Buscar

Resenha Marilena Chauí

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha: Público x Privado – Marilena Chauí
 Os gregos pensavam coisas deles mesmos na política. Existiram antes e depois do mundo grego e romano grandes impérios e a marca do poder era a identidade entre o poder e a figura do governante, a única lei existente. Gregos e romanos inventaram a política, onde funcionava a vontade coletiva que se exprimiu em público nas assembleias. Eles submeteram o poder ao conjunto de práticas, então criaram a esfera pública.
 Os gregos puderam e depois deles os romanos distinguir a autoridade pública, política e privada. Na privada, no grego chefe de família se chama despotes, então a autoridade do espaço privado se chama despótica. O espaço público foi tomado pelo privado e a política acabou. No momento que o espaço público é recusado em nome do espaço privado a autoridade e ética no mundo cristão são pensadas de maneira privada. O poder teológico político, onde o governante é uma figura privada é privado. Não existe por tanto a esfera política propriamente dita, existe a do poder. É Essa esfera que a humanidade vai constitu
 O poder estava marcado pela ética da esfera privada, onde os pensadores vão dizer que o espaço público não pode ser regido pelos valores do espaço privado, separando o público e o privado. O campo da política é regido pela lógica das relações de força, para que a política não seja da violência e da guerra, e que se realiza através das instituições e das leis. O importante é a qualidade e não mais se as pessoas que ocupam o campo da política são ou não virtuosas.
 A esfera da sociedade civil, é a esfera da vida privada, e se é assim, como é que o estado se constitui esfera pública? Se o estado surge a partir da sociedade civil, para regulamentar a sociedade civil. As bases do estado são as relações privadas do mercado. A sociedade moderna, ao criar a sociedade civil, faz com que a esfera pública seja uma esfera privada. 
 Há motivos para as dificuldades em separar o público e o privado. Os seres humanos são indiferentes de todas as outras coisas que existem, sendo que todas as coisas que existem estão submetidas as leis necessárias da natureza, determinismo. Essa separação entre a natureza e os humanos se deu a partir de um critério: ética. A política vai operar com o critérios onde há valor ético. Então ao mesmo tempo que há todo esse trabalho para separar a ética e a política, há toda uma elaboração teórica, de separação entre o homem e a natureza, que coloca para a ética e para a política os mesmos fundamentos. 
 Há 3 critérios pelos quais a ética e a política se relacionam, uma sendo subsídio para a realização do outro. 1º critério: a relação entre meio e fins na ética é uma relação na qual não há exercício da violência. 2º critério: A ética busca nessa esfera que lhe é própria a ideia de que nenhuma autoridade é legítima, se ela for despótica. 3º critério: Pode valer para ética e política que é a redefinição de liberdade.
 Há uma única forma da política compatível com a ética, e uma única modalidade da ética compatível com a política. Essa forma política é a democracia e essa forma ética é a liberdade através dos direitos.

Outros materiais