Buscar

Material Proj. De Engemec

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Projetos de Engenharia Mecânica_2014_01.doc
�PAGE \* MERGEFORMAT�8�
�
		Projetos de Engenharia Mecânica 2014_01 – AULA 1
Curso de Engenharia Mecânica
Notas de Aula-12/02/2014
Prof. João Guedes
1 – INTRODUÇÃO
Até agora quando se falava em projetos de engenharia o que vinha primeiramente em mente, eram os cálculos estruturais e de resistência, entretanto, hoje em dia além destes cálculos, o engenheiro deve ter conhecimento da Gestão de Projetos, que será discutido nas próximas aulas.
Temos acompanhado a vertiginosa mudança do mundo atualmente causada por inúmeros fatores, como a globalização, parcerias, crises no estado, competividade, meio ambiente, novas tecnologias, entrada de novas empresas no mercado, custo-Brasil entre outros. As organizações através de seus gestores tem que estar preparadas para assimilarem todas estas alterações causadas por estes fatores se desejarem entrar ou permanecer no mercado. Alguns pontos são importantes, e que os gestores devem estar atentos e vigilantes para uma boa saúde de sua organização, que são expostos a seguir:
2 – PONTOS IMPORTANTES:
2.1 – Globalização – Diante da grande mobilidade física e de informação, esta propiciada pela internet, nos chegam informações de todos os cantos do mundo, e em algumas situações as pessoas e organizações não estão aptas para receber e adaptar-se a elas, dai vem o caso do elevado índice de falências de empresas que anteriormente eram consideradas sólidas. O volume de informações e novas tecnologias que nos chegam constantemente obriga aos colaboradores uma dedicação redobrada para assimilar estas informações e revertê-las em prol de uma boa administração na sua atual empresa. Esta globalização força mudanças nas empresas e em nós mesmos.
2.2 – Parcerias – Temos visto que há uma tendência muito grande de as empresas formarem as denominadas “joint ventures”, que é a situação em empresas se juntam em pequenos e grandes conglomerados, e na maioria dos casos novas tecnologias e competências são adicionadas nas existentes anteriormente.
2.3 – Custo-Brasil – A alta tributação que recai sobre os indivíduos e organizações é um problema crônico, ocorrendo com isto o alto índice de sonegação, dificultando ainda mais o mercado competitivo, além de proporcionar um desestímulo à produção.
2.4 - Desverticalização – É um procedimento adotado por muitas organizações em que se dá uma atenção especial a determinados produtos da empresa, denominados “core business”, traduzido para produto principal, terceirizando outros produtos. Um exemplo deste procedimento é o que ocorre em algumas montadoras de veículos automotores, em delegar a produção de alguns produtos às fabricantes de autopeças.
2.5 – Meio Ambiente – Existe uma tendência mundial na preservação do meio ambiente, ditadas pelos governos e por ONGs. É necessário que as empresas se enquadrem nestas normas e regulamentos
2.6 – Competitividade – Este ponto requer uma análise mais profunda e em alguns casos nem a diretoria de uma organização é capaz de resolver, como exposto a seguir:
2.6.1 – Aqui podemos relacionar a estabilidade monetária, juros, infraestrutura, burocracia, tributos.
2.6.2 – Parcerias com fornecedores, com clientes, com concorrentes.
2.6.3 – Fator técnico, recursos humanos, organizacional.
2.7 – Pontos a considerar – O que vimos até agora são pontos que delineiam a boa gestão de uma organização, mas existem organizações que já tem o seu objetivo e atributos já pré-determinados como confiabilidade e custo.
Cabe aos gestores de projetos primarem para que a empresa faça produtos perfeitos, sem perdas e retrabalhos, melhorar a produtividade (maior produção em tempo menor), mudar, alterar a produção e os produtos (tipo e qualidade ), rapidamente. A confiabilidade traduz a capacidade de a empresa atender ao cliente com pontualidade, e finalmente seguindo os quatro primeiros pontos, consegue-se obter produtos a um custo razoável.
3 – CONSIDERAÇÕES COMPLEMENTARES
Os gestores de projetos devem ter em mente que a solução de um problema deve ser desprovida de vaidade e ser analisados com critério e honestidade, conforme a seguir:
3.1 – Estruturação do problema
	Identificação do problema
	Análise do problema
	Determinação de um conjunto de soluções e determinação de critérios
3.2 – Decisão
	Avaliação das alternativas e escolha de uma delas
3.2 – Solução
	Implementação da alternativa e análise dos resultados
4 – TAREFAS
Leiam o primeiro capítulo do livro indicado no PEA:
	MENEZES, L. C. M. Gestão de Projetos. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Deste 1º capítulo sairá uma questão da 1ªVA.
Façam também os exercícios da pagina 27 a pagina 30.
5 – OUTRAS INFORMAÇÕES
A 500 anos A.C. Heráclito disse: “Nada é permanente, exceto as mudanças”, já naquela época as coisas aconteciam e evoluíam.
Atualmente, Bill Gates disse: “As coisas vão mudar mais nos próximos dez anos, do que mudaram nos últimos 50 anos”.
Para exemplificar o que foi dito, entre várias outras descobertas, temos na área de novos materiais os chips, que proporcionou um avanço extraordinário nas comunicações.
Para um bom entendimento da evolução humana, podemos citar a evolução da agricultura e pecuária, que comparadas com o que era praticado pelos nossos antepassados e o que ocorre hoje, vemos que foi dado um salto gigantesco neste setor. Na área industrial da mesma forma, ocorreu uma transformação de grandes proporções, iniciadas pelo industrial Henry Ford e como foi dito no parágrafo anterior a eletrônica através de novos materiais, atingiu evoluções que temos visto.
A título de informação, a expectativa de vida ocorreu como descrita a seguir:
14 anos para os homens das cavernas;
28 anos para as pessoas na era do império Romano;
36 anos no século XIX;
70 anos na década de 1950;
80 anos ou mais atualmente;
Com estes dados vemos que novas necessidades e concluímos que as profissões estão mudando, muitas estão desaparecendo e outras estão surgindo. Um exemplo deste fato ocorreu com os perfuradores de cartão dos primitivos computadores. Em pesquisa recente nos Estados Unidos 50% dos participantes reconheceram que suas empresas e seus serviços poderão não existir dentro de alguns anos.
No corrente modelo os cursos e formação profissional dos indivíduos é feita para servir toda a vida. Hoje premidos pela necessidade muitos cursos estão deixando de existir ou adaptados. Os profissionais de hoje tem que ser atualizar constantemente ou até mesmo mudar de campo de atuação.
São eles:
2.7.1 – Qualificadores – Qualificam a organização para competir no mercado somente pela qualidade.
2.7.2 – Ganhadores de Pedido – São diferenciais atrativos para o cliente.
Obs.: É aconselhável que se estabeleça um balanço entre estas duas alternativas.
RECAPITULAÇÃO DA 1ªAULA (13/02/2014)
Vimos em nossa primeira aula da disciplina que as transformações que vem sofrendo o mundo nos obrigam a implantar mudanças com menor volume de recursos, menores prazos e exigências mais rígidas e precisas. Vimos também que os profissionais de hoje tem quem estarem sempre se atualizando, pois, muitas profissões estão deixando de existir ou não são mais viáveis economicamente, e outras profissões ou tecnologias estão surgindo para atender as novas necessidades do mercado consumidor.
Percebemos também que estas mudanças estão mais acentuadas nos ambientes empresariais, e nós, especialmente os futuros profissionais terão que estarem preparados para estas evoluções se desejarem sobreviver à elas. Alguns fatores que obrigaram a setas transformações são:
Globalização;
Parcerias;
Crise do Estado;
 Distribuição de Renda;
Desintermediação;
Desverticalisação;
Meio Ambiente;
Competitividade;
Custo Brasil.
Para análise de um problema, durante
a duração de um projeto, deve-se além de uma boa dose de honestidade, efetuar uma análise, seguindo as etapas:
 1 – Estruturação do problema
	Identificação do problema
	Análise do problema
	Determinação de um conjunto de soluções e determinação de critérios
2 – Decisão
	Avaliação das alternativas e escolha de uma delas
2 – Solução
	Implementação da alternativa e análise dos resultados
Foi falado também que cinco fatores auxiliam os gestores de projetos na obtenção de um bom resultado: qualidade ( velocidade ( flexibilidade ( confiabilidade ( custo.
LEMBRETE: Façam a leitura do 1º capítulo do livro indicado
Projetos de engmec_2014_01_ 03.doc
�
		Projetos de Engenharia Mecânica 2014_01 – AULA 3
Análise de Decisão
Curso de Engenharia Mecânica
Notas de Aula-27/02/2014
Prof. João Guedes
1 - INTRODUÇÃO
Algumas vezes a definição e alternativas recai sobre o profissional nomeado para esta função relacionada a esta decisão, das necessidades do cliente, que pode ser externo ou dentro da empresa que você trabalha.
Assim como hoje, em sua vida pessoal ou profissional, algumas soluções são simples de definir, outras, porém são mais complexas e neste caso as análises são mais criteriosas, podendo ser necessário até a participação de mais analistas.
Conforme já dissemos em outra oportunidade, os projetos surgem diante de uma necessidade, ou desejo. Estes vêm cercados de muitas informações como, tecnologias, mercado fornecedor, mercado consumidor, políticas governamentais, concorrentes, custos, incertezas diversas, entre outras.
Uma análise criteriosa irá proporcionar a escolha da melhor alternativa e, por conseguinte a qualidade e o sucesso deste.
Alguns fatores deverão ser observados no auxílio de uma decisão:
Produção;
Mercado;
Custos;
Fatores humanos;
Fatores Administrativos.
Estes e outros fatores irão determinar como dissemos, o sucesso do projeto, e neste sentido é bom que espelhemos em projetos similares ou não, e a consulta de outras fontes bibliográficas, dando-nos mais subsídios para esta análise. Esta última sugestão é válida para qualquer profissional em qualquer área de atuação.
2 – Ciclo de Vida
Como fomos informados, um projeto de engenharia, é constituído de um início, meio e fim, assim constituído:
I – Fase Conceitual
II- Fase de Planejamento
III – Fase de execução
IV – Fase de encerramento (conclusão)
Cada fase de um projeto vem com a orientação de que devemos ficar atentos com os prazos, qualidade, custos, que são os objetivos de qualquer projeto.
3 – ADMINISTRAÇÃO DE UM PROJETO:
Princípio (Alcançar o controle adequado do projeto, assegurando assim o prazo e custo previsto e na qualidade necessária.
Trinômio exigido em um projeto(PRAZO, CUSTO E QUALIDADE. Maiores detalhes sobre estes quesitos podem ser obtidos no capítulo 4 da bibliografia indicada ou outras relacionadas ao assunto.
4 – CONCEPÇÃO DE UM PROJETO
Três elementos são importantes em um projeto:
O patrocinador;
O gerente;
A equipe básica
5 – MATERIA DA PROVA:
	Esta será constituída dos assuntos tratados nos capítulos 01 ao capítulo 05, lembrando que o capítulo 05 será passado na aula do dia 31/03/2014.
6 – TRABALHO
O trabalho conforme já foi dito, deverá ser constituído de um projeto real ou fictício. Este deverá ser entregue impreterivelmente até uma semana antes da prova que deverá ser no início de abril. Ele deverá abordar os tópicos dados até o capítulo 05.
Projetos de engmec_2014_01_02.doc
�
		Projetos de Engenharia Mecânica 2014_01 
Curso de Engenharia Mecânica
AMBIENTE DE PROJETOS
Notas de Aula-27/02/2014
Prof. João Guedes
1 – Ambiente de Projeto
O profissional ou está tratando da sua vida pessoal ou está tratando de algum projeto de sua área profissional.
Cabe aqui a definição de um projeto, e dentro de muitas encontradas, a que se aproxima mais com a realidade e a adotada pelo PMI-Project Management Institute (Instituto de Administração de Projetos) que diz: ”Um esforço temporário empreendido para cria um produto ou serviço único”.
2 – Origem de um Projeto
Na moderna administração alguns fatores são importantes e dão origem a projetos de diversas naturezas conforme relacionados a seguir:
Melhoria do produto;
Novo produto;
Melhoria interna;
Mudança organizacional;
Produto único;
Gestão estratégica da empresa;
Trabalhando com recursos e prazos limitados;
Compartilhando recursos
Conforme dissemos na nossa primeira aula da disciplina as empresas modernas estão sempre em evolução e aquela que pretende permanecer no mercado deve procurar sempre melhorar os seus produtos.
Já o lançamento de um produto novo deve ser cercado de uma série de cuidados e um projeto bem estruturado para que não venha nenhuma surpresa. Inicialmente fazer uma pesquisa de mercado para verificar a demanda e necessidade deste produto, desenvolver um projeto mecânico/arquitetônico que vá de encontro a estas necessidades.
Uma empresa bem administrada procura fazer melhorias nos seus processos em seu dia-a-dia. E quando se trata de uma alteração relevante, há a necessidade de elaborar um projeto.
As mudanças organizacionais (reestruturação, fusões, incorporações, etc.) devem ser tratadas como projetos, desde as suas implantações até a análise dos resultados.
 As mudanças internas como programas de qualidade, de manutenção, paradas de manutenção, etc. geralmente são coordenadas pela equipe de projeto para não prejudicar e sobrecarregar o pessoal da produção.
Uma grande parte de organizações trabalham com limitação de prazos e recursos e neste caso os trabalhos devem ser planejados como se fossem projetos.
Alguns produtos como, por exemplo, prédios, navios, aviões, maquinas especiais, foguetes interplanetários, entre outros, são considerados produtos únicos e requerem profissionais de várias áreas de conhecimento.
3 – Identificação de um projeto
Alguns fatores nos auxiliam na a identificar um projeto de situações rotineiras. São eles:
Atendimento;
Estoques;
Tarefas;
Recursos humanos;
Reservas e capacidade;
Processos;
Interferência do cliente.
Duas situações se apresentam dentro de uma organização ao atendimento, a primeira ocorre quando se deseja uma solução imediata do sistema de produção quando envolve o planejamento, programação e controle da produção que procura a melhor hora e forma de atender a um determinado cliente (carga máquina, balanceamento de linhas, filas). A segunda situação são as soluções de inovação, onde são necessárias algumas informações a mais e sua implantação é mais demorada e elaborada caracterizando assim um projeto.
Para atendimento a demanda de mercado em uma situação rotineira, faz-se este controle com estoques que regulam o atendimento do mercado efetuando o suprimento de matéria prima, estoques intermediários de linha de produção, estoque final, de forma que este volume não comprometa espaços físicos, custo financeiro e de movimentação, etc. Em situações especiais, há a necessidade de um estudo mais criterioso, e que em certas situações é necessário um projeto.
Os recursos humanos das organizações são suficientes para atenderem as situações rotineiras, mas, quando se trata de um projeto, há a necessidade de pessoal específico para tal, para não interferir e comprometer a produção normal.
As reservas e capacidades inerentes à produção normal são adequadas para atender pequenas flutuações de mercado, mas, quando existe uma situação em que se requer um envolvimento mais profundo, é necessário um acréscimo na capacidade de recursos.
Em situações rotineiras o cliente não interfere nas soluções, mas em situações inovadoras, de projetos, às vezes é necessário uma análise
conjunta entre a organização e o cliente.
4 – Incertezas
Todo projeto pode apresentar algumas incertezas quanto ao seu resultado, entre estas incertezas estão:
Dúvidas do cliente – econômico-financeiro, custo benefício, indecisão do patrocinador, etc.
Escopo – mal definido
Indefinição sobre o método executivo – recursos humanos, materiais, equipamentos a serem alocados.
Solução: Iniciar o projeto e definir os pontos com dúvida no decorrer do mesmo.
5 – Desenvolvimento do Projeto
Mesmo com a ocorrência de incertezas, algumas fases auxiliarão na administração destas, com o emprego de algumas técnicas, com relacionadas a seguir:
Divisão em fases – com etapas menores fica mais fácies de visualizar e encontrar uma melhor solução.
Minimização das incertezas - Análise dos possíveis potenciais riscos, com suas probabilidades de ocorrer e a gravidade.
Natureza das fases – pesquisa, criação, desenvolvimento, construção, testes, etc. auxiliarão na análise e tomada de decisão para atingir os resultados desejados.
Controle das incertezas – Manter uma vigilância constante na avaliação dos riscos no desenvolvimento da fase em questão.
6 – Definições de um projeto.
Soluções engenheiradas;
Projeto econômico;
Desenho;
Operações rotineiras;
Campanhas;
Programas governamentais;
Segundo o PMI-Project Management Institute ( “Projeto é um empreendimento único que deve apresentar um início e um fim claramente definidos e que, conduzidos por pessoas possa atingir seus objetivos respeitando os parâmetros de prazo, custo e qualidade.”
7 – IMPORTANTE
Leiam as páginas de nº 14 a 30 do livro indicado, tentando resolver as questões da página 27 a 30
Livro Indicado> MENEZES, L. C. M. Gestão de Projetos. 3ª edição, São Paulo, Editora Atlas, 2009.
Projetos de engmec_2014_01_04_Cocepção.doc
�
		Projetos de Engenharia Mecânica 2014_01 
Curso de Engenharia Mecânica
CONCEPÇÃO DE UM PROJETO
Prof. João Guedes
1 - INTRODUÇÃO
Todo projeto nasce de um desejo ou de uma necessidade, mas, neste ponto pouca ou nenhuma informação existe. Você como profissional de engenharia, se for solicitado para gerenciar ou mesmo participar de um projeto deste tipo, deverá inicialmente estar ciente dos princípios e objetivos que regem o gerenciamento de projetos. 
2 CICLO DE VIDA DE UM PROJETO
Diferentemente de uma linha de produção regular onde as operações são executadas continuamente, os projetos de engenharia tem um início, meio e fim.
Mesmo cercados de todos os cuidados e informações disponíveis, algumas vezes pode ser necessário antecipar ou postergar alguma atividade programada na fase de planejamento ou mesmo na fase de execução, e neste caso quando e se ocorrer deverá ser feito um ajuste, mas procurando fazê-lo de forma que não quebre o equilibro financeiro do mesmo. Para minimizar a ocorrência deste fato, deve-se procurar estar cercados de profissionais competentes e interessados no que estão fazendo durante a fase conceitual e de planejamento, e principalmente na fase de execução. 
3 – OBJETIVOS E PRINCÍPIOS
Os cuidados na condução de um projeto de engenharia devem estar galgados nos três princípios de Administração de um Projeto, que é: “Alcançar o controle adequado do projeto, de modo a assegurar sua conclusão no prazo e no orçamento determinado, com a qualidade estipulada”.
Pelo fato de estarem envolvidos recursos e necessidades de outras pessoas, lembramos que o cumprimento destes princípios dará ao gerente e todas as pessoas envolvidas a credibilidade e moral, que em algumas situações falham.
É importante que, como em todos os assuntos relacionados com nossa vida profissional, sejam aprimoradas com os meios disponíveis. A forma mais prática e rápida para executar esta observação é a busca em fontes, uma delas são os livros.
As informações contidas no capítulo 4 (páginas 41 a 57) do nosso livro texto estão bem claras e elucidativas.
Projetos de engmec_2014_01_05_Processos de projetos.doc
�
		Projetos de Engenharia Mecânica 2014_01 
Curso de Engenharia Mecânica
CONCEPÇÃO DE UM PROJETO
Prof. João Guedes
1 - INTRODUÇÃO
Quando surge um projeto em uma organização, a primeira iniciativa é montar uma estrutura para gerenciar e executa-lo. Dependendo do volume de atividade de ocupações dos seus gerentes e supervisores, este novo projeto só irá sobrecarregar mais esta equipe de profissionais como comprometer o sucesso do projeto.
Normalmente quando se opta por esta decisão, a organização é formada com uma estrutura em forma de pirâmide, onde no topo desta é colocado pessoas da alta administração da organização. Logo abaixo nesta pirâmide são nomeadas pessoas da média Gerencia que ficam incumbidas do planejamento, e continuando mais abaixo vem os supervisores que terão o encargo da programação das atividades necessárias para o projeto, e finalmente na parte inferior da pirâmide vem os trabalhadores que terão a função de executar as operações programadas pelos supervisores e a equipe do planejamento. 
Esta hierarquia mostrada pode ter um número de camadas maior ou menor, pode produzir o chamado enclausuramento das pessoas nelas colocadas, além de sobrecarrega-las com mais esta atividade. Sabe-se que com a globalização um dos efeitos sobre as organizações é o aumento da concorrência obrigando os atuais gestores desta organização a um controle acirrado sobre os processos de produção para atender o mercado consumidor diante da concorrência oferecendo produtos ou serviços no prazo exigido e com a qualidade e custo razoável.
Diante desta colocação, as organizações agregam especialistas financeiros, técnicos, administrativos e comerciais. Estas novas funções podem ser representadas por pirâmides com um vértice comum. Esta distribuição cria vazios entre departamentos e consequentemente dificultando a comunicação entre eles. Sobrepondo uma pirâmide sobre a outra, vemos a formação de núcleos isolados que nem sempre tem um entrosamento entre eles, criando assim um fator negativo, tanto para as operações da organização como para o projeto.
Dependendo do volume de produção da organização e a magnitude do projeto pode ocorrer os efeitos relacionados a seguir:
Projetos de engmec_2014_01_TRABALHO.doc
�
		Projetos de Engenharia Mecânica 2014_01 
Curso de Engenharia Mecânica
TRABALHO
Prof. João Guedes
1 – Formar um grupo (1 a 5 alunos, no máximo) para realização deste trabalho.
2 – Formalizar um projeto real ou fictício para realização do trabalho.
3 – Este trabalho será desenvolvido no decorrer do semestre, à medida que as informações de aula forem sendo passadas aos alunos.
4 – Será atribuída uma nota para cada etapa apresentada, ou seja, a primeira etapa será relativa aos assuntos vistos até a 1ª VA, e a segunda etapa será relativa aos assuntos tratados no 2º bimestre de aulas.
5 – O trabalho será constituído de uma capa onde deverá constar o nome da Instituição e da disciplina, nome e RA dos constituintes do grupo, local e data, se desejarem, pode ser inserido nesta capa um pensamento filosófico (na parte inferior direito da página).
6 – O trabalho deverá ser feito seguindo as normas da ABNT.
Projeto_de_Máquinas_2014_01_TRABALHO PRÁTICO.doc
�PAGE \* MERGEFORMAT�2�
�
		Projetos_de_máquinas_ 2014_01 
Curso de Engenharia Mecânica_9º Período
TRABALHO PRÁTICO
Prof. João Guedes
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho é uma simulação do que seria uma situação real no desenvolvimento de um projeto mecânico, o qual visa o emprego dos estudos feitos na disciplina de projetos mecânicos. Os grupos formados deverão desenvolver os trabalhos em equipe, ou seja, unindo os esforços e conhecimentos para atingir um resultado satisfatório, conforme prescrito no conteúdo
das disciplinas do curso de engenharia mecânica.
Na elaboração deste projeto, os grupos deverão apresentar semanalmente o desenvolvimento do mesmo, seguindo a sequencia sugerida a seguir:
1-Introdução
Aqui deverá ser explicado o projeto a ser desenvolvido, e as razões que levaram a execução do mesmo.
1.2 – Formação da equipe
Neste ponto, o grupo, através da técnica do Brainstormig, definir os possíveis profissionais envolvidos no projeto. No nosso livro texto da pagina 1 à pagina 11 estão contidas informações que poderão ajuda-los até aqui neste ponto.
2 – Análise de Falhas
Embora todo trabalho desenvolvido seja desprovido de falhas, nem sempre isto ocorre, desta forma, uma análise criteriosa deva ser feito pelo grupo para minimizar a ocorrência deste fato. Para exercitar suas mentes e dos colegas e leitores, é aconselhável que se relacione todos os tipos de falhas que poderão ocorrer em projetos, aprofundando porem nos tipos de falhas mais prováveis de acontecer no tipo de projeto escolhido pelo grupo.
O capítulo 2 do livro texto contem informações sobre o assunto, embora, toda pesquisa deva ser feita, dentro do possível, com consultas de outras fontes confiáveis de informações.
3 – Seleção dos Materiais
Como todo projeto mecânico envolve uma máquina ou componente, a definição do material a ser empregado está embasada nos tipos de carregamento que a máquina ou componente será submetido.
Para realização desta etapa, vocês poderão contar com os ensinamentos dados na disciplina sobre materiais, no conteúdo do capítulo 3 do livro texto e em outras obras sobre o assunto. Uma ferramenta bastante útil na seleção de materiais é a utilização dos mapas de ASHBY.
Projetos de Engenharia Mec�nica_2014_01.doc
�PAGE \* MERGEFORMAT�8�
�
		Projetos de Engenharia Mecânica 2014_01 – AULA 1
Curso de Engenharia Mecânica
Notas de Aula-12/02/2014
Prof. João Guedes
1 – INTRODUÇÃO
Até agora quando se falava em projetos de engenharia o que vinha primeiramente em mente, eram os cálculos estruturais e de resistência, entretanto, hoje em dia além destes cálculos, o engenheiro deve ter conhecimento da Gestão de Projetos, que será discutido nas próximas aulas.
Temos acompanhado a vertiginosa mudança do mundo atualmente causada por inúmeros fatores, como a globalização, parcerias, crises no estado, competividade, meio ambiente, novas tecnologias, entrada de novas empresas no mercado, custo-Brasil entre outros. As organizações através de seus gestores tem que estar preparadas para assimilarem todas estas alterações causadas por estes fatores se desejarem entrar ou permanecer no mercado. Alguns pontos são importantes, e que os gestores devem estar atentos e vigilantes para uma boa saúde de sua organização, que são expostos a seguir:
2 – PONTOS IMPORTANTES:
2.1 – Globalização – Diante da grande mobilidade física e de informação, esta propiciada pela internet, nos chegam informações de todos os cantos do mundo, e em algumas situações as pessoas e organizações não estão aptas para receber e adaptar-se a elas, dai vem o caso do elevado índice de falências de empresas que anteriormente eram consideradas sólidas. O volume de informações e novas tecnologias que nos chegam constantemente obriga aos colaboradores uma dedicação redobrada para assimilar estas informações e revertê-las em prol de uma boa administração na sua atual empresa. Esta globalização força mudanças nas empresas e em nós mesmos.
2.2 – Parcerias – Temos visto que há uma tendência muito grande de as empresas formarem as denominadas “joint ventures”, que é a situação em empresas se juntam em pequenos e grandes conglomerados, e na maioria dos casos novas tecnologias e competências são adicionadas nas existentes anteriormente.
2.3 – Custo-Brasil – A alta tributação que recai sobre os indivíduos e organizações é um problema crônico, ocorrendo com isto o alto índice de sonegação, dificultando ainda mais o mercado competitivo, além de proporcionar um desestímulo à produção.
2.4 - Desverticalização – É um procedimento adotado por muitas organizações em que se dá uma atenção especial a determinados produtos da empresa, denominados “core business”, traduzido para produto principal, terceirizando outros produtos. Um exemplo deste procedimento é o que ocorre em algumas montadoras de veículos automotores, em delegar a produção de alguns produtos às fabricantes de autopeças.
2.5 – Meio Ambiente – Existe uma tendência mundial na preservação do meio ambiente, ditadas pelos governos e por ONGs. É necessário que as empresas se enquadrem nestas normas e regulamentos
2.6 – Competitividade – Este ponto requer uma análise mais profunda e em alguns casos nem a diretoria de uma organização é capaz de resolver, como exposto a seguir:
2.6.1 – Aqui podemos relacionar a estabilidade monetária, juros, infraestrutura, burocracia, tributos.
2.6.2 – Parcerias com fornecedores, com clientes, com concorrentes.
2.6.3 – Fator técnico, recursos humanos, organizacional.
2.7 – Pontos a considerar – O que vimos até agora são pontos que delineiam a boa gestão de uma organização, mas existem organizações que já tem o seu objetivo e atributos já pré-determinados como confiabilidade e custo.
Cabe aos gestores de projetos primarem para que a empresa faça produtos perfeitos, sem perdas e retrabalhos, melhorar a produtividade (maior produção em tempo menor), mudar, alterar a produção e os produtos (tipo e qualidade ), rapidamente. A confiabilidade traduz a capacidade de a empresa atender ao cliente com pontualidade, e finalmente seguindo os quatro primeiros pontos, consegue-se obter produtos a um custo razoável.
3 – CONSIDERAÇÕES COMPLEMENTARES
Os gestores de projetos devem ter em mente que a solução de um problema deve ser desprovida de vaidade e ser analisados com critério e honestidade, conforme a seguir:
3.1 – Estruturação do problema
	Identificação do problema
	Análise do problema
	Determinação de um conjunto de soluções e determinação de critérios
3.2 – Decisão
	Avaliação das alternativas e escolha de uma delas
3.2 – Solução
	Implementação da alternativa e análise dos resultados
4 – TAREFAS
Leiam o primeiro capítulo do livro indicado no PEA:
	MENEZES, L. C. M. Gestão de Projetos. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Deste 1º capítulo sairá uma questão da 1ªVA.
Façam também os exercícios da pagina 27 a pagina 30.
5 – OUTRAS INFORMAÇÕES
A 500 anos A.C. Heráclito disse: “Nada é permanente, exceto as mudanças”, já naquela época as coisas aconteciam e evoluíam.
Atualmente, Bill Gates disse: “As coisas vão mudar mais nos próximos dez anos, do que mudaram nos últimos 50 anos”.
Para exemplificar o que foi dito, entre várias outras descobertas, temos na área de novos materiais os chips, que proporcionou um avanço extraordinário nas comunicações.
Para um bom entendimento da evolução humana, podemos citar a evolução da agricultura e pecuária, que comparadas com o que era praticado pelos nossos antepassados e o que ocorre hoje, vemos que foi dado um salto gigantesco neste setor. Na área industrial da mesma forma, ocorreu uma transformação de grandes proporções, iniciadas pelo industrial Henry Ford e como foi dito no parágrafo anterior a eletrônica através de novos materiais, atingiu evoluções que temos visto.
A título de informação, a expectativa de vida ocorreu como descrita a seguir:
14 anos para os homens das cavernas;
28 anos para as pessoas na era do império Romano;
36 anos no século XIX;
70 anos na década de 1950;
80 anos ou mais atualmente;
Com estes dados vemos que novas necessidades e concluímos que as profissões estão mudando, muitas estão desaparecendo e outras estão surgindo. Um exemplo deste fato ocorreu com os perfuradores de cartão dos primitivos computadores. Em pesquisa recente nos Estados Unidos 50%
dos participantes reconheceram que suas empresas e seus serviços poderão não existir dentro de alguns anos.
No corrente modelo os cursos e formação profissional dos indivíduos é feita para servir toda a vida. Hoje premidos pela necessidade muitos cursos estão deixando de existir ou adaptados. Os profissionais de hoje tem que ser atualizar constantemente ou até mesmo mudar de campo de atuação.
São eles:
2.7.1 – Qualificadores – Qualificam a organização para competir no mercado somente pela qualidade.
2.7.2 – Ganhadores de Pedido – São diferenciais atrativos para o cliente.
Obs.: É aconselhável que se estabeleça um balanço entre estas duas alternativas.
RECAPITULAÇÃO DA 1ªAULA (13/02/2014)
Vimos em nossa primeira aula da disciplina que as transformações que vem sofrendo o mundo nos obrigam a implantar mudanças com menor volume de recursos, menores prazos e exigências mais rígidas e precisas. Vimos também que os profissionais de hoje tem quem estarem sempre se atualizando, pois, muitas profissões estão deixando de existir ou não são mais viáveis economicamente, e outras profissões ou tecnologias estão surgindo para atender as novas necessidades do mercado consumidor.
Percebemos também que estas mudanças estão mais acentuadas nos ambientes empresariais, e nós, especialmente os futuros profissionais terão que estarem preparados para estas evoluções se desejarem sobreviver à elas. Alguns fatores que obrigaram a setas transformações são:
Globalização;
Parcerias;
Crise do Estado;
 Distribuição de Renda;
Desintermediação;
Desverticalisação;
Meio Ambiente;
Competitividade;
Custo Brasil.
Para análise de um problema, durante a duração de um projeto, deve-se além de uma boa dose de honestidade, efetuar uma análise, seguindo as etapas:
 1 – Estruturação do problema
	Identificação do problema
	Análise do problema
	Determinação de um conjunto de soluções e determinação de critérios
2 – Decisão
	Avaliação das alternativas e escolha de uma delas
2 – Solução
	Implementação da alternativa e análise dos resultados
Foi falado também que cinco fatores auxiliam os gestores de projetos na obtenção de um bom resultado: qualidade ( velocidade ( flexibilidade ( confiabilidade ( custo.
LEMBRETE: Façam a leitura do 1º capítulo do livro indicado
Projetos de engmec_2014_01_04_Cocep��o.doc
�
		Projetos de Engenharia Mecânica 2014_01 
Curso de Engenharia Mecânica
CONCEPÇÃO DE UM PROJETO
Prof. João Guedes
1 - INTRODUÇÃO
Todo projeto nasce de um desejo ou de uma necessidade, mas, neste ponto pouca ou nenhuma informação existe. Você como profissional de engenharia, se for solicitado para gerenciar ou mesmo participar de um projeto deste tipo, deverá inicialmente estar ciente dos princípios e objetivos que regem o gerenciamento de projetos. 
2 CICLO DE VIDA DE UM PROJETO
Diferentemente de uma linha de produção regular onde as operações são executadas continuamente, os projetos de engenharia tem um início, meio e fim.
Mesmo cercados de todos os cuidados e informações disponíveis, algumas vezes pode ser necessário antecipar ou postergar alguma atividade programada na fase de planejamento ou mesmo na fase de execução, e neste caso quando e se ocorrer deverá ser feito um ajuste, mas procurando fazê-lo de forma que não quebre o equilibro financeiro do mesmo. Para minimizar a ocorrência deste fato, deve-se procurar estar cercados de profissionais competentes e interessados no que estão fazendo durante a fase conceitual e de planejamento, e principalmente na fase de execução. 
3 – OBJETIVOS E PRINCÍPIOS
Os cuidados na condução de um projeto de engenharia devem estar galgados nos três princípios de Administração de um Projeto, que é: “Alcançar o controle adequado do projeto, de modo a assegurar sua conclusão no prazo e no orçamento determinado, com a qualidade estipulada”.
Pelo fato de estarem envolvidos recursos e necessidades de outras pessoas, lembramos que o cumprimento destes princípios dará ao gerente e todas as pessoas envolvidas a credibilidade e moral, que em algumas situações falham.
É importante que, como em todos os assuntos relacionados com nossa vida profissional, sejam aprimoradas com os meios disponíveis. A forma mais prática e rápida para executar esta observação é a busca em fontes, uma delas são os livros.
As informações contidas no capítulo 4 (páginas 41 a 57) do nosso livro texto estão bem claras e elucidativas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais