Buscar

Aula 5

Prévia do material em texto

Aula 5 – Resumo
Agrupamentos Taxonômicos
Organismos diferentes podem compartilhar tanto o estado plesiomórfico de um caráter, simplesiomorfia, quanto o estado apomórfico, sinapomorfia. Estados apomórficos semelhantes podem surgir independentemente em animais distintos sendo denominados homoplasias (convergência, parelelismo e reversão). Espécies podem modificar-se ao longo do tempo sem que para tal tenham que sofrer especiação.
Agrupamentos taxonômicos
Qualquer agrupamento de organismos biológicos cuja definição seja algum tipo de semelhança compartilhada é denominado Táxon. Existem três tipos de agrupamentos taxonômicos: Monofiléticos, Parafiléticos e Polifiléticos.
Grupo Monofilético: Quando duas espécies têm uma espécie ancestral comum e exclusiva. Afirma-se que houve uma espécie ancestral que se dividiu e gerou essas duas filhas e somente elas. Um Táxon Monofilético consiste de um agrupamento que inclui uma espécie ancestral e todas as suas espécies descendentes. 
Mesmo estudos filogenéticos que corroboram a condição monofilética, têm verificado, também, que vários táxons encontrados nas classificações tradicionais não são monofiléticos. Alguns táxons podem ser formados por espécies ou táxons que não apresentam uma espécie ancestral comum exclusiva delas.
Grupo Parafilético: Grupo taxonômico formado pelo agrupamento de apenas alguns táxons descendentes de um mesmo ancestral. 
Grupo Polifilético: Grupo taxonômico no qual se retirou um grupo parafilético. O polifiletismo ocorre quando são reunidas partes de dois ou mais grupos monofiléticos. As classificações tradicionais também permitiam a formação de táxons polifiléticos. 
Importante: Agrupamentos monofiléticos são sustentados por sinapomorfias; agrupamentos parafiléticos, por simplesiomorfias; agrupamentos polifiléticos, por homoplasias.

Continue navegando