando privacidade, autenticidade, integridade e irrepudiabilidade dos dados. 
 
 
a Confiabilidade é a capacidade de atender a especificação, dentro de condições definidas, durante certo período de funcionamento e 
condicionado a estar operacional no início do período. 
 
 
 
6. 
 
 
O multiprocessamento simétrico pode ser implementado, por meio de clusters de servidores, usando-se o método 
secundário ativo, no qual um servidor secundário assume o processamento em caso de falha do servidor primário. 
Assinale a opção que apresenta corretamente uma justificativa para o uso do método secundário ativo. 
Quest.: 6 
 
 
 
Caso seja definido que cada servidor utilizará apenas os seus próprios discos, os dados não precisam ser copiados entre os sistemas. 
 
 
O servidor secundário também pode ser usado para o processamento de outras operações no sistema, além da função de assumir o 
processamento no caso de falha do servidor primário. 
 
 
O gerenciamento do cluster é simples, uma vez que o servidor secundário está indisponível para outras tarefas de processamento. 
 
 
Mesmo quando cada servidor usa apenas os seus próprios discos, o método secundário ativo não exige o gerenciamento do
equilíbrio, entre os servidores, das requisições vindas dos clientes. 
 
 
Caso seja definido que vários computadores compartilharão os mesmos discos ao mesmo tempo, não é necessário gerenciar 
bloqueios de acesso aos dados dos servidores. 
 
Quando estamos associando o contexto sobre sistemas de alta performance (HPDS - High Performance Distributed Systems) as 
formas de executar mais rapidamente uma tarefa são: Assinale a opção CORRETA. 
I - Trabalhar mais rápido 
II - Trabalhar sem colaboração 
III - Trabalhar de forma otimizada 
IV - Trabalhar com colaboração 
Quest.: 1 
 
 
 
Somente os itens I, II e IV estão corretos 
 
 
Somente os itens I, II e III estão corretos 
 
 
Todos os itens estão corretos 
 
 
Somente os itens II, III e IV estão corretos 
 
 
Somente os itens I, III e IV estão corretos 
 
 
 
2. 
 
 
Relacione as colunas (I a V) com a coluna (A a E). 
(I) Multicore. 
(II) Superpipeline. 
(III) Superescalar. 
(IV) Pipeline dinâmico. 
(V) Multiprocessadores. 
(A) Múltiplos pipelines que operam em paralelo. 
(B) Execução de instruções fora de ordem em um pipeline. 
(C) Pipelines com grande número de estágios. 
(D) Múltiplos processadores compartilhando um espaço de endereços. 
(E) Múltiplos processadores em um único encapsulamento. 
Assinale a alternativa que contém a associação correta. 
Quest.: 2 
 
 
 
I-D, II-E, III-B, IV-A, V-C. 
 
 
I-C, II-A, III-B, IV-D, V-E. 
 
 
I-E, II-C, III-A, IV-B, V-D. 
 
 
I-B, II-A, III-C, IV-E, V-D. 
 
 
I-E, II-C, III-A, IV-D, V-B. 
 
 
 
3. 
 
 
Assinale abaixo a frase que melhor explica o conceito da "Classificação de Flynn" 
Quest.: 3 
 
 
 
Classifica os sistemas de acordo com a forma de comunicação entre os processadores., ou seja suas instruções 
 
 
Classifica os sistemas baseados no desempenho 
 
 
Classifica os sistemas EXCLUSIVAMENTE pelo tipo de memoria utilizada, centralizada, ou distribuída. 
 
 
Classifica os sistemas de acordo com sua capacidade de processamento e como os processadores se comunicam com a memória. 
 
 
Classifica os sistemas de acordo com a forma como acontecem os fluxos de dados e os fluxos de instrução 
 
 
 
4. 
 
 
De acordo com a classificação de Flynn, assinale a alternativa CORRETA: 
Quest.: 4 
 
 
 
Computadores de fluxo único de instruções, fluxo múltiplo de dados - SISD 
 
 
Computadores de fluxo único de instruções, fluxo único de dados - SIMD 
 
 
Computadores de fluxo múltiplo de instruções, fluxo múltiplo de dados - MIMD 
 
 
Computadores de fluxo múltiplo de instruções, fluxo único de dados - MIMD 
 
 
Computadores de fluxo único de instruções, fluxo único de dados - MISD 
 
 
 
5. 
 
 
De acordo com a classificação de arquiteturas de acesso à memória, assinale a alternativa INCORRETA: 
Quest.: 5 
 
 
 
Acesso não uniforme à memória - NUMA 
 
 
Acesso uniforme à memória - UMA 
 
 
Arquitetura de memória somente de cache - COMA 
 
 
Acesso não uniforme à memória com cache coerente - NUMA 
 
 
Sem acesso à memória remota - NORMA 
 
 
 
6. 
 
 
Relacione as colunas e escolha a opção que reproduz a coluna da direita de cima para baixo. 
(1) MIMD ( ) Processamento Vetorial 
(2) SIMD ( ) Maior escalabilidade 
(3) Multiprocessadores ( ) Programação paralela com 
(4) Multicomputadores compartilhamento de memória 
 ( ) Classe de arquiteturas paralelas 
 ( ) Programação paralela com Threads 
 
 
Quest.: 6 
 
 
 
4 - 1 - 2 - 3 - 2 
 
 
2 - 4 - 4 - 3 - 3 
 
 
2 - 4 - 3 - 1 - 3 
 
 
4 - 1 - 3 - 3 - 2 
 
 
2 - 4 - 1 - 1 - 3 
 
Em algumas arquiteturas de servidores da Web que utilizam front end, cada solicitação é repassada ao primeiro módulo de 
processamento disponível, que então a executa usando um conjunto de etapas. A etapa que verifica se há restrições sobre o fato 
da solicitação poder ou não ser atendida, considerando-se a identidade e a localização do cliente, é conhecida por 
Quest.: 1 
 
 
 
Executar o controle de acesso na página da Web. 
 
 
Retornar a resposta ao cliente. 
 
 
Verificar o cache. 
 
 
Executar o controle de acesso no cliente. 
 
 
Autenticar o cliente. 
 Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão. 
 
 
 
2. 
 
 
A arquitetura de desenvolvimento de sistemas que tem base em duas camadas, de modo que em uma delas estão 
reunidos a lógica particular do sistema e o provisionamento de serviços (exibição de informações) e a outra é 
responsável pelo acesso às bases de dados, chama-se 
Quest.: 2 
 
 
 
arquitetura Web Service. 
 
 
arquitetura Cliente/Servidor. 
 
 
arquitetura bidimensional. 
 
 
arquitetura monolítica. 
 
 
arquitetura de dupla camada. 
 
 
 
3. 
 
 
A arquitetura cliente-servidor 
Quest.: 3 
 
 
 
oferece estruturação de processamento local, além de ter, por base, o conceito de processos locais. 
 
 
permite compartilhamento de recursos, já que um servidor pode atender a vários clientes. 
 
 
permite a comunicação por meio da troca de mensagens e é considerada fortemente acoplada. 
 
 
relaciona-se com a execução de processos idênticos na rede e nos sistemas que a constituem. 
 
 
 
4. 
 
 
Considere uma aplicação que atua como servidor de arquivos. É 
função deste servidor permitir a leitura e escrtita de arquivos em um 
disco da rede, transferência de arquivos para diferentes midias (pen-
drive, cd...) além de fornecer uma lista com o conteúdo de um 
diretório. As operações são solicitadas por processos cliente. 
Devemos utilizar servidores iterativos ou concorrentes? 
Assinale a resposta que justifica corretamente a escolha feita. 
Quest.: 4 
 
 
 
Concorrente, pois cada cliente pode fazer uma unica requisição. 
 
 
Iterativo, pois somente um cliente pode fazer uma requisição de cada vez. 
 
 
Concorrente, pois não podemos prever o tempo de resposta de cada solicitação. 
 
 
Iterativo, pois o tempo de resposta é previsivel. 
 
 
Não podemos afirmar pois depende do tempo de resposta de cada solicitação. 
 
 
 
5. 
 
Considere dois sistemas computacionais formados por múltiplos 
computadores que manipulam dados comuns. No primeiro, existe um 
computador central, chamado servidor, que é o único responsável pelos 
serviços de leitura e escrita desses dados. No segundo, existe um grupo 
de computadores responsáveis pelos serviços de leitura e escrita, e cada 
um desses servidores deve manter uma réplica idêntica dos dados. 
Entre as vantagens e desvantagens de um único servidor em relação a 
vários servidores, podemos afirmar que o servidor único apresenta: 
I. Vantagem de maior velocidade de execução das operações de escrita e 
leitura e desvantagem de maior custo de armazenamento 
Quest.: 5 
 
II. Vantagem de não necessitar de coordenação distribuída para 
ordenação das operações de escrita e desvantagem de menor velocidade 
nas leituras devido a serialização de operações 
III. Vantagem de manter mais facilmente a consistência dos dados mas
desvantagem de perda de disponibilidade em caso de falha do servidor. 
Dessas afirmativas são verdadeiras: 
 
 
 
Somente II e III 
 
 
Somente I 
 
 
Somente II 
 
 
I, II e III 
 
 
Somente I e III 
 
 
 
6. 
 
 
No que diz respeito aos sistemas distribuídos, o modelo Cliente/Servidor tem por objetivo gerenciar a descentralização 
de dados e recursos de processamento, existindo uma ou mais máquinas que atuam como servidores, disponibilizando 
recursos para as demais máquinas, as quais atuam como clientes, estando todos os computadores conectados por meio 
de uma rede. Existem duas abordagens: a de duas camadas, característica das primeiras aplicações, na qual a lógica 
do negócio fica toda no cliente; e a de três camadas, cuja lógica é retirar as regras do negócio dos processos-clientes e 
centralizá-las em um determinado ponto, denominado servidor de aplicações, visando facilitar as modificações e as 
atualizações das regras. Nesse último modelo, a primeira camada é chamada GUI (Graphical User Interface), que 
permite a interação direta com o usuário; a segunda, está associada às funções e regras do negócio; e a terceira, é 
responsável pelo repositório das informações e as classes que a manipulam. Sendo a primeira camada conhecida como 
de apresentação, as outras duas, nessa ordem, são denominadas, respectivamente: 
Quest.: 6 
 
 
 
de interação e de processos. 
 
 
de negócio e de dados. 
 
 
de negócio e de relacionamentos. 
 
 
de interação e de dados. 
 
 
de negócio e de processos. 
 
 ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Exercício: CCT0227_EX_A1_201308023405 Voltar
Aluno(a): DIEGO FERREIRA DE ALMEIDA Matrícula: 201308023405
Data: 05/08/2014 10:57:14 (Finalizada)
 1a Questão (Ref.: 201308201299)
Analise as seguintes afirmações:
I. Um sistema distribuído pode ser classificado como um conjunto de computadores com seu próprio clock e que
não possui memória compartilhada, mas que é visto por seus usuários como um recurso único no qual a
comunicação se dá através de um barramento por troca de mensagens. Estes sistemas são considerados por
meio destas características como fracamente acoplados, isto é, um cluster.
II. A computação em cluster envolve dois ou mais computadores servindo a um sistema como um único
recurso. Os computadores que compõem um cluster, denominados nó, devem ser interconectados, de maneira
a formarem uma rede.
III. A rede que compõe um cluster deve ser criada de uma forma que permita a interconexão de um número
fixo de computadores ou nós. A retirada de um nó interrompe o funcionamento do cluster, até que o nó seja
substituído. A principal vantagem do cluster é que qualquer sistema operacional pode ser usado como, por
exemplo, Windows, Linux, ou BSD simultaneamente no mesmo cluster. Com isso, as particularidades de um
sistema operacional serão compartilhadas entre os demais sistemas operacionais participantes do cluster.
Indique a opção que contém as afirmativas CORRETAS:
 I e II, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
 2a Questão (Ref.: 201308201297)
Computadores de baixo custo podem ser agrupados em clusters, onde exercem funções que exigem alto
desempenho computacional como se fossem uma única máquina de grande porte. É correto afirmar que um
cluster Beowulf com o sistema operacional Linux é constituído de vários nós escravos,
sem a necessidade de controle.
 sendo que cada nó exerce o controle sobre seu nó vizinho e o último nó exercerá o controle sobre o
primeiro nó.
 controlados por um computador principal.
sendo que cada nó exerce seu próprio controle.
sendo que cada nó exerce o controle sobre todos os demais nós.
 3a Questão (Ref.: 201308201296)
Um sistema distribuído é definido como uma coleção de computadores independentes que se apresenta ao
usuário como um sistema único e consistente. Baseado nos conceitos definidos para sistemas distribuídos,
identifique a afirmativa ERRADA:
Uma aplicação cliente-servidor é um caso especial de processamento distribuído no qual existe uma
forma de cooperação entre dois ou mais processos, sendo essa cooperação realizada através de
requisições dos componentes alocados ao cliente e das respostas que são fornecidas pelos componentes
alocados ao servidor.
Uma vantagem dos sistemas distribuídos sobre os sistemas centralizados é a disponibilidade de software
para este tipo de ambiente.
O modelo de computação distribuída Peer-to-Peer é uma tecnologia que estabelece uma espécie de rede
virtual de computadores, onde cada estação tem capacidades e responsabilidades equivalentes.
 Um sistema distribuído fortemente acoplado provê um nível de integração e compartilhamento de
recursos mais intenso e transparente ao usuário, onde vários processadores compartilham uma
memória, e são gerenciados por apenas um sistema operacional.
Um sistema distribuído fracamente acoplado permite que máquinas e usuários do ambiente sejam
fundamentalmente independentes, bem como a interação de forma limitada, quando isto for necessário,
compartilhando recursos como discos e impressoras, entre outros.
 4a Questão (Ref.: 201308259424)
Sistemas distribuídos e computadores paralelos com múltiplos processadores fortemente acoplados possuem
algumas características comuns, como a existência de vários processadores e a possibilidade de executar
tarefas simultâneas, uma em cada processador, em um dado instante de tempo. Mas um sistema distribuído
diferencia-se de um sistema multiprocessador fortemente acoplado principalmente porque o sistema distribuído:
Assinale a alternativa CORRETA:
Exige um ambiente de administração único e medidas especiais de segurança contra associações ilícitas.
Possui memória secundária compartilhada e protocolos de sincronização de estado.
Exige um sistema operacional de rede e hardware padronizado nos computadores.
 Não apresenta memória compartilhada nem relógio global.
Apresenta suporte de rede de alta velocidade e um relógio global compartilhado.
 5a Questão (Ref.: 201308201301)
Em relação a sistemas distribuídos, considere:
I. O Middleware é composto por um conjunto de processos ou objetos num grupo de computadores, que
interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para partilha de recursos a
aplicações distribuídas.
II. Um sistema distribuído pode ser definido pela capacidade que um único processador tem para distribuir
várias tarefas simultaneamente. 
III. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores fracamente acoplados, que
não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
II, apenas.
 I, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
 6a Questão (Ref.: 201308201294)
Analise as afirmativas a seguir, a respeito de sistemas distribuídos.
I - Uma das principais diferenças entre um sistema distribuído e um sistema em rede é que, do ponto de vista
do usuário, o sistema distribuído se comporta como uma única máquina, enquanto que o sistema em rede
expõe ao usuário as diversas máquinas separadamente.
II - Em um sistema distribuído, uma migração de processo entre nós do sistema pode ser feita para
proporcionar balanceamento de carga ou aceleração da computação, sendo esta através da divisão do processo
em subprocessos que podem executar em diferentes CPUs.
 III - Os nós de um sistema distribuído podem executar diferentes sistemas operacionais. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
II, apenas.
 I, II e III.
II e III, apenas.
 I e II, apenas.
I, apenas.
 Voltar
Período de não visualização da prova: desde até .
 
 
 1a Questão (Ref.: 201308126198)
Um sistema distribuído é definido como uma coleção de computadores independentes que se apresenta ao
usuário como um sistema único e consistente. Baseado nos conceitos definidos para sistemas distribuídos,
identifique a afirmativa ERRADA:
O modelo de computação distribuída Peer-to-Peer é uma tecnologia que estabelece uma espécie de rede
virtual de computadores, onde cada estação tem capacidades e responsabilidades equivalentes.
Um sistema distribuído fracamente acoplado permite que máquinas e usuários do ambiente sejam
fundamentalmente independentes, bem como a interação de forma limitada, quando isto for necessário,
compartilhando recursos como discos e impressoras, entre outros.
 Um sistema distribuído fortemente acoplado provê um nível de integração e compartilhamento de
recursos mais intenso e transparente ao usuário, onde vários processadores compartilham uma
memória, e são gerenciados por apenas um sistema operacional.
Uma aplicação cliente-servidor é um caso especial de processamento distribuído no qual existe uma
forma de cooperação entre dois ou mais processos, sendo essa cooperação realizada através de
requisições dos componentes alocados ao cliente e das respostas que são fornecidas pelos componentes
alocados ao servidor.
 Uma vantagem dos sistemas distribuídos sobre os sistemas centralizados é a disponibilidade de software
para este tipo de ambiente.
 2a Questão (Ref.: 201308126189)
No contexto da computação em cluster, é definido como a camada de software adicionada acima do sistema
operacional para prover uma imagem única do sistema, possibilitando acesso uniforme a diferentes modos do
cluster sem o consentimento de que o sistema operacional está executando em um modo particular:
 Middleware.
Shareware.
Load Balancing.
Staffware.
High Availability and Failover.
 3a Questão (Ref.: 201308126192)
Em relação a sistemas distribuídos, considere:
I. Visando a otimização do maior número possível de máquinas e tipos de computadores, o protocolo ou canal
de comunicação pode ser dotado de um interpretador para compatibilizar a informação que possa não ser
entendida por certas máquinas. 
II. O Middleware é composto por um conjunto de processos ou objetos num grupo de computadores, que
interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para partilha de recursos a
aplicações distribuídas.
III. Um sistema distribuído pode ser definido pela capacidade que um único processador tem para distribuir
várias tarefas simultaneamente. 
IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores fracamente acoplados, que
não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.
É correto o que consta APENAS em
I e IV.
I e II.
 II e IV.
II e III.
I e III.
 4a Questão (Ref.: 201308126220)
O objetivo de uma camada de Middleware em um sistema multicamadas é:
prover uma interface de acesso padrão a um sistema operacional específico, de modo a disponibilizar os
serviços nele existentes a clientes em outras plataformas;
cuidar de aspectos relacionados com a infraestrutura de rede, definindo interfaces de comunicação com
hubs e roteadores;
oferecer componentes relacionados ao negócio para serem utilizados na construção de aplicativos pelos
engenheiros de sistemas;
 permitir acesso a dispositivos de hardware, como câmeras e impressoras, através de uma API de alto
nível;
 disponibilizar classes utilitárias e serviços independentes de plataforma que permitam a obtenção de
computação distribuída em ambientes heterogêneos.
 5a Questão (Ref.: 201308103520)
Um sistema distribuído é definido como uma coleção de computadores independentes que se apresenta ao
usuário como um sistema único e consistente. Baseado nos conceitos definidos para sistemas distribuídos,
identifique a afirmativa ERRADA:
Uma aplicação cliente-servidor é um caso especial de processamento distribuído no qual existe uma
forma de cooperação entre dois ou mais processos, sendo essa cooperação realizada através de
requisições dos componentes alocados ao cliente e das respostas que são fornecidas pelos
componentes alocados ao servidor.
 
Um sistema distribuído fortemente acoplado provê um nível de integração e compartilhamento de
recursos mais intenso e transparente ao usuário, onde vários processadores compartilham uma
memória, e são gerenciados por apenas um sistema operacional.
O modelo de computação distribuída Peer-to-Peer é uma tecnologia que estabelece uma espécie
de rede virtual de computadores, onde cada estação tem capacidades e responsabilidades
equivalentes.
Um sistema distribuído fracamente acoplado permite que máquinas e usuários do ambiente sejam
fundamentalmente independentes, bem como a interação de forma limitada, quando isto for
necessário, compartilhando recursos como discos e impressoras, entre outros.
 Uma vantagem dos sistemas distribuídos sobre os sistemas centralizados é a disponibilidade de
software para este tipo de ambiente.
 6a Questão (Ref.: 201308103502)
O tipo clustering de um sistema operacional distribuído no qual somente um dos seus nós esteja
trabalhando, enquanto os outros entram como reserva, denomina-se cluster de
 
alto desempenho.
 alta disponibilidade.
alta coesão.
baixo acoplamento.
balanceamento de carga.
1a Questão (Ref.: 201308080336)
Um importante processo para que um sistema distribuído tenha sucesso em sua implementação é o tratamento
/ resolução de falhas. Assinale abaixo qual conceito NÃO está relacionado ao processo.
Fonte, processador, memória redundante
 Rede de alta velocidade
RAID
Replicação de componentes.
Mascaramento de falhas
 2a Questão (Ref.: 201308082293)
 Tolerância a falhas significa que um sistema pode prover seus serviços mesmo na presença de falhas, ou seja,
o sistema pode tolerar falhas e continuar funcionando normalmente. Com base nessa definição analise as
afirmações abaixo e assinale a alternativa onde todas estão corretas.
a. As definições para falha, erro e defeito, respectivamente são: Falha: estão associadas ao universo
físico,Erros : estão associadas ao universo da Informação e Defeitos: estão associadas ao universo do usuário
.
b. A classificação de falhas em relação à sua persistência são: Física, de projeto e de interação
c. A classificação de falhas em relação à sua persistência são: transiente, intermitente e permanente
d. Podemos classificar redundância como: redundância da informação, redundância de tempo e redundância
física
 
Somente as alternativas A, B e C são verdadeiras
 Somente as alternativas A, C e D são verdadeiras
 Somente as alternativas A e C são verdadeiras
Somente as alternativas A e D são verdadeiras
Somente as alternativas A e B são verdadeiras
 3a Questão (Ref.: 201308126273)
No desenvolvimento de um sistema, um conjunto de métodos e técnicas deve ser empregado para atender aos
atributos de "dependabilidade". Com relação à classificação desses métodos e técnicas é correto afirmar que
a prevenção de falhas envolve a verificação e remoção da presença de falhas.
 a tolerância a falhas fornece o serviço esperado, mesmo na presença de falhas envolvendo técnicas
como o mascaramento de falhas, detecção de falhas, localização, confinamento, recuperação,
reconfiguração e tratamento.
a prevenção de falhas fornece estimativas sobre a presença de falhas.
a previsão de falhas impede a ocorrência ou introdução de falhas, envolvendo a seleção de
metodologias de projeto e de tecnologias adequadas para os seus componentes.
a

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais