Buscar

CONTADOR o grande parceiro do empresário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTADOR, O GRANDE PARCEIRO DO EMPRESÁRIO
O profissional de contabilidade, ou seja, o contador é muito importante para o desenvolvimento de todo o empresário, refletindo-se diretamente na evolução da economia e da sociedade.
A importância do contador pode ser percebida no constante trabalho que realiza para o crescimento das atividades empresariais de micro, pequenos médios e grandes empreendedores. As multinacionais, por exemplo, há muito tempo se deram conta de que esses profissionais são, acima de tudo, parceiros, devendo atuar conjuntamente com os demais departamentos da companhia. 
  O bom desempenho do contador não depende única e exclusivamente de sua capacidade técnica, ou de sua experiência nos cálculos, visão tributária, ou pesquisa permanente das diversas legislações, mas da fundamental parceria existente com o empresário que o contrata. É o contador quem orienta e direciona sobre os assuntos contábeis, tributários e trabalhistas. 
  Entretanto, para que esta parceria dê certo, o contador deve receber a informação dos atos, dos fatos e das operações existentes em uma empresa, pois não tem ‘bola de cristal’. Sem a devida transparência do seu cliente interno ou externo, não poderá realizar qualquer intervenção ou orientação. 
  Somente dotado de boas informações acerca das operações da empresa, o profissional da contabilidade poderá prever, orientar, redirecionar, expor suas agravantes e sanções e, ao mesmo tempo, ajustar e criar as maneiras corretas de conduzir os negócios de forma lícita, ordenada e próspera.
  O bom contador tem como obrigação inicial estar sempre bem informado e atualizado, em relação às inúmeras e complexas legislações que surgem diariamente, às vezes de forma inesperada.  
  Precisa sempre se atualizar e capacitar por meio de cursos especializados, promover treinamentos para sua equipe de profissionais, investir em tecnologia e desenvolvimento técnico, embora tudo isto atualmente seja bastante dispendioso financeiramente. 
  Acima de tudo, fica a dica: o relacionamento entre o contador e o empresário deve estar coberto de muita confiança, respeito, profissionalismo, firmeza, com uma comunicação sempre clara e objetiva, em busca do interesse comum: o sucesso da empresa.

Continue navegando