Buscar

D. Constitucional I cc 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 1
A Constituição de 1988 desenhou em seu texto um Estado de bem-estar social, consagrando princípios próprios do modelo liberal clássico de forma conjugada com outros, típicos do modelo socialista. Esse pluralismo principiológico se faz sentir ao longo de todo o texto constitucional, especialmente no art. 170, CRFB, que adota a livre iniciativa como princípio da ordem econômica, sem desprezar, no entanto, o papel do Estado na regulação do mercado. Considerando tal constatação, responda:
Como o pluralismo principiológico pode favorecer a estabilidade da CRFB/88?
A ordem econômica e financeira contida na CRFB/88 é uma forma capitalista porque ela se apoia inteiramente na apropriação privada dos meios de produção e na iniciativa, porém, também avança no intervencionismo sistemático do Estado, relacionando-se com elementos socialistas.
Visto que o Brasil é um Estado democrático, esse modo de ideologia pode favorecer a estabilidade da constituição, pois acolhe tanto a liberdade individual do homem como também garante a intervenção do Estado para a tutela de direitos da sociedade.
Desta forma, a norma constitucional garante os direitos de todos, desde que não ultrapasse os direitos de outrem, como assim descreve o modelo democrático. Também garante a estabilidade diante de mudanças de ideologia no governo, para inclinações capitalistas e/ou sociológicas.
Diante de tal característica, como a doutrina classificaria a CRFB/88?
Pode-se classificar a constituição de 88 como dirigente, porque, diante de tal característica é possível notar que o art. 170 apresenta direitos individuais (tal como a livre iniciativa) e sociais que o Estado deveria alcançar, sendo essa uma norma definidora de ações concretizadas pelos poderes públicos.

Continue navegando