Buscar

TB.FISIOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ DO CEARÁ
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ALANA MOURADE SOUZA
CEARÁ
2015
ALANA MOURADE SOUZA
MATRICULA: 201505210844
FISIOLOGIA
Prof.: DAVID ROCHA
CEARÁ
2015
SUMÁRIO
1 Introdução 										1
2 Conceito 										2
3 Fundamentos da Educação Física Recreação e lazer 			3
4 Especificidades da Intervenção Profisional 					6
5 Conclusão 										9
6 Referências 										10
7........Anexos										11
SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFERICO
SISTEMA NERVOSO
O Sistema Nervoso controla todas as atividades físicas, conscientes e inconscientes, sendo formado por bilhões de células nervosas (neurônio) que captam informações vindas do interior e do exterior do corpo. 
O sistema nervoso é dividido em duas partes fundamentais que são o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico(SNP). O sistema nervoso central é a porção de recepção de estímulos, de comando e desencadeadora de respostas, sendo formado pelo encéfalo e pela medula espinal. A porção periférica está constituída pelas vias que conduzem os estímulos ao sistema nervoso central ou que levam até aos órgãos efetuadores as ordens emanadas da porção central, sendo formado pelos nervos cranianos e espinais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
SISTEMA NERVOSO DIVISÃO ANATOMICA
Bihões de células nervosas (neurônios), captam informações do interior e exterior.
•SNC: cavidades –craniana e coluna vertebral.
•SNP: as fibras nervosas agrupam-se em feixes, dando origem aos nervos.
•Nervos fazem a união do SNC com os órgãos periféricos. 
Se a união se faz no encéfalo = nervos cranianos, se ocorre na medula = nervos espinhais.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
É aquele que se localiza dentro das cavidades craniana (crânio) e da coluna vertebral. Assim, o SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo é dividido em cérebro, cerebelo e tronco encefálico. 
DIVISÃO DO SISTEMA NEVORSO CENTRAL
O SNC é heterogêneo quanto à distribuição dos corpos dos neurônios e de seus prolongamentos. As regiões onde predominam os corpos neuronais são chamadas de substância cinzenta. Outras regiões contêm, predominantemente, prolongamentos neuronais (em especial seus axônios). Estes prolongamentos são, muitas vezes, revestidos por mielina, o que lhes dá coloração mais pálida, daí a denominação de substância branca.No cérebro e no cerebelo a estrutura geral é a mesma: uma massa de substância branca, revestida externamente por uma fina camada de substância cinzenta e tendo no centro massas de substância cinzenta constituindo os núcleos (acúmulos de corpos neuronais dentro do SNC). Na medula, a substância cinzenta forma um eixo central contínuo envolvido por substância branca, enquanto no tronco encefálico a substância cinzenta central não é contínua, apresentando-se fragmentada, formando núcleos.
CEREBRO
O cérebro responde pelas funções nervosas mais elevadas, contendo centros para interpretação de estímulos bem como centros que iniciam movimentos musculares. Ele armazena informações e é responsável também por processos psíquicos altamente elaborados, determinando a inteligência e a personalidade.
Ele é constituído pelos hemisférios cerebrais e pelo diencéfalo. Os hemisférios cerebrais são duas massas unidas por uma ponte de fibras nervosas, o corpo caloso e separadas por uma lâmina de dura-máter, a foice do cérebro. Cada hemisfério é dividido em cinco lobos, quatro dos quais vistos na superfície do cérebro e correspondendo cada um aos ossos do crânio com que guardam relações, os lobos frontal, parietal, temporal e occipital.
O quinto lobo, a insula, fica coberto por partes dos lobos temporal, frontal e parietal. Os hemisférios são formados por uma camada externa de substância cinzenta, o córtex cerebral - convoluto, formando giros e sulcos - e por uma massa interna de substância branca, na qual estão enterrados diversos grupos de núcleos, os núcleos da base, que fazem parte do sistema motor, participando do controle dos movimentos, facilitando e sustentando os movimentos em curso e inibindo movimentos indesejados.
A cavidade dos hemisférios cerebrais forma os ventrículos laterais e a parte rostral do terceiro ventrículo. O diencéfalo fica quase totalmente circundado pelos hemisférios cerebrais; sua cavidade forma a maior parte do terceiro ventrículo. Constituído pelo tálamo, pelo hipotálamo e pelo epitálamo.
O tálamo é centro de retransmissão de todos os impulsos sensitivos (exceto olfato) para o córtex cerebral. O hipotálamo é local de regulação de atividades viscerais (cardiovascular, temperatura corporal, do equilíbrio hidro-eletrolítico, da atividade gastrintestinal e fome e das funções endócrinas), do sono e da vigília, da resposta sexual e das emoções. O epitálamo é formado principalmente pela glândula pineal, implicada no controle dos ritmos circadianos e na regulação do início da puberdade. É produtora do hormônio melatonina.
Tronco encefálico e cerebelo
O tronco encefálico apresenta é formado por substância branca contendo núcleos no seu interior. Divide-se em mesencéfalo, ponte e bulbo. O mesencéfalo é responsável pelos reflexos visuais e auditivos (colículos superior e inferior); seus núcleos e os pedúnculos cerebrais participam do controle da postura e dos movimentos.
A ponte é centro de retransmissão de impulsos; contém núcleos de vários nervos cranianos (III – VII); e controla o ritmo e força da respiração. O bulbo é centro de retransmissão de impulsos; contém núcleos de vários nervos cranianos (VIII-XII); e é centro autônomo visceral (respiração, ritmo cardíaco, vasoconstrição). O cerebelo tem estrutura geral parecida com a do cérebro (substância cinzenta externa e substância branca interna) e atua na coordenação motora e no equilíbrio.
Medula espinhal
Situada no interior do canal vertebral, se continua rostralmente com o bulbo. Ela recebe informações do pescoço, do tronco e dos membros e os controla, por meio dos trinta e um nervos espinhais. A medula consiste em uma parte central de substância cinzenta e outra parte periférica, de substância branca. A substância cinzenta tem a forma aproximada da letra H. As projeções posteriores são os cornos dorsais, os quais tanto contêm neurônios aferentes, condutores de impulsos sensoriais periféricos, quanto dão origem às vias ascendentes, condutoras de impulsos sensoriais para o encéfalo. 
As projeções anteriores são os cornos ventrais, que contêm os neurônios motores da medula espinhal. Nas partes torácica e lombar existem projeções laterais, as colunas laterais, que contêm os neurônios pré-ganglionares simpáticos. A substância branca contém fibras nervosas de trajeto longitudinal (tratos ascendentes e tratos descendentes).
Os principais tratos ascendentes são:
• colunas dorsais (fascículos grácil e cuneiforme): tato discriminativo e propriocepção
• trato espinotalâmico: dor, temperatura, pressão e tato grosseiro
• trato espinocerebelar: informação dos receptores musculares e articulares
Os principais tratos descendentes são:
• trato corticoespinhal anterior: contêm as fibras nervosas dos neurônios motores corticais que não cruzaram de lado nas pirâmides do bulbo; termina na medula torácica. Suas fibras cruzam para o lado oposto pouco antes de fazerem sinapse com os neurônios motores medulares
• tratos corticoespinhal lateral: contêm as fibras nervosas dos neurônios motores corticais que cruzaram de lado (decussaram) nas pirâmides do bulbo. Mais importante por ter mais fibras está presente ao longo de toda medula
• tratos rubro-espinhal, vestíbulo-espinhal e retículo-espinhal: origem no tronco encefálico; participam do controle motor. 
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
O sistema nervoso periférico é composto por terminações
nervosas, gânglios e nervos. Este ssão cordões esbranquiçados formados por fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo e que têm por função levar (ou trazer) impulsos ao (do) SNC. As fibras que levam impulsos ao SNC são chamadas de aferentes ou sensitivas, enquanto que as que trazem impulsos do SNC são as eferentes ou motoras. Os nervos são divididos em dois grupos: nervos cranianos e nervos espinais.
Sistema Nervoso Somático (Vida de Relação)
a) Eferente (Neurônios e axônios motores, contração muscular esquelética e o movimento).
b) Aferentes (Neurônios e axônios sensitivos, tato, dor e etc...).
Sistema Nervoso Visceral ou Vegetativo
a) Aferente - SISTEMA NERVOSO VISCERAL AFERENTE
Ex. Percebe informações de paredes de vísceras, como dilatações, aumento da pressão ou relaxamentos...
b) Eferente - SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
1 Simpático: Ex: Aumenta os batimentos do coração
2 Parasimpático: Ex: Diminui os batimentos do coração
NERVOS ESPINAIS
O nervo espinal é formado pela fusão de duas raízes: uma ventral e outra dorsal. A raiz ventral possui apenas fibras motoras (eferentes), cujos corpos celulares estão situados na coluna anterior da substância cinzenta da medula. A raiz dorsal possui fibras sensitivas (aferentes) cujos corpos celulares estão no gânglio sensitivo da raiz dorsal, que se apresenta como uma porção dilatada da própria raiz. Como o nervo espinal é formado pela fusão destas raízes, ele é sempre misto, ou seja tem fibras aferentes e eferentes. 
Logo após sua formação pela fusão das raízes ventral e dorsal o nervo espinal se divide em dois ramos: ramo dorsal, calibroso e que inerva a pele e os músculos do dorso e ramo ventral, mais calibroso e que inerva os membros e a porção ântero-lateral do tronco. Os ramos ventrais que inervam os membros se anastomosam amplamente formando os plexos, dos quais emergem nervos terminais, de tal forma que cada ramo ventral contribui para formar vários nervos e cada nervo contem fibras provenientes de diversos ramos ventrais. Já no tronco não há a formação dos plexos; cada ramo ventral segue seu curso isolado. 
NERVOS CRANIANOS
São doze pares de nervos que fazem conexão com o encéfalo. Os dois primeiros têm conexão com o cérebro e os demais com o tronco encefálico. Os nervos cranianos são mais complexos que os espinais, havendo acentuada variação quanto aos seus componentes funcionais. Alguns possuem um gânglio, outros tem mais de um e outros, ainda, não tem nenhum. Também não são obrigatoriamente mistos como os nervos espinais. Os nervos cranianos recebem denominações próprias, bem como também são numerados em sequência SUPERO-INFERIOR ( I ao XII).
TERMINAÇÕES NERVOSAS E GÂNGLIOS
As terminações nervosas existem na extremidade de fibras sensitivas e motoras. Nestas últimas, o exemplo mais típico é a placa motora. Nas primeiras, as terminações nervosas são estruturas especializadas para receber estímulos físicos ou químicos na superfície ou no interior do corpo. 
Assim, os cones e bastonetes da retina são estimulados somente pelos raios luminosos; os receptores do ouvido apenas por ondas sonoras; os gustatórios por substâncias químicas capazes de determinar as sensações de doce, azedo, amargo, etc.; na pele e nas mucosas existem receptores especializados para os agentes causadores de calor, frio, pressão e tato, enquanto as sensações dolorosas são captadas por terminações nervosas livres, isto é, há uma estrutura especializada para este tipo de estímulo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais