Buscar

O DIREITO COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O DIREITO COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL
Publicado em abril 1, 2012 por Leonardo Gomes de Aquino em Direito e Sociedade
É de ressaltar, de início, que o direito não é o único responsável pela harmonia da vida em sociedade, uma vez que a religião, a moral, as regras de trato social igualmente contribuem para o sucesso das relações sociais. Se devemos dizer que o direito nao é o único valor, nem o mais alto, ele é, contudo, a garantia precípua da vida em sociedade.
Se há outros instrumentos de ocontrole social, cada um o é em sua faixa própria. Preceitua Paulo Nader[1], a do direito é regrar a conduta social, com vistas à ordem e à justiça, e somente os fatos sociais mais importantes para o convívio social é que são juridicamente disciplinados. Assim, o direito, não visa oa aperfeiçoamnete interior do homem; essa meta pertence a moral. Não pretende preparar o seu humano para uma vida supraterrena, ligada a Deus, finalidade buscada pela religião. Nem se preocupa em incentivar a cortesia, o cavalherismo ou as normas de etiqueta, campo específico das regras de trato social, que procuram aprimorar o nível das relações sociais.
O fato é que o direito, dentro da sua faixa que lhe é própria, provoca, pela precisão de suas regras e sanções, um grau de certeza e segurança no comportamento humano, que não pode ser alcançado pelos outros tipos de controle social.

Continue navegando