Buscar

SEMANA 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA - CCJ0108
 Título 
SEMANA 5 
Descrição 
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: 
CASO CONCRETO
 FALTA JUSTIÇA ONDE SOBRA VIOLÊNCIA:
 Varas criminais de áreas com alto índice de homicídios têm cada vez menos processos (O Globo, 19 mar. 2013, p. 20). 
Varas criminais situadas em algumas das regiões mais violentas do Rio de Janeiro estão encolhendo. Estatísticas do Tribunal de Justiça revelam que, em 29 delas, o número de novos processos instaurados em 2005 foi inferior ao do ano anterior. Há casos, como o da 3ª Vara Criminal de Volta Redonda, em que o movimento processual caiu tanto que já ameaça a sobrevivência da unidade. "Como a população está descrente, ela já não procura a polícia quando há crime. Além disso, as investigações são feitas de forma precária. O Ministério Público fica vendido. Não adianta denunciar, se o réu acaba absolvido" lamenta o juiz titular da Vara Criminal de Queimados. 
As leis penais existem e estão em vigor, mas a população, como no caso concreto acima, não faz uso delas. Analise o problema da descrença da população a partir da ótica dos efeitos negativos produzidos pela norma, relacionando-os à produção da sensação de impunidade.
R:SIM. Há omissão por parte das autoridades em aplicar a Lei,além disso faltam estruturas necessárias ,tornando assim impossível a sua aplicação,causando com isso uma descrença por parte da sociedade.
 QUESTÕES OBJETIVAS 
1. Revista Época do dia 03.02. 2007 noticia: "Justiça solta acusado de tráfico por falta de provas. A polícia não investigou nada e ainda por cima tentou passar por cima da minha decisão, afirmou desembargador". Ainda: "Mais um perigoso bandido volta às ruas hoje. Acusado de tráfico, M. B. da Silva, de 28 anos, obteve ontem um habeas-corpus, concedido pelo desembargador X, da 5ª Câmara Criminal. Atribuiu sua decisão à falta de investigação por parte da Polícia Civil".
 Esta situação revela uma problemática relacionada a:
 (A) efeitos positivos da norma, como o controle social;
 (B) crise estrutural do judiciário, por falta de um órgão nacional de planejamento e controle; 
(C) efeitos negativos da norma, como sua eficácia;
 X(D) efeitos negativos da norma, como omissão da autoridade à aplicação da lei.
 2. A toda norma jurídica sempre se associa um efeito social. Cabe à Sociologia Jurídica investigar os fatores da eficácia e também da ineficácia. Em relação à ineficácia da norma é possível levantar as hipóteses, EXCETO: 
(A) a inoportunidade da lei. 
(B) pressões sociais espontâneas maiores que as sanções. 
(C) Não-correspondência a necessidades do grupo social. 
X(D) Conformidade com interesses do grupo total. 
Desenvolvimento

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes