Buscar

resumo civil III - Primeiro Bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito de obrigação 
Consiste num complexo de normas que regem relações jurídicas de ordem patrimonial, que tem por objeto prestações de um sujeito em proveito de outro. Usando regulares aqueles vínculos jurídicos em que ao poder de exigir uma prestação, conferindo a alguém, corresponde um dever de prestar algo imposto a outrem .
Elementos Constitutivos da Obrigação:
Elemento Subjetivo: O credor (sujeito ativo) e o Devedor (sujeito passivo);
Elemento objetivo imediato: a prestação;
Elemento imaterial, virtual ou espiritual: O vínculo existente entre as partes.
Pode-se dizer que o direito de crédito é:
Direitos Relativos, uma vez que dirigem-se contra pessoas determinadas, vinculando sujeito ativo e passivo; não sendo oponíveis erga omnes, pois só quem pode exigir a prestação é o devedor.
Direito a prestação positiva ou negativa, pois exigem certo comportamento do devedor, ao reconhecer o direito do credor de reclamá-la.
Nelson Rosenvald sintetiza a obrigação atualmente como:
A obrigação deve ser vista como uma relação complexa, formada por um conjunto de direitos formativos e outras situações jurídicas. A obrigação é tida como um processo – uma serie de atos relacionados entre si – que desde o inicio se encaminha a uma finalidade: a satisfação do interesse na prestação; Hodiernamente, não mais prevalece o status formal das partes, mas a finalidade a qual se dirige a relação dinâmica. Para alem da perspectiva tradicional de subordinação do devedor ao credor existe o bem comum da relação obrigacional traduz a solidariedade mediante a cooperação dos indivíduos, sem comprometimento dos direitos da personalidade e da dignidade do credor e devedor.
Elementos subjetivos da obrigação:
Trata-se de elementos pessoais os sujeitos ou pessoas envolvidas na relação jurídica obrigacional, a saber:
Sujeito ativo: É beneficiário da obrigação, podendo ser uma pessoa natural ou jurídica. É denominado credor, sendo aquele que tem o direito de exigir o cumprimento da obrigação. 
Sujeito passivo: É aquele que assume um dever na ótica civil, de cumprir o conteúdo da obrigação, sob pena de responder com o seu patrimônio. É denominado devedor.

Continue navegando

Outros materiais