Prévia do material em texto
EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS/COFINS https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cefis.cefisapp&hl=pt_BR https://apps.apple.com/br/app/cefis/id1353968500 EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS/COFINS O Supremo Tribunal Federal decidiu recentemente que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da COFINS. Neste curso os participantes poderão compreender os procedimentos tributários para a correta apuração dos créditos que podem ser descontados a título de insumo para fins de calculo do PIS e COFINS. Assista este conteúdo com a instrutora Cristiane Pires, Professora de Graduação e Pós Graduação (stricto e lato sensu) e Palestrante Advogada. Aponte a câmera para o código QR ou acesse: www.cefis.com.br Você aprenderá: • Modulação dos efeitos .......................... 3 • Possíveis alternativas ............................ 5 • Manifestação da receita federal ............ 6 • Efeitos da decisão ................................. 10 • Ação rescisória ...................................... 11 https://cefis.com.br/curso/exclusao-do-icms-da-base-de-calculo-do-piscofins/1544 Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS • Decisão do STF Os contribuintes poderão excluir o ICMS destacado da base de cálculo para fins de receita de PIS e COFINS. Isso foi uma grande vitória para os contribuintes, um alivio para todos, foi uma decisão no sentido de preservar a segurança jurídica das relações. 3 • Modulação dos efeitos A Receita Federal pediu que fosse modulados os efeitos para que ela tivesse somente efeitos prospectivos, que ela passasse a valer só dos embargos para frente. Os contribuintes poderão reaver seus créditos (referente ao ICMS pago devidamente) a partir de 15 de Março de 2017, que foi a data do julgamento e não da publicação da ata. Aqueles contribuintes que se adiantaram aquele julgado de 2017, e buscaram os seus direitos, podem excluir por 5 anos anteriores. Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS • Modulação dos efeitos Aquela pessoas que não ajuizou a ação antes de 15 de Março de 2017, não tem mais direito de reaver os anos anteriores, apenas o período posterior. E quem não ajuizou nada, deve ajuizar uma ação o mais rápido possível, porque cada dia que passa, é um dia lá para trás que está perdendo de crédito para aproveitar. Mas não é tão tranquilo ir lá administrativamente compensar direto, porque não se sabe como a Receita Federal vai se manifestar a respeito desta decisão. Ainda não se tem um pronunciamento a respeito da decisão do STF, da Procuradoria, da Fazenda Nacional, da Receita Federal, não sabe que notas eles irão emitir a respeito do aproveitamento desse crédito. Então num pensamento mais conservador, ajuíze uma ação, alegue seus direitos. 4 Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS • Possíveis alternativas • Compensar administrativamente esses créditos; • Aguardar uma pronunciação da Receita Federal com respeito à decisão do STF de como será procedido o aproveitamento dos créditos; ou • Ajuizar uma ação. Antigamente a preocupação dos contribuintes em relação ao ajuizamento da ação, se dava principalmente antes de 2017, era sucumbência. Hoje com a decisão favorável do STF, essa preocupação diminui, com a oportunidade de apresentar um mandado de segurança, diminui mais ainda. 5 Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS • Manifestação da receita federal No dia 24 de maio de 2021 fora aprovado o Parecer SEI N° 7698/2021/ME. Tese definida em sentindo desfavorável à Fazenda Nacional. Autorização para dispensa de contestar e recorrer e conformação das atividades administrativas com fulcro no art. 19, VI, a, c/c art. 19-A, III, e § 1° da Lei n° 10.522, de 2002. Manifestação que se dá sem prejuízo de posterior observância do fluxo previsto na Portaria Conjunta PGFN/RFB n° 01, DE 2014, por ocasião da publicação do acórdão. 6 Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS • Manifestação da receita federal A partir do resultado dos embargos de declaração, e constatada a pacificação das referidas questões jurídicas sob o regime da repercussão geral (art. 1.036), e de se aplicar o disposto no art. 19, VI, a da Lei n° 10.522, de 2002, cabendo à PGFN, em face desse cenário, já nesta primeira oportunidade, informar as orientações inequívocas que já podem ser extraídas do julgado, para que seja doravante, adequadamente refletida em todos os procedimentos pertinentes pela Administração Tributária Federal, sem prejuízo de esclarecimentos complementares por ocasião da publicação do acórdão. 7 Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS • Manifestação da receita federal Diante disso, indispensável, ante os valores sopesados por ocasião da análise da modulação de efeitos que todos os procedimentos, rotinas e normativos relativos à cobrança do PIS e da COFINS a partir do dia 16 de março de 2017, sejam ajustados, em relação a todos os contribuintes, considerando a inconstitucionalidade da inclusão do ICMS destacado em notas fiscais na base de cálculo dos referidos tributos. a) Conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal, por ocasião do julgamento do Tema 69 da Repercussão Geral, “O ICMS não compõe a base de cálculo para incidência do PIS e da COFINS”; b) Os efeitos da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS devem se dar após 15.03.2017, ressalvadas as ações judiciais e administrativas protocoladas até 15.03.2017. 8 Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS • Manifestação da receita federal c) O ICMS a ser excluído da base de cálculo das contribuições do PIS e da COFINS é o destacado nas notas fiscais. 9 • Repercussão nos créditos Tem uma sistemática de entrada e saída e nesse julgamento, o que foi discutido foi a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS, da regra matriz de incidências, dessas contribuições que deve ser recolhida pelo contribuinte. Jamais se discutiu em nenhum momento a Procuradoria, a Receita Federal levantou a questão a respeito da exclusão do ICMS na tomada de crédito, ou seja, na regra matriz do crédito. Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS • Efeitos da decisão • Inconstitucionalidade da inclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS em 15/03/2017; • Embargos de declaração dos valores destacados em maio de 2021; • Respeitando o pedido de 5 anos, poderá usufruir dos valores em crédito a partir de 15/03/2017; • Ressalvado quem ajuizou a ação judicial ou administrativa antes do dia 15/03/2017. Quem tiver créditos agora e não tiver ajuizado nenhuma ação, tem a opção de ajuizar logo, de esperar novos pronunciamentos da PGFN e da Receita Federal do Brasil ou então fazer a compensação direto independente de ajuizamento de ação. 10 Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS • Ação rescisória Manifestação da Receita Federal: Sobre esta hipótese de cabimento da ação rescisória, assim dizem o artigo 966 e inciso VIII do CPC: O termo inicial do prazo será a data de descoberta da prova nova, observado o prazo máximo de 5 (cinco) anos, contado do trânsito em julgado da última decisão proferida no processo. Porém em decisão do STF “Não cabe ação rescisória quando o julgado estiver em harmonia com o entendimento firmado pelo Plenário do Supremo à época da formalização do acórdão rescindendo, ainda que ocorra posterior superação do precedente”. (TEMA 136/STF) 11 https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cefis.cefisapp&hl=pt_BR https://apps.apple.com/br/app/cefis/id1353968500