Buscar

apol4 Gestão de Projetos gestao de produção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ELAINE CRISTINA DE CASTILHO - RU: 
Nota: 100 
PROTOCOLO: Disciplina(s): 
Gestão de Projetos
Gestão da Produção
	Data de início: 
	05/10/2015 17:01 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	05/10/2015 17:46 
Questão 1/5
Qualidade é a condição necessária para garantir o sucesso de uma operação de produção. Produzir com qualidade é fator chave para a competitividade das empresas, no entanto não podemos planejar a qualidade se não entendemos o seu significado.
 
Analise as sentenças a seguir sobre Qualidade, e julgue (V) as verdadeiras e (F) as falsas, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
(   ) Se a qualidade for considerada algo concreto, não existirão técnicas que levem a ela.
(   ) Se qualidade for considerada a perfeição, nutrimos a sensação de que ela nunca será alcançada e as consequências dessas definições reflete-se na Gestão da Qualidade.
(   ) A qualidade não pode ser considerada o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.
(   ) A manufatura usualmente considera três dimensões da qualidade: com base em padrões de adequação ao uso, com base na confiabilidade e com base na consistência.
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	F – V – F – V
Você acertou!
De acordo com Paranhos Filho (2012, pp. 95-96): Se a qualidade for considerada algo ABSTRATO, não existirão técnicas que levem a ela; Se qualidade for considerada a perfeição, nutrimos a sensação de que ela nunca será alcançada e as consequências dessas definições reflete-se na Gestão da Qualidade; A qualidade PODE ser considerada o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos; A manufatura usualmente considera três dimensões da qualidade: com base em padrões de adequação ao uso, com base na confiabilidade e com base na consistência.
	
	D
	V – F – V – F
Questão 2/5
Podemos verificar uma recente e crescente preocupação, por parte dos administradores, com o gerenciamento dos riscos que podem ocorrer nas organizações. Os riscos enfrentados pela empresa são classificados por Jorion (2000) em dois grandes grupos. 
Analise a definição a seguir que trata de um dos grupos de riscos classificados por Jorion, e em seguida, assinale a alternativa correta a qual se refere. 
“Riscos que estão fora do controle da organização como risco de evento (legal, reputação, desastre e regulamentação e político) e riscos financeiros (mercado, crédito, liquidez e operacional)”.
	
	A
	Riscos vinculados ao negócio. 
	
	B
	Riscos não vinculados ao negócio. 
Você acertou!
Riscos não vinculados ao negócio são os riscos que estão fora do controle da organização como risco de evento (legal, reputação, desastre e regulamentação e político) e riscos financeiros (mercado, crédito, liquidez e operacional) (Consalter, 2012, p. 149).
	
	C
	Risco operacional. 
	
	D
	Risco sistêmico. 
Questão 3/5
Um dos problemas que tem acompanhado os administradores ao longo dos tempos é decidir sobre a quantidade a ser produzida. O conflito é evidente: produzir a mais gera custos desnecessários; produzir a menos gera custos de não atendimento, desgaste na imagem da empresa e perda de clientes. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta de forma correta um ponto básico dos fatores mercadológicos de um projeto.
	
	A
	Permitir que a empresa aumente as vendas. 
	
	B
	Permitir que a empresa abra novos nichos de mercado.
	
	C
	Permitir que a empresa alcance o equilíbrio.
Você acertou!
Um dos problemas que tem acompanhado os administradores ao longo dos tempos é decidir sobre a quantidade a ser produzida. O conflito é evidente: produzir a mais gera custos desnecessários; produzir a menos gera custos de não atendimento, desgaste na imagem da empresa e perda de clientes. Esse conflito nos permite, portanto, compreender um dos pontos básicos dos fatores mercadológicos do projeto é alcançar o equilíbrio. (CONSALTER, 2012, p. 83-84) 
	
	D
	Permitir que a empresa melhore a distribuição dos produtos. 
Questão 4/5
O potencial de mercado significa tanto o tamanho atual do mercado quanto as projeções de crescimento para um determinado produto ou serviço, sendo esses itens trabalhados pelo fator mercadológico do projeto. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a definição do fator mercadológico.
	
	A
	Consiste em projetar a vida do futuro empreendimento no que se refere à estrutura da organização. 
	
	B
	Consiste em análise das condições financeiras passadas, presentes e potenciais, a capacidade da empresa em assumir, com segurança, o débito que pretende contrair. 
	
	C
	A tecnologia para a realização do empreendimento deve ser conhecida e detalhada para permitir reproduções futuras e comprovar que a tecnologia escolhida é a mais adequada às condições do empreendimento. 
	
	D
	Engloba um conjunto de atividades orientadas para antever as vendas e os preços de certo produto/serviço. 
Você acertou!
O componente mercadológico engloba um conjunto de atividades orientadas para antever as vendas e os preços de certo produto/serviço com a finalidade de estimar as receitas futuras, envolvendo também projeções das vendas e dos preços, ano a ano, dentro de um horizonte de planejamento definido. (CONSALTER, 2012, p. 83)
Questão 5/5
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade.
 
Analise as alternativas a seguir e marque a que representa as características da ferramenta “Gráfico de Pareto”.
	
	A
	Esta ferramenta permite a organização das informações, possibilitando a identificação das possíveis causas do problema. Foi desenvolvida em 1943, por Ishikawa, na Universidade de Tóquio, com objetivo de mostrar que vários fatores poderiam ser comuns entre si. Dentre estes fatores, temos: máquina, método, mão de obra, entre outros.
	
	B
	Possui como característica a rápida interpretação dos dados prioritários em um dado problema. É uma classificação simples de dados, como defeitos e reclamações ou problemas (por categoria), que demonstra a prioridade por quantidade de incidência (ocorrência) por categoria.
Você acertou!
Segundo Paranhos (2012), pg. 120. Possui como característica a rápida interpretação dos dados prioritários em um dado problema. É uma classificação simples de dados, como defeitos e reclamações ou problemas (por categoria), que demonstra a prioridade por quantidade de incidência (ocorrência) por categoria.
	
	C
	Trata-se de uma planilha por meio da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. Também é conhecida por checklist.
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, no qual são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média - 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando