Buscar

DIREITO EMPRESARIAL I - caso concreto semana 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL CCJ0026 
Título SEMANA 2 
Descrição APLICAÇÃO: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA CASO CONCRETO
Caso Concreto:
Três esteticistas constituíram uma sociedade para explorar em uma clínica no Centro de Salvador, técnicas de preenchimentos faciais e toda uma gama de práticas para rejuvenescimento. Os sócios exercem suas especialidades, embora contem com o auxílio de colaboradores. 
Esta sociedade caracteriza-se, ou não, como sociedade empresária? Por quê?
RESPOSTA: De acordo com o caput do art. 966 do CC/2002, a sociedade entre os três esteticistas não é uma sociedade empresarial, e sim uma sociedade simples, visto que diante dos fatos apresentados, mesmo que com auxiliares, os sócios exercem a atividade para a qual a sociedade existe, assim, sendo de “caráter pessoal” a prestação de serviços feita por eles. 
Como requisito ao conceito de sociedade empresarial, falta figura da estrutura economicamente organizada, que remete ao empresário ter uma impessoalidade na prestação direta dos serviços.
 
Questão Objetiva:
De acordo com a teoria da empresa adotada pelo Código Civil é CORRETO afirmar:
A. A exploração profissional, individual, direta, habitual e com fins lucrativos de uma atividade econômica será, necessariamente, uma atividade empresarial; ERRADA - não, atenção ao § único do art. 966.
B. O profissional liberal que exerça atividade intelectual de natureza científica e cuja atividade constitui elemento de empresa será considerado empresário; 
C. Aquele que exerce atividade rural organizada, com mão de obra assalariada, será considerado empresário rural independentemente de registro; 
D. O profissional liberal que exerça atividade intelectual de natureza artística e cuja atividade constitui elemento de empresa não pode ser considerado empresário. RESPOSTA LETRA D – (falta impessoalidade, falta a estrutura organizada).
E. Todo Profissional Liberal será considerado Empresário.

Continue navegando